Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ex-reitor da Ufam, professor Marcus Barros, profere a palestra magna da X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ex-reitor da Ufam, professor Marcus Barros, profere a palestra magna da X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental
AmazonasEducação

Ex-reitor da Ufam, professor Marcus Barros, profere a palestra magna da X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental

2 anos atrás
Compartilhar
9 Min Lidos

Por Márcia GranaEquipe Ascom UFAM
Teve início, na noite desta quarta-feira, 27, a X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental. Presidida pela vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, a solenidade de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades da área de saúde, como o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Daniel Gomes Monteiro Beltrammi; o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, médico Juscimar Carneiro, o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Djalma Coelho, a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, professora Fulgência Bandeira e demais autoridades.
UFAM e EBSERH – juntas para promover inclusão em saúde
Durante seu pronunciamento, a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, agradeceu o empenho de todos para a realização da Jornada. “Senhora presidente da X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental, Elizete Almeida, acompanhei seu trabalho ao longo dos últimos meses. Muito obrigada pelo engajamento para a realização desta jornada. Senhor subsecretário Municipal de Saúde, Djalma Coelho, quero agradecer a parceria do município com nosso hospital. professor Juscimar, superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, parabéns por trazer para a jornada o tema da inclusão dos povos amazônicos. professora Marilene Corrêa, em seu nome, agradeço a todas as mulheres que lutam pela Amazônia. Senhor vice-presidente da EBSERH, Daniel Beltrammi, sua mensagem demonstrou muito conhecimento sobre a Amazônia, o senhor trouxe uma EBSERH propositiva e inclusiva, com outro olhar. Afirmo a todos que não há separação entre UFAM e EBSERH e que estamos aqui para, juntos, promovermos inclusão em saúde”, discursou a gestora.
educação e saúde – assuntos de soberania nacional
Pela primeira vez no Amazonas, o vice-presidente da EBSERH, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, disse se sentir honrado por participar da Jornada e destacou que a EBSERH segue cumprindo as importantes causas da saúde e da educação. “Estou muito honrado pela possibilidade de estar aqui com vocês. Quero agradecer à Elizete pelo esforço para organizar este encontro e quero trazer um grande e fraterno abraço do nosso time da EBSERH, que está trabalhando em Brasília cumprindo o dever cívico de servir a tão importantes causas, pois educação e saúde são assuntos de soberania nacional e nada pode ser mais honroso que isso. Viva a Universidade pública brasileira. Viva a UFAM”, declarou o gestor da EBSERH, empresa que gerencia 41 hospitais públicos.
HUGV – maior escola de saúde da Amazônia Ocidental
Durante seu pronunciamento, o superintendente do HUGV, médico Juscimar Carneiro, destacou o HUGV como a maior escola de saúde da Amazônia Ocidental. “É um prazer, depois de um hiato tão grande, ter a Jornada em Saúde na Amazônia Ocidental no formato presencial. O HUGV é o maior celeiro da formação dos especialistas em saúde, a maior escola de saúde da Amazônia Ocidental. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização da jornada. Nossa evento está bem eclético e o conteúdo está, realmente, muito bom. Muito obrigado a todos por prestigiarem a abertura da nossa jornada”, discursou o gestou do HUGV.
Embateu discurso, a presidente da décima edição da Jornada, farmacêutica Elizete Almeida, homenageou, in memorian, o idealizador da Jornada, professor Ricardo Santana. “Este é um momento pelo qual todos nós da Comissão Organizadora trabalhamos arduamente e aproveito a oportunidade para expressar nossos agradecimentos, in memorian, ao idealizador da Jornada, professor Ricardo Santana, que realizou a primeira edição em 2002, no Studio 5 Centro de Convenções. Da primeira edição a esta décima edição sempre foram priorizados assuntos relevantes voltados a oferecer melhor assistência em saúde às populações amazônicas. Esta décima edição tem o diferencial de ser a primeira a ser realizada na estrutura nova do HUGV, com cursos, palestras, painéis e mesas-redondas para os quais foram convidados os profissionais com mais destaque no país para compartilhar seus conhecimentos com os participantes da X Jornada em Saúde da Amazônia Ocidental. Quem não puder acompanhar nossa programação presencialmente, pode conferir nossas transmissões pelo canal da UFAM no You Tube. Boa jornada a todos!”
