Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM
Manaus

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), marca presença no 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de saúde que inicia, neste sábado, 6/9, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, zona Centro-Sul da cidade.

Pelo menos 100 servidores da Semsa, entre gestores, profissionais de saúde e trabalhadores do Sistema Único de saúde (SUS), participam do evento, que termina na segunda-feira, 8/9, e é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Amazonas (Cosems-AM). O objetivo do congresso é estimular a busca de soluções para os desafios da saúde pública a partir do compartilhamento de experiências e informações.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o evento do Cosems é um momento fundamental para a troca de vivências e saberes entre os profissionais da atenção primária à saúde.

“Apesar das particularidades dos estados do Norte e Nordeste, é importante destacar que também existem muitas semelhanças. Ao promover essa troca de vivências, fortalecemos a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados no cotidiano de quem faz o SUS. Nesse sentido, a Semsa irá apresentar suas práticas bem-sucedidas”, ressaltou a secretária.

Apresentação

A Gerência de saúde Bucal da Semsa, apresentou, na manhã deste sábado, 6/9, dois trabalhos, sendo o primeiro o “Ordenamento da REDE de saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus”, que conquistou o primeiro lugar na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da política nacional de saúde bucal “Brasil Sorridente em Brasília, em novembro do ano passado.

A experiência mostra como a adoção de procedimentos nos fluxos de atendimento aos usuários favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, refletindo na mudança na condução dos casos.  A diretora da Gerência de saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, explica que a inovação nasceu da necessidade de analisar os fluxos até então adotados pela área de saúde Bucal frente ao número de biópsias realizadas na REDE primária de atenção à saúde.

A cirurgiã-dentista ressalta que o número de solicitações de biópsias reunidas no sistema de dados não refletia os procedimentos requeridos pelos profissionais de saúde da ponta, o que sinalizava a necessidade de um controle maior, para um acompanhamento mais preciso dos usuários que tinham realizado os procedimentos.

“Sentimos a necessidade de fortalecer e acompanhar o fluxo do atendimento de casos que necessitavam desse procedimento. Uma das primeiras ações envolveu a qualificação dos servidores para a oferta do serviço de nível especializado nas unidades básicas de saúde, sobretudo nas regiões mais distantes do centro urbano. Antes disso, o serviço era restrito aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), então o ganho foi muito significativo para os usuários”, assinala Cláudia.

A experiência “Impacto do Julho Laranja na otimização do atendimento odontológico na idade de 0 a 2 anos e Manaus”, que evidencia as ações de conscientização da campanha em unidades de saúde e estabelecimento de ensino vinculadas ao Programa saúde na escola (PSE), também será apresentada no congresso.

Estruturada em várias frentes de trabalho que se embasam no reforço dos hábitos saudáveis e no acompanhamento odontológico infantil, a campanha investe na sensibilização de gestores escolares, familiares e junto às crianças, utilizando elementos lúdicos presentes no teatro, na dramatização e nos jogos infantis, reforçando que pequenos cuidados fazem a diferença.

A Diretoria de Inteligência de Dados (DID), também se fará presente no congresso com dois trabalhos aprovados na “Mostra Aqui tem SUS”, sendo o primeiro intitulado “Gestão da Informação Estratégica na APS: criação da Diretoria de Inteligência de Dados em Manaus”, e o segundo a “Implantação do módulo raio-x: estratégia para redução do tempo de espera no diagnóstico da TB”.

A Diretora do DID, Sanay Souza Pedrosa, também participará da mesa que debaterá as contribuições do e-SUS para a gestão do cuidado, falando sobre a experiência-piloto do e-SUS APS em Manaus.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Próximo artigo Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na drenagem profunda da rua Araxá após vazamento

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução das caixas coletoras na avenida Samaúma para reduzir alagamentos

13 horas atrás

Manaus realiza manutenção da rede de drenagem profunda na rua Kakatoa após obstrução por lixo e inicia troca de tubos

13 horas atrás

Prefeito David Almeida fiscaliza obras em Manaus em 21/11 e apresenta avanços em mobilidade e moradia

14 horas atrás

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

16 horas atrás

Licenciamento urbano em Manaus registra aumento nas análises do Diap e Implurb até outubro

16 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus prende homem com mandado por estupro de vulnerável em operação conjunta com Polícia Federal no centro

18 horas atrás

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 527 vagas de emprego em Manaus nesta segunda–feira, 24/11, das 8h às 14h

18 horas atrás

Sine Manaus oferta 527 vagas de emprego nesta segunda–feira, 24/11

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça frota de ônibus para atender Ponta Negra com cinco veículos extras

19 horas atrás

Manaus divulga lista dos selecionados para treinamento Tráfego Pago na Prática com 60 participantes e local definido

20 horas atrás
Parada Natalina leva brilho e encanto da magia do Natal à Ponta Negra
Prefeitura de Manaus afirma que instalação da roda-gigante Ponta Negra cumpriu trâmites legais e outorga onerosa
Esclarecimento sobre a instalação da roda-gigante na Ponta Negra
Feira Gastronômica de Natal em Manaus abre inscrições para empreendedores até 23/11 e será no Ponta Negra
Manaus promulga reforma da previdência municipal para garantir solvência e pagamento a beneficiários
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?