Por Agência Amazonas
Cerca de 2.800 estudantes estão participando das provas, em escolas na capital e no interior

Com o intuito de medir o nível de aprendizagem dos estudantes da REDE pública estadual, a Secretaria de Estado de educação e Desporto está aplicando a terceira etapa amostral da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2022. Cerca de 2.800 estudantes estão participando da aplicação das provas, em escolas na capital e no interior.
A avaliação verifica a aprendizagem dos alunos após o período da pandemia e, a partir disso, a Secretaria de educação ajusta a proposta curricular, focando nas necessidades destacadas na amostragem. Além disso, através da avaliação, é possível verificar se as unidades escolares estão seguindo o currículo educacional. No total, 54 escolas da REDE estadual de ensino estão participando, sendo 40 na capital e 14 no interior.
O coordenador da Avam, Eriberto Façanha, diz que a avaliação vai proporcionar um panorama da educação nessas escolas. “A partir dessa avaliação externa Podemos verificar como melhorar e consolidar o processo de ensino aprendizagem, pois esses dados vão mostrar a competência dos nossos estudantes. A partir disso, Podemos trabalhar na melhoria dos índices educacionais da Secretaria de educação”, pontua.
Aplicação
-
FOTOS: Eduardo Cavalcante/SEDUC-AM -
FOTOS: Eduardo Cavalcante/SEDUC-AM
Na escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) professor Djalma Batista, na zona sul de Manaus, os estudantes do 8º ano do ensino fundamental fizeram a avaliação nesta quinta-feira (10/11). O estudante Adelmir Aiden, de 14 anos, relatou que o preparo foi árduo desde o início do ano, sobretudo em Língua Portuguesa e matemática.
“Como eu estudei bastante, espero que os meus resultados sejam muito positivos e que todos os alunos melhorem seu desempenho”, almeja o estudante.

A professora de Língua Portuguesa, Isis Fonseca, é uma das responsáveis pelo preparo da turma. Ela diz que a preparação foi baseada nos gêneros textuais, com apoio didático que a secretaria disponibilizou. “Nosso trabalho foi realizado com aulas de reforço e produção textual, e a turma avançou bastante. A Avam nos proporciona avaliar não somente a educação deles, mas nosso desempenho enquanto escola”, aponta.

Avam
Esta terceira etapa da Avam foca em verificar a aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e matemática, no ensino Regular, nos 2º, 4º e 8º anos do ensino fundamental e 2ª série do ensino médio. Além disso, abrange a educação de jovens e adultos (EJA), no 2° Segmento (7ª Etapa) e 3° Segmento (10ª Etapa).
Em Manaus, as provas serão aplicadas até 11 de novembro. Nos municípios de Coari, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, devem ser aplicadas até 2 de dezembro.