Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Experiência sobre a ZFM é transmitida para alunos de escola do Sesi
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Experiência sobre a ZFM é transmitida para alunos de escola do Sesi
AmazonasGestão Estadual

Experiência sobre a ZFM é transmitida para alunos de escola do Sesi

Por
Última atualização: 24 de maio de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Um pouco da vivência de quem atua na defesa e na gestão da Zona Franca de Manaus (ZFM) ao longo de quatro décadas foi transmitida a 60 alunos de duas turmas da primeira série (ensino médio) do curso técnico de mecatrônica. A ação realizada na Escola Sesi Doutora Êmina Barbosa Mustafa, localizada na Avenida Cosme Ferreira, no bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, foi a terceira atividade do ano do projeto “Suframa nas Escolas”.

                                                        

O palestrante foi o servidor Emmanuel Ribeiro Sales de Aguiar, que trabalha na Suframa desde 1985, trazendo quase 40 anos de experiência para compartilhar com os estudantes. A palestra, articulada com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em alusão ao mês da indústria, visou a conscientizar os alunos sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da atuação da Suframa para a Amazônia e o país, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.

Durante sua apresentação, Emmanuel destacou a relevância de resgatar o programa “Suframa nas Escolas”, pois compartilha conhecimentos essenciais para o futuro dos estudantes. O servidor também ressaltou a necessidade de explicar sobre a ZFM para que alunos possam compreender o modelo e ter conhecimento de causa se participarem de discussões sobre o tema. “De forma geral, o que a gente vê é que os alunos são desinformados com relação à ZFM. Então, quando ele entra numa discussão, ele só tem como alternativa: silenciar, calar, ou concordar com o que está sendo dito, mesmo que seja algo incorreto. Com essas palestras, nas quais temos o desafio de falar de 60 anos em 40 minutos, mas você deixa para eles alguma informação que vai ser útil. Que vai atrair a curiosidade deles e, em qualquer discussão sobre a ZFM, eles poderão dar a sua opinião de forma mais avalizada”, explicou.

O servidor ainda enfatizou a importância da ZFM para o futuro dos estudantes, especialmente em tempos de discussão sobre a regulamentação de aspectos da reforma tributária. “É um momento crucial por que passamos com a reforma tributária. Há a expectativa de qual vai ser o futuro da Zona Franca de Manaus, após as votações das leis complementares. Na verdade, quando falamos do futuro da ZFM, estamos falando do futuro dessa meninada que está dentro da sala de aula. Então, lutar hoje pela preservação da Zona Franca de Manaus significa lutar para que essa juventude tenha um futuro garantido, que tenham emprego, que tenham oportunidades. E a gente, transmitindo isso para eles hoje, eles entendem o quanto está sendo importante o que a gente discute hoje, o que a gente defende hoje para o futuro deles”, observou.

Futuro

A palestra teve boa recepção entre os estudantes. A aluna Emily Luane, de 15 anos, afirmou ter gostado de saber de detalhes sobre o passado da ZFM e acredita que o conteúdo da palestra vai ajudar bastante em seu futuro.

                                                          

Eloíse Pedroso, da turma da tarde, falou que antes da palestra a única conexão que sabia sobre a Autarquia era a localização da Bola da Suframa. “A palestra me ajudou a pensar no meu futuro na área de TI”. Já o estudante Guilherme Coelho, de 16 anos, se disse inspirado a ajudar no futuro da ZFM. “Achei a palestra muito interessante, bem explicado. O palestrante tinha o domínio do assunto e eu entendi muito bem. O que mais me chamou a atenção foi a forma como ele falou da história mesmo. Eu entendi muito sobre a parte agrícola. Quero seguir na área da Mecatrônica. E o futuro da Zona Franca depende muito de nós. Eu espero poder ajudar também”, ressaltou.

                                                          

O objetivo da iniciativa “Suframa nas Escolas” é conscientizar os alunos do ensino médio da capital sobre a importância da Zona Franca de Manaus e da atuação da Suframa, promovendo uma compreensão mais profunda dos benefícios econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos que a ZFM proporciona para a região e o país.

                                                          

    

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?