Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Evento científico, apoiado pela Fapeam, populariza conhecimentos sobre peixes da região
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Evento científico, apoiado pela Fapeam, populariza conhecimentos sobre peixes da região
Gestão EstadualPolítica

Evento científico, apoiado pela Fapeam, populariza conhecimentos sobre peixes da região

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O encontro, fomentado pelo Governo do Amazonas, será realizado de 2 a 4 e de 8 a 11 de abril

Foto: Arquivo/SECOM e Arquivo/Aquicultura a Amazônia Ocidental-INPA

O evento intitulado “Popularização dos estudos com vida aquática nas comunidades rurais do Amazonas”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será realizado em dois municípios do estado. Em Maués (a 276 quilômetros da capital), de 2 a 4 de abril e, a segunda, em Barcelos (a 399 quilômetros da capital), de 8 a 11 de abril.

Amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital n° 004/2023 da Fapeam, a atividade visa a difusão e a popularização da ciência para a sociedade, por meio de atividades educativas e de propagação do conhecimento técnico-científico sobre aquicultura no interior do Amazonas.

A coordenadora do evento, pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, Elizabeth Gusmão Affonso, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), afirma que a expectativa é estimular, principalmente, os professores das escolas públicas, que participarão com seus alunos, da atividade de popularização da ciência realizarem atividades que torne acessível os conhecimentos sobre a região.

“Ter como cenário as cidades do interior do Amazonas, este ano os municípios de Maués e Barcelos, é uma oportunidade de levar para a população, distante de Manaus, os resultados de pesquisas realizadas pelo INPA sobre produção de peixes na Amazônia”, disse.

A programação conta com lançamento de cartilhas, três minicursos, oficinas, oito palestras e duas exposições. Informações sobre o encontro, podem ser acessadas no link (www.aquiculturainpa.com). As inscrições para os minicursos e palestras estão sendo feitas presencialmente nas escolas.

Foto: Arquivo/SECOM e Arquivo/Aquicultura a Amazônia Ocidental-INPA

O evento é destinado a estudantes do ensino fundamental I (infantil) e II, médio, técnico, produtores, profissionais e o público em geral. A estimativa é de mil participantes.

Na primeira semana, o evento inicia sua programação em Maués com diversas atividades, tais como: Exposição “Tenda da Ciência”, com aquários com peixes e o sistema de bioflocos, ingredientes para ração; parasitos de peixes, couro de peixes, banners, jogos infantis interativos sobre Aquicultura na região Amazônica, folders e cartilhas.

Na segunda semana, os assuntos abordados vão desde exposição sobre o “Histórico da pesca de peixes ornamentais de Barcelos”, demonstração das microdietas (rações) desenvolvidas no INPA; até atividades com as crianças: “explorando a microvida” e “entrega do aquário de papel”; distribuição de folders explicativos.

Apoio da Fapeam

A coordenadora afirmou, ainda, que a realização nos dois municípios do interior só é possível devido ao apoio da Fapeam, pois isto demanda recursos para deslocamento, hospedagem e toda a logística necessária para eventos fora de Manaus

POP CT&I

Foto: Arquivo/SECOM e Arquivo/Aquicultura a Amazônia Ocidental-INPA

O POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

O evento “Popularização dos estudos com vida aquática nas comunidades rurais do Amazonas” será realizado, excepcionalmente, em abril de 2024, devido à seca dos rios ocorrida no ano passado, que impediu a sua realização.

Agenda

A Fapeam disponibiliza a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

O post Evento científico, apoiado pela Fapeam, populariza conhecimentos sobre peixes da região apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:BarcelosEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PGE-AM realiza mutirão de acordos relativos a promoções da Polícia Civil
Próximo artigo Dan Câmara propõe novo PL mantendo a participação popular na segurança pública

Mais notícias desta categoria

wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

21 horas atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

2 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

3 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

3 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

4 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

4 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

4 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

5 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

5 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

5 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

6 dias atrás

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?