Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudo aponta que 55% das mulheres atendidas pelo Prosai Parintins são chefes de família
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo aponta que 55% das mulheres atendidas pelo Prosai Parintins são chefes de família
Governo do Amazonas

Estudo aponta que 55% das mulheres atendidas pelo Prosai Parintins são chefes de família

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Política de Gênero é uma das inovações do programa, que irá reassentar 832 famílias de áreas de risco

FOTOS: Neudson Corrêa/UGPE

Estudo socioeconômico realizado durante a elaboração do Plano de Reassentamento do Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), aponta que 55% das residências da área de intervenção de obras são chefiadas por mulheres. O programa estadual vai atender 832 famílias, cerca de 4,1 mil pessoas que vivem em locais de risco, com soluções de moradia. As unidades habitacionais construídas serão entregues para as mulheres chefes de família.

O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa vai promover a requalificação urbanística no entorno da Lagoa da Francesa, com saneamento básico, habitação, equipamentos urbanos e reflorestamento.

O titular da Sedurb, Marcellus Campêlo, aponta a Política de Gênero e Diversidade do Prosai Parintins como um marco a ser destacado neste Mês das Mulheres. Ela prevê, além dos cuidados para aplicação de soluções igualitárias no reassentamento, a promoção de oportunidades, capacitação e geração de emprego e renda para as mulheres.

“Essas políticas incluem prioridade no acesso às unidades habitacionais, acompanhamento social para garantir que as beneficiárias tenham o suporte necessário e programas de capacitação profissional ou geração de renda, que visam fortalecer sua independência financeira”, explica Campêlo.

Campêlo ressalta que a entrega de unidades habitacionais às chefes de família é uma forma também de fortalecer a autonomia das mulheres. “Com isso, acreditamos promover justiça social e reduzir desigualdades, contribuindo para o empoderamento feminino e a construção de uma sociedade mais equitativa”, enfatiza.

Conforme o levantamento realizado, o Prosai Parintins tem 458 mulheres chefes de família. São 47 mulheres que desenvolvem atividades comerciais, 75 autônomas, 42 funcionárias públicas, 6 que trabalham com artesanato, 5 na agricultura, 155 estão desempregadas, 103 são beneficiárias de programas de previdência e 25 exercem outras atividades.

Dentre as mulheres que chefiam suas famílias está Kamila Aranha Rosas, de 36 anos, moradora da rua Silves, bairro Palmares. Para sustentar a família, Kamila atua em um segmento onde as mulheres estão em menor número. A autônoma tem uma banca de pescado em frente à casa do pai, que fica ao lado da Feira do Bagaço, no bairro Francesa, área de intervenção das obras do Prosai Parintins.

Kamila afirma que comanda a família com muita dificuldade, pois exerce o papel de mãe e pai ao mesmo tempo, tendo que se desdobrar para criar o filho de 11 anos com a profissão de vendedora de peixe, que herdou do pai. “Ser vendedora de peixe é um trabalho digno. Eu gosto, porque eu herdei do meu pai que era pescador”, conta.

Responsabilidade financeira

De acordo com a subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, o perfil das mulheres reflete a realidade de muitas brasileiras que, além de cuidarem de suas casas e filhos, também assumem a responsabilidade financeira do lar. “Essas mulheres, que trabalham em casa, ateliês, serviço público ou comércio, são exemplos de resiliência e determinação. Elas enfrentam desafios diários para garantir o sustento de suas famílias e, muitas vezes, precisam conciliar múltiplas jornadas”, comentou.

Viviane Dutra afirma que, em Parintins, as mulheres chefes de família que serão beneficiadas pelas ações do Prosai, residem em áreas de risco, sofrem em decorrência de cheias, com a falta de saneamento básico e tudo que isso acarreta à saúde e ao bem-estar. A maioria tem como fonte de renda o trabalho formal, iniciativa privada e serviços como autônomas.

Viviane ressalta que todas estão incluídas nas políticas de gênero do programa que, além de garantir melhorias na qualidade de vida, com reassentamento e soluções de moradia, também oferta capacitação e apoio na geração de emprego e renda para o público feminino.

O post Estudo aponta que 55% das mulheres atendidas pelo Prosai Parintins são chefes de família apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas instala novos grupos geradores e moderniza o sistema elétrico do Complexo Hospitalar Sul
Próximo artigo Ipaam promove ação educativa em escolas de Parintins sobre prevenção às queimadas e desmatamento

Mais notícias desta categoria

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

5 horas atrás

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

9 horas atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

10 horas atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

11 horas atrás

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

11 horas atrás

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

11 horas atrás

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

13 horas atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

13 horas atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

13 horas atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

1 dia atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

1 dia atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

1 dia atrás
Carnaval na Floresta 2026: Oito bandas e blocos das zonas sul e centro-sul são fiscalizadas por agentes da CIF
Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas
Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência
SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?