Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Evento na Defensoria Pública do Estado alerta para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Evento na Defensoria Pública do Estado alerta para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero
Gestão Estadual

Evento na Defensoria Pública do Estado alerta para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
As palestras foram ministradas pelo diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e por uma das fundadoras da Femama e do Ciam, Joana de Fátima Masulo Ribeiro – FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM

A defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam) promoveram, nesta sexta-feira (23/10), palestras com especialistas para alertar para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O evento, em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, foi realizado no anexo da sede da DPE-AM, na avenida André Araújo, Aleixo, zona centro-sul de Manaus, com número reduzido de participantes presenciais e transmissão pelo canal da Defensoria no YouTube, como medida para minimizar os riscos de contágio do NOVO coronavírus.

As palestras foram ministradas pelo diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, e por uma das fundadoras da Federação Brasileira de Instituições de Apoio à saúde da Mama (Femama) e do Centro de Integração Amigos da Mama (Ciam), Joana de Fátima Masulo Ribeiro.

Para o defensor público geral, Ricardo Paiva, o evento é uma oportunidade de construir reflexão sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e de reafirmar que todas as demandas que chegarem à Defensoria, nesse sentido, terão o apoio necessário da instituição.

Ricardo Paiva também ressaltou o papel importante dos núcleos especializados da DPE-AM. “Nessa gestão, queremos que nossos núcleos especializados sejam os grandes protagonistas, porque sabemos que eles são uma forma de garantir acesso aos direitos para as pessoas vulnerabilizadas, que estão em condições difíceis, e que Podemos dar um pouco de melhoria na vida delas”, disse, em discurso na abertura do evento.

A coordenadora do Núcleo de Promoção e defesa dos direitos das Mulheres (Nudem), defensora Pollyana Vieira, e o coordenador do Núcleo da saúde e presidente da Adepam, defensor Arlindo Gonçalves, também participaram do evento. “Um evento como esse é muito importante para que nós, mulheres que aprendemos sempre a ser cuidadoras, entendamos que também precisamos nos cuidar e procurar ajuda”, afirmou Pollyana.

“Este é um evento pensado para nossos membros, servidores e servidoras, mas que alcança também toda a sociedade. É muito importante ouvirmos as palavras de Joana e do doutor Gerson”, disse Arlindo.

Em sua palestra, o médico Gerson Mourão destacou que a campanha Outubro Rosa é um momento de orientação sobre os cuidados com a saúde. Também falou sobre mitos e verdade da doença, fatores de risco, câncer de mama em homens, a importância do autoexame e dificuldades de acesso à mamografia na REDE pública de saúde.

“Que a gente lute para que as mulheres do SUS [Sistema Único de saúde] tenham os mesmos direitos que o restante da população”, concluiu.

A fundadora da Femama e do Ciam, Joana de Fátima fez um relato sobre a experiência dela como uma mulher que enfrentou o câncer de mama aos 40 anos e ressaltou a importância do acesso a informações sobre a doença. “Esse pedacinho de papel PODE salvar vidas”, disse, referindo-se aos panfletos das campanhas de orientação.

Joana de Fátima também afirmou que é uma defensora do SUS, onde realizou todo o seu tratamento para vencer o câncer. “Sou defensora do SUS. Temos que unir forças para todos possam ter acesso aos tratamentos, ao atendimento na REDE pública de saúde”, afirmou.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Saúde: Boca do Acre recebe novos equipamentos e a terceira parcela do FTI
Próximo artigo Defensoria encerra curso de formação para defensoras e defensores recém-empossados

Mais notícias desta categoria

Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas

10 horas atrás

Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte

10 horas atrás

Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional

24 horas atrás

Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online

1 dia atrás

Sustentabilidade: Manaus no Fórum de Cidades 2023

1 dia atrás

Mamografia: Exame essencial para saúde das mulheres

1 dia atrás

Compartilhando Histórias: Incentivo à Leitura em Manaus

1 dia atrás

Macrodrenagem: Ações Efetivas em Manaus

2 dias atrás

Parintins: Transformação Urbana e Investimentos Históricos

2 dias atrás

Amazonas e Argentina: Turismo em Conexão

2 dias atrás

Sífilis em Manaus: Crescimento Alarmante Entre Jovens

2 dias atrás

Prefeito David Almeida atua em chuvas intensas em Manaus

3 dias atrás
Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte
Gravidez na adolescência: Redução e desafios em Manaus
Handebol – Emoção e integração no Jiss 2025
Brinca Manaus: Festa Infantil de David Almeida
Vacinação: Saúde e Alegria no Dia das Crianças
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?