Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas usa método para facilitar o aprendizado em Matemática
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas usa método para facilitar o aprendizado em Matemática
EstadosPolícia

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas usa método para facilitar o aprendizado em Matemática

Por biblia
Última atualização: 10 de janeiro de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 14 minutos

O projeto foi fomentado pelo Programa Ciência na Escola, da Fapeam

Foto: Acervo da coordenadora do projeto Adilane Silva Matias Guimarães

Explorar elementos de game na disciplina de matemática com a finalidade de motivar o estudante a conquistar um bom desempenho na disciplina, foi o objetivo principal do projeto “A Gamificação como estratégia para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental”. A pesquisa recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – via Programa Ciência na Escola (PCE). 

A proposta adotou como estratégia didática no ensino de Matemática para os alunos do 8º e 9 º anos do Fundamental II, da Escola Estadual Padre Luís Ruas, localizada em Manaus, uma metodologia que visa explorar elementos de game em contextos de não-game de modo a motivar os estudantes a conquistarem recompensas (o bom desempenho nas notas) e, com isso, gamificar as aulas na disciplina. 

De acordo com a coordenadora da pesquisa e professora de Matemática, Adilane Silva Matias Guimarães, em relação às aulas, após aplicação do método de gamificação, os alunos obtiveram resultados positivos. 

“Uma das turmas escolhidas para o desenvolvimento do projeto tinha uma postura apática em ralação aos conteúdos matemáticos e, ao se sentir desafiada percebi que os alunos obtiveram uma postura diferente, seja por conta da competitividade ou por desejarem superar seus próprios desafios”, comentou a coordenadora.   

Como metodologia, a professora e os alunos desenvolveram uma gincana com a estrutura de perguntas e respostas, onde cada pergunta teria uma pontuação. Da gincana, participaram três grupos de alunos (Hipátia, Pitágoras e Aristóteles) que testaram seus conhecimentos a partir das aulas ministradas e convencionais para que fossem desafiadas e avaliadas.

“Na fase inicial, etapa do treinamento de cálculo mental, acordamos que a equipe que mostrasse melhor desempenho ganharia uma vantagem na pontuação para o primeiro desafio”, observou a professora. 

Na segunda fase, apenas duas equipes ganhariam e uma seria eliminada, a que ficasse em primeiro lugar ganharia a vantagem de escolher qual área da matemática seria o próximo desafio: aritmética, geometria ou álgebra. 

E na terceira etapa: o combate final ocorreu com perguntas e respostas estilo passa ou repassa.

Apoio ao Projeto

A pesquisadora destaca que apoio da Fapeam fez toda a diferença, “pois sem recurso e sem a participação ativa dos alunos seria muito mais difícil. Além disso, poder introduzir os estudantes ao contexto de pesquisa cientifica e elaboração de projetos no ambiente escolar é muito incrível. Sou grata à Fapeam por viabilizar este projeto e tantos outros que contribuem para o desenvolvimento da cultura científica nas escolas”, completou Adilane Guimarães.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa da Fapeam para apoiar a participação de professores e estudantes, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.  

Tags:Estado do AmazonasgamificaçãoGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?