Tecnologia para qualificar a assistência de saúde
O subsecretário de Saúde do Município, Djalma Coelho, elogiou a programação da Jornada. “A Semsa fica feliz em participar desta Jornada. Quero parabenizar todos os organizadores deste evento, que trouxe temas tão relevantes para a área. Como principal porta de entrada do SUS, a Semsa faz com que diminua a pressão sobre a média e alta complexidade no Estado. Ainda hoje eu conversava com médicos sobre a chegada da era digital. Quando não há quantidade suficiente de especialistas, fazer uso da área tecnológica para qualificar a assistência a longa distância é uma estratégia importante e essa jornada traz esses temas de como aplicar mais tecnologias aos sistemas de saúde. Parabéns a todos”.
Conhecimento para combater as doenças tropicais
Após os pronunciamentos dos componentes da mesa de honra da solenidade de abertura, o ex-reitor da UFAM e fundador e primeiro diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas, médico Marcus Barros, proferiu a palestra magna intitulada “Pesquisa, ensino, Saúde e Meio Ambiente: um olhar voltado para a população amazônica”. Durante sua apresentação, ele destacou o compromisso da UFAM, através do HUGV, com a sociedade. “Como natural do Amazonas e médico com foco nas doenças tropicais, presenciei a crescente agressão à Amazônia de maneira mais aguda e pude assistir de perto o produto de quase todos os grandes projetos que avançavam sobre a região e concluir que o fim de todos os danos ambientais sobre o homem tem como resultado a doença. Assim, evitar que tais danos ocorram ou repará-los, deve ser o foco prioritário de todos os estudiosos e profissionais de saúde comprometidos com o desenvolvimento da Amazônia e seus povos. Nesse contexto, o aparelho formador das Universidades tem um papel de grande destaque na divulgação de todos esses conhecimentos entre seus alunos, informando sobre todos os fatores determinantes do adoecimento, com destaque especial para a Amazônia e suas particularidades. Somente educando o maior número de pessoas, formando uma grande massa de indivíduos com visão crítica, conseguiremos diminuir os impactos ambientais e, portanto, as doenças na região. Por fim, acredito fortemente que está décima edição da Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental seja a manifestação concreta do salto que o Hospital Universitário dá, indo de sua fase inicial de formador de recursos humanos na área de saúde para, por meio da atividade de pesquisa e com o concurso das demais instituições do-irmãs e seus pesquisadores, transformar-se em centro de referência na produção de conhecimento em saúde para nossa região”, afirmou o intelectual, que também é membro da Academia Amazonense de Letras.
Apresentação cultural
Após a palestra magna, os participantes da Jornada prestigiaram a apresentação cultural do Boi Garantido.

Programação
A programação continua na manhã desta quinta-feira, 28, com o painel “A pesquisa clínica voltada para a população amazônica”, moderado pelo superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, médico Juscimar Carneiro Nunes e o painel “Simulação realística como estratégia de ensino/aprendizagem, com a Comunicação Oral de trabalhos científicos. À tarde, a programação segue com a mesa-redonda “Estratégias para inclusão da população indígena, ribeirinha e quilombola na saúde e na sustentabilidade ambiental, que terá como tavolistas a vice-reitora da UFAM e a professora Marilene Corrêa. Confira a programação completa no site da Jornada.

Tags:EducaçãoEstado do Amazonasmeio ambienteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso recebe projeção de imagens em homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunização
Próximo artigo Equipes do Prosamin+ realizam campanha de sensibilização nas ruas que serão beneficiadas com a implantação do sistema de esgotamento sanitário

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?