Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Governo do Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

De terça-feira (24/06) a quinta-feira (26/06), alunos do ensino Regular e EJA realizam apresentações sobre a variação linguística brasileira

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no bairro NOVO Israel, zona norte de Manaus, realiza, até amanhã (26/06), a Mostra de Linguagens Dulcinéia Varela, apresentada por estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio. O evento integra a Mostra Cultural Interdisciplinar, que acontece anualmente na unidade escolar.

Com a participação de mais de 50 turmas do turno matutino, vespertino e noturno, dos ensino Regular e educação de jovens e adultos (EJA), os alunos, por meio de peças de teatrais, jogos e apresentações temáticas, abordam temas como variação linguística e diversidade cultural por região do território brasileiro.

A diretora da EE Dulcinéia Varela, Nelcineide Lira, compartilhou como a iniciativa permite a interação social e o aprendizado dinâmico das diversas disciplinas, usando a criatividade para expor conhecimentos entre os estudantes.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O segmento deste ano é ‘Linguagens e suas tecnologias’, que fala sobre as várias formas de linguagens. Isso coloca os estudantes para expor, de uma maneira artística, tudo que eles conheceram e aprenderam em sala de aula”, afirmou a diretora.

Aprendizado coletivo

Durante o primeiro dia da mostra, na terça-feira (24/06), os alunos da 1ª série apresentaram a variação linguística dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de apresentações em salas temáticas. Já os estudantes da 2ª série puderam falar sobre a variação linguística a partir da literatura em peças de teatro.

Abordando os livros “Senhora”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, os alunos debateram sobre a variação linguística ao longo dos anos. Os estudantes da 3ª série finalizaram a mostra com aulas dinâmicas, utilizando jogos e atividades criativas.

À frente do projeto, o professor de Língua Portuguesa Daniel Nery elucidou a relevância do ensino de português, em sala de aula, e como os estudantes se programaram para apresentar todo conteúdo da melhor maneira possível, durante os três dias da mostra.

“Tudo isso baseado na gramática como sintaxe, morfologia e também produção textual, então são três dias de muitas programações e muitas apresentações de excelência mesmo”, comentou o professor.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Sotaques e diferenças

Falando sobre o Ceará, a aluna Jussarah Castro, 15, esclareceu que sua turma buscou apresentar a diversidade cultural do estado por meio da encenação, utilizando gírias da região e trazendo expressões que ela ainda não conhecia.

“Eu aprendi o significado de muitas expressões que eu não conhecia, como ‘oxente’ ou ‘manazinha’. E acho que está sendo uma experiência muito legal na sala de aula, que é um lugar para aprender coisas novas”, completou a estudante.

O post Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 324 vagas de emprego nesta quinta-feira, 26/6
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Delegacia Móvel da Polícia Civil reforça segurança no Porto da Ilha Tupinambarana

Mais notícias desta categoria

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

1 hora atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

1 hora