Um grupo de aproximadamente de 40 discentes iniciantes do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) conheceu, na sexta-feira (27), o funcionamento da fábrica da Caloi, como parte de mais uma ação do Projeto Zona Franca de Portas Abertas. Idealizado pela Suframa, o ZFPA promove visitas guiadas às instalações fabris de empresas incentivadas como forma de aproximar a sociedade do setor produtivo, além de inserir uma opção de turismo e de lazer técnico-científico para a população.
A visita fez parte da disciplina de “Introdução à Engenharia Mecânica”. No local, os futuros engenheiros receberam informações do histórico da companhia, conheceram detalhes técnicos das etapas de produção da empresa, bem como tiveram contato com as tecnologias empregadas em máquinas, equipamentos, acessórios e ferramentas utilizadas na indústria. “As visitas técnicas permitem ampliar o conhecimento dos alunos através da visualização in loco da tecnologia utilizada pelas fábricas, complementando assim o conteúdo obtido em sala de aula”, destaca o professor Benjamim Neto.
A próxima atividade do Projeto Zona Franca de Portas Abertas ocorrerá na manhã do dia 17 de novembro, quando estudantes do curso técnico de Administração do Ifam visitarão a Caloi.