Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Exame de DNA identifica estuprador e auxilia PC-AM a elucidar crime praticado em 2013
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Exame de DNA identifica estuprador e auxilia PC-AM a elucidar crime praticado em 2013
AmazonasGestão EstadualPolícia

Exame de DNA identifica estuprador e auxilia PC-AM a elucidar crime praticado em 2013

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O material genético coletado na vítima, à época, equivale ao DNA de homem preso por estupro praticado em série, no Centro de Manaus. Foto: (Carlos Soares/SSP-AM)

A partir de um vestígio coletado em uma vítima de estupro, a equipe do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), forneceu à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) a autoria de um caso de estupro praticado em 2013. O material forense estava armazenado no Banco de Perfis Genéticos, que confirmou que o crime foi praticado por Tonyelson Souza da Silva, 33 anos. O homem está preso desde o ano passado pelo mesmo crime.

Para a gerente do Laboratório de Genética Forense, perita Daniela Koshikene, a identificação do denunciado evidencia a capacidade de se identificar criminosos mesmo após muito tempo da ocorrência do crime. Ela explicou que o perfil genético é utilizado para identificação humana da mesma forma que uma impressão digital. Ele individualiza cada pessoa e a diferencia uma da outra. 

“Desta forma, o perfil genético obtido do vestígio coletado do corpo da vítima foi inserido no Banco de Perfis Genéticos e confrontado com todos os perfis genéticos que estão ali, de pessoas conhecidas, como condenados por crimes graves e vestígios de outros crimes”, destacou a perita.

Ela ressaltou ainda que Tonyelson foi encontrado como autor desse estupro. “Ele já cometeu outros estupros também e o que percebemos é que esse é o crime mais antigo cometido por ele”,  disse.

Após a identificação do autor, as informações foram repassadas à Polícia Civil (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (DEPCA), responsável pelas investigações. De acordo com a delegada Juliana Tuma, agora, o inquérito policial será concluído e remetido à Justiça.

“Após essa identificação por parte do Departamento de Polícia Técnico-Científica, por meio do Laboratório de DNA, é possível agora responsabilizar esse autor. Ele é apontado como autor de crimes de estupro praticado em série na cidade de Manaus e essa descoberta é um marco importante para mais essa responsabilização desse crime cometido em 2013”, afirmou Tuma.

Importância da coleta

O Banco de Perfis Genéticos está em atividade desde 2010. A partir da sua ativação, foram inseridos perfis provenientes de diversos crimes cometidos no Amazonas. Todas as informações que constam catalogadas são compartilhadas com as demais Federações, isso faz com que criminosos que pratiquem crimes e outros estados, caso venham a ser presos no Amazonas possam ser identificados por meio da genética forense. 

Para possibilitar a identificação de criminosos pelo exame de DNA, a gestora do Laboratório Forense Daniela Koshikene ressalta a importância de que a vítima de crime sexual seja submetida de forma célere à coleta.

“O ideal para a identificação do autor é de que essa vítima se apresente a uma delegacia e em seguida se apresente ao Instituto Médico Legal. No IML será feito o exame e coletado vestígio que foi deixado pelo criminoso. Esse material que vai ser encaminhado ao laboratório, então é importante que essa vítima se apresente à polícia o mais rápido possível sem fazer higienização porque o material deixado pelo autor no seu corpo é o que nós precisamos para identificar quem deixou esse material no corpo da vítima”, explicou a perita.

Conforme Koshikene, caso a vítima realize a higiene, ainda assim deve comparecer à delegacia mais próxima e levar as roupas usadas por ela durante a prática criminosa, principalmente, as íntimas. “A secreção que existe neste material é o objeto que vai ser analisado pela perícia”, esclareceu Koshikene.

   

Tags:ManausPolíciapoliciaPolícia CivilSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM divulga imagem de homem procurado por agredir e abusar sexualmente de criança
Próximo artigo Operação Formiga: Em Humaitá, PC-AM e PMAM prendem dupla por envolvimento em homicídio qualificado

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

3 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?