Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Expedição Cultural beneficia mais de 260 pessoas em municípios do interior do AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Expedição Cultural beneficia mais de 260 pessoas em municípios do interior do AM
Gestão Estadual

Expedição Cultural beneficia mais de 260 pessoas em municípios do interior do AM

5 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
A programação incluiu oficinas de dança, grafite, elaboração de projetos culturais, Libras e uma palestra sobre a Lei Aldir Blanc, além de apresentações de dança e sessões de cinema – FOTOS: Alex Maia e Joyce Beleza/ Secretaria de Cultura e economia criativa

A “Expedição Cultural”, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, atendeu 263 pessoas, entre jovens e idosos, com oficinas artísticas em Tabatinga, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, em outubro. A ação faz parte do programa “Amazonas Cultura de Valor”, que tem objetivo de potencializar a cultura e promover o alinhamento do Estado à política nacional para o setor.

Com patrocínio da Cosama, a programação incluiu oficinas de dança, grafite, elaboração de projetos culturais, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e, ainda, uma palestra sobre a Lei Aldir Blanc, além de apresentações de dança e sessões de cinema. Todas as ações seguiram os padrões de segurança em prevenção a Covid-19. 

“O interior do Amazonas é rico em cultura e talentos e a ‘Expedição Cultural’ é um catalisador para a descoberta destes artistas e para inspirar os jovens e crianças no mundo cultural, além de proporcionar opções de desenvolvimento, como a oficina de elaboração de projetos culturais, onde os participantes podem aprender a implementar ações dentro de seus próprios municípios. O objetivo é que alcancemos cada vez mais a população no interior do estado”, afirmou o secretário de Cultura e economia criativa, Marcos Apolo Muniz.

Em Tabatinga, onde mais de 50 pessoas se beneficiaram com as oficinas oferecidas, a professora Tamires furtado das Chagas elogiou o curso de Libras por ter a chance ver um professor surdo dando aula. As aulas foram ministradas pelo professor Marcelo Costa, da Assessoria de Inclusão da pessoa com deficiência da Secretaria de Cultura e economia criativa.

“Poucos cursos chegam em Tabatinga e achei muito louvável ter uma oficina de Libras e, principalmente, ter um professor surdo, formado na área, galgando espaço na sociedade, se destacando. Trouxe até a primeira acadêmica formada na Universidade do Estado Amazonas em Tabatinga para ela se espelhar”, declarou.

A professora Juliete Farias, de São Paulo de Olivença, participou da oficina de elaboração de projetos culturais e agradeceu a oportunidade. “Quero agradecer muito à equipe pela oficina, porque somos escassos disso no município. O sonho da gente é expandir projetos e o meu é criar um projeto de leitura. Devido a pandemia, muitos alunos nossos estão fora da sala de aula, então quero criar um projeto onde possamos levar a leitura até a casa do aluno, uma leitura cantada através das dramatizações. A oficina veio como montar e seguir passo a passo. Veio para mostrar como tornar o nosso sonho em realidade aqui em nosso município”, contou. 

O jovem Lucas Nascimento, 17, realizou a oficina de dança com os integrantes do Balé Folclórico do Amazonas, Corpo Artístico do Estado. Com o objetivo de fazer o vestibular para dança, na UEA, o paulivense declarou que nunca havia tido essa experiência. “Eu nunca presenciei essa experiência aqui no município. Quero agradecer a todos que estão nos apoiando para crescer na vida cultural e também agradecer aos bailarinos pelas aulas. Foi algo maravilhoso para quem deseja ter a vida na dança”.

No total, as oficinas atenderam 54 pessoas em Tabatinga, 69 em São Paulo de Olivença, 77 em Benjamin Constant e 63 em Atalaia do Norte.

Ações na capital –  O “Amazonas Cultura de Valor” engloba outras ações junto à população da capital, atendendo às limitações do período de pandemia, entre elas os projetos “O Artista Visita”, “Domingo Autoral”, “Bora pro Parque” e “Festival de Cultura Urbana”.  

Projeto realizado com os Corpos Artísticos do Estado, “O Artista Visita” conta com  apresentações de espetáculos e roda de conversa em hospitais e instituições assistenciais. Busca dar visibilidade aos espaços que precisam do apoio da sociedade, além de proporcionar ao artista ações voltadas para o contexto social.

O “Domingo Autoral”, realizado no Teatro da Instalação, tem a proposta de formar plateias para que os artistas locais possam divulgar o repertório autoral, e foi idealizado pelos artistas Celdo Braga e Nícolas Júnior. A secretaria abraçou o projeto e oferece ao público um contato com o que é produzido no estado em termos autorais. 

O projeto “Bora pro parque!” visa envolver as comunidades vizinhas aos parques Jefferson Péres e Rio Negro nas atividades realizadas nesses espaços. As ações acontecerão uma vez por semana e a programação inclui resgate de brincadeiras infantis, Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), feira de artesanato, apresentações musicais e de artistas circenses. 

Já o Festival Cultura Urbana contará com pocket shows, intervenções de grafite, e batalhas de Break, MCs e All Style, em todas as zonas da capital. O festival, construído com a participação do movimento hip hop, vai promover o intercâmbio entre os artistas da cultura de rua e a população em geral. 

Outro objetivo da ação é criar uma cadeia produtiva de empreendedores culturais, oportunizando ao artista a ampliação do acesso às comunidades por meio de manifestações urbanas, entre elas dança, artesanato e economia criativa.

Tags:Atalaia do NorteBenjamin ConstantGoverno do AmazonasSão Paulo de OlivençaTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Rocam apreende adolescente e arma de fogo no Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba
Próximo artigo Teatro digital: Alunos da UEA transformam suas casas em espaços cênicos

Mais notícias desta categoria

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

17 horas atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

20 horas atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

22 horas atrás

Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo

23 horas atrás

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

2 dias atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

2 dias atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

2 dias atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

2 dias atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

3 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

4 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

5 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

5 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?