Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade
Governo do Amazonas

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O congresso de caráter interdisciplinar acontece de 25 a 28 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas

Foto: Divulgação/SisCultura

Manaus sediará o evento “SisCultura: Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Amazônia”, nos dias 25 a 28 de novembro. A iniciativa, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está em sua sexta edição e traz o tema “Território, Sustentabilidade e Gênero”, com o objetivo de promover discussões sobre os desafios que as ciências humanas e sociais enfrentam na Amazônia.

O evento amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 001/2024, da Fapeam, será realizado no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor norte do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada no Coroado I, zona leste de Manaus.

A programação inclui a realização de minicursos e oficinas sobre variados temas que envolvem a Pan-Amazônia, seminários, rodas de conversa, mesas-redondas, apresentações de dez grupos de trabalho, painéis temáticos, exposição de banners, bem como manifestações artísticas e culturais. Confira a programação completa em: https://www.even3.com.br/6-siscultura/

A iniciativa é realizada pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da UFAM sob a coordenação doutora em ciências do Desporto Artemis de Araújo Soares, membro do PPGSCA e professora titular da Faculdade de educação física e Fisioterapia (FEFF) da UFAM.

“A escolha dessa temática reflete a importância de abordar questões críticas que afetam diretamente a Amazônia, como a disputa por territórios, as questões de gênero e a busca por um desenvolvimento sustentável”, esclareceu Artemis Soares.

6° SisCultura

O SisCultura tem o propósito de dar voz aos protagonistas das experiências que envolvem esses conflitos, mobilizando não apenas aqueles que fazem parte do meio acadêmico, mas também da sociedade e do poder público. E desta maneira, impedir o apagamento das populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Outros dois pontos em discussão no evento envolvem o desenvolvimento de políticas públicas de sustentabilidade e a atuação das mulheres como protagonistas das ações de defesa desses territórios, tanto na gestão política quanto na área ambiental.

Além de lideranças reconhecidas entre esses povos, o congresso contará com a presença de ambientalistas, pesquisadores, escritores, professores e estudantes. A expectativa é ampliar os estudos sobre a Amazônia.

“O PPGSCA espera que o evento traga uma grande contribuição acadêmica-científica tanto para o programa quanto para outras instituições que participarão, principalmente para a Amazônia”, apontou a professora.

O evento também será transmitido no YouTube: https://www.youtube.com/@ppgscaufam, com tradução em Libras.

Lançamento de livros

Durante o congresso, serão lançados livros de autores participantes do 6° SisCultura. Uma das obras homenageia os 25 anos do PPGSCA, com resumos de dissertações e teses de egressos do programa.

“A cada edição, o evento vem crescendo mais. Esperamos que a integração regional com a Pan-Amazônia e a integração internacional com América Latina, África e Europa se intensifique a médio e longo prazos”, disse a coordenadora, explicando a necessidade de se considerar a diversidade cultural da região e as interações de diferentes pesquisadores em um cenário global.

Parev

O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, PODE ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/

O post Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seap e UEA promovem ressocialização com o projeto ‘Teatro Arbítrio’ nas unidades prisionais
Próximo artigo Secretaria de Educação apresenta política pública voltada à superação das desigualdades étnico-raciais

Mais notícias desta categoria

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

6 horas atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

6 horas atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

6 horas atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

6 horas atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

6 horas atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

1 dia atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

1 dia atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

1 dia atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

1 dia atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

1 dia atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

1 dia atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

1 dia atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Semana Santa: Governo do Amazonas dá início ao Feirão do Pescado em dois pontos estratégicos de Manaus
Fapeam recebe inscrições para os programas Painter Ecoturismo e Profix-RH até 9 de abril
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?