Evento reúne mais de 1,5 mil alunos em atividades interativas de ciências da Natureza, com salas temáticas, experimentos e encenações imersivas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
Com salas temáticas, apresentações teatrais e experimentos práticos, os alunos da escola Estadual Francisco Albuquerque deram início, nesta terça-feira (08/10), a 1ª Mostra da Feira Científica da escola, na área de ciências da Natureza. A programação começou com as apresentações das turmas da 3ª série do ensino médio, que desenvolveram pesquisas e exposições sobre temas como alimentos e nutrição, genética e saúde humana, drogas lícitas e ilícitas, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e estética excessiva e saúde mental.
A atividade segue até sexta-feira (10/10), com a participação das turmas da 2ª e 1ª série do ensino médio. Ao todo, mais de 1,5 mil estudantes da unidade estão envolvidos na ação, que tem como objetivo estimular a investigação científica, a oralidade e o trabalho em grupo.
As feiras científicas e culturais fazem parte do calendário pedagógico da EE Francisco Albuquerque e envolvem o empenho coletivo de professores e alunos. Cada turma é orientada por um docente responsável, e, ao longo de várias semanas, os estudantes realizam pesquisas, ensaios e produzem os materiais utilizados nas apresentações. Durante os dias de mostra, as turmas se revezam entre expositoras e visitantes, criando uma dinâmica interativa e participativa.


As turmas da 1ª série desenvolveram trabalhos sobre cinemática, tabela periódica, modelos atômicos, origem da vida e divisão celular. Já os estudantes da 2ª série abordarão temas como escalas termométricas e proporcionalidade (com a construção de um termômetro caseiro), estudo do DNA, fototropismo, pilhas e correntes elétricas, além de fontes de energia e impactos ambientais.
Entre as turmas da 3ª série, a aluna Ramilly Santos, de 17 anos, destacou a importância de estudar um tema sensível como o das ISTs. “Foi um assunto complexo de ser trabalhado. Durante as pesquisas, percebemos que muitas ideias falsas caíram em desuso à medida que fomos compreendendo o tema de forma mais científica. A prevenção também foi muito discutida”, afirmou a estudante.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
E a aluna Letícia leite, de 18 anos, cuja turma ficou responsável pelo tema medicamentos, ressaltou o aprendizado e o combate à desinformação. “Foi uma pesquisa muito importante para desmistificar notícias falsas sobre o uso e a produção de medicamentos. Uma curiosidade que me marcou foi a história de Alexander Fleming, o cientista que descobriu a penicilina e revolucionou a medicina”, relatou.
Ao longo do ano letivo, a escola Estadual Francisco Albuquerque realiza também outras mostras temáticas, como as Feiras Literárias e de ciências Exatas, que reforçam o compromisso da unidade com a formação integral e a valorização do protagonismo estudantil.
O post Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.