Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Expertise: FVS-RCP destaca experiência no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Expertise: FVS-RCP destaca experiência no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas
Governo do Amazonas

Expertise: FVS-RCP destaca experiência no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Relato foi feito durante seminário promovido pelo Ministério da saúde (MS), em Belém, no Pará

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A expertise no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas foi tema de palestra, nesta quarta-feira (19/06), em seminário e oficina sobre a qualidade da água para consumo humano realizado em Belém, no Pará. A experiência foi relatada pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM).

A ação aconteceu no Seminário e Oficina “Água com Qualidade para Quem Precisa: Garantia de Acesso à Água com Qualidade para Consumo Humano em Situação de Seca e Estiagem”, promovido pelo Ministério da saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA).

Compartilhando a experiência do Amazonas, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a ação de enfrentamento durante a estiagem histórica de 2023, iniciando, de forma antecipada e alinhada com a Defesa Civil Estadual, a partir dos primeiros alertas de mudança de cenário observados nas calhas dos rios.

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Segundo Tatyana, a FVS-RCP contribui com ações, inclusive, nos territórios municipais, visando reduzir o impacto à saúde da população mais afetada com envio de técnicos da FVS-RCP. Além disso, as ações da instituição contemplam todos os eixos da vigilância em saúde.

“Como órgão norteador, nossas ações incluem a emissão de notas técnicas, boletins epidemiológicos, planos operacionais de contingência. Reforçarmos, ainda, a necessidade de manter o abastecimento de insumos estratégicos, como o hipoclorito de sódio”, destacou a diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Pela FVS-RCP, estiveram presentes no evento o responsável pelo planejamento, Emergências em saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany; a gerente de Recursos Não Biológicos da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Raiane Ayla; e o coordenador estadual do VigiAgua da FVS-RCP, Ronaldo Silva.

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Pelo Governo do Amazonas, também participaram o secretário adjunto da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Clóvis Araújo Júnior, que apresentou a série histórica da seca no contexto amazônico e a antecipação do órgão diante do desastre natural previsto para 2024.

“Nós temos a constatação de que os níveis dos rios não subiram a quantidade de água necessária para se ser mantido o abastecimento e, principalmente, a navegabilidade de nossos rios. Neste cenário, é essencial a integração de todos os órgãos envolvidos para mitigar os impactos e atender a população atingida pelo desastre”, ressaltou o secretário Clóvis.

Também presente, a assessora técnica da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Tatiana Peres, discorreu sobre as ações do órgão para ofertar água de qualidade à população. “Em todos os municípios em que a Cosama atende, há demandas de análises de águas e emissão de laudos para outras prefeituras, escolas e demais órgãos municipais e estaduais”, disse a assessora.

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Seminário

O evento faz parte do planejamento do Departamento de Vigilância em saúde Ambiental e saúde do trabalhador da SVSA e segue até sexta-feira (21/06). O foco da iniciativa é a vigilância da qualidade da água para consumo humano no contexto das mudanças climáticas, especialmente nos biomas da Amazônia, Semiárido e Pantanal.

Durante a abertura, de forma remota, a secretária de Vigilância em saúde e Ambiental, Ethel Maciel, ressaltou que diante das mudanças climáticas presentes no Brasil, é fundamental o diálogo. “Nós, na instituição, esperamos a contribuição de todos vocês que participam desse evento, para que possam nos ajudar a pensar em estratégias e inovações”, afirmou a secretária.

Outro objetivo do evento é a integração para fortalecer a colaboração entre diferentes setores visando garantir o acesso à água de qualidade, essencial para a saúde pública, especialmente em regiões afetadas por mudanças climáticas e eventos de seca.

Presente na cerimônia o superintendente do Ministério da saúde no Pará, Delcimar Viana, destacou a importância do tema, por conta do que vem acontecendo nos últimos anos. “O Seminário Água, com qualidade para quem precisa, é um evento de grande importância para a nossa região da Amazônia Legal para discutir esse desafio, que já está acontecendo, as mudanças climáticas na nossa região e o impacto na população”, avaliou o superintendente.

O evento contou com a participação de diversos setores do poder público, além de organizações internacionais e de sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, com água para consumo humano.

O post Expertise: FVS-RCP destaca experiência no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do Amazonasmudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga resultado final de edital para apoio a eventos folclóricos públicos
Próximo artigo Cooperação entre Governo do Amazonas e Embrapa busca garantir segurança alimentar na estiagem deste ano

Mais notícias desta categoria

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para 09/02 e detalha local, horários e documentos exigidos

16 horas atrás

Homem é preso por estupro de vulnerável que resultou em gravidez da enteada indígena no Amazonas

16 horas atrás

Governo do Amazonas e BID iniciam diagnóstico para projeto de saneamento em Presidente Figueiredo visando abastecimento e esgotamento sanitário

16 horas atrás

Ensaios técnicos abrem Carnaval 2026 no Sambódromo de Manaus e reúnem escolas de acesso e público presente

16 horas atrás

Carnaval da Floresta 2026 leva ao encerramento de bloco sem documentação pela Central Integrada de Fiscalização

16 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e itens sociais em Boca do Acre e Pauini neste sábado (07/02)

16 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas prende dois por tráfico de drogas em Juruá e apreende entorpecentes, arma e outros materiais

19 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega implementos, insumos e documentos ao setor primário em Boca do Acre e Pauini

1 dia atrás

Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional

3 dias atrás

Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas

3 dias atrás

Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública

3 dias atrás

Projeto apoiado pela Fapeam investiga produção e descarte de resíduos sólidos nas escolas de Manaus

3 dias atrás
Programa de Assistência Familiar do Amazonas investe mais de R$ 23 milhões e compra mais de 2,3 mil toneladas em 2025
Voos diretos Manaus Caracas ampliam conectividade e reforçam turismo entre Amazonas e Venezuela a partir de fevereiro
Oficina do Conecti discute polos digitais e saberes tradicionais para o Plano Estadual de CT&I do Amazonas e amplia integração entre instituições
PC-AM e Deops divulgam imagens de dois desaparecidos em Manaus e pedem informações sobre os casos na zona norte
ADS recebe amostras de alimentos para análise da merenda escolar das escolas estaduais em 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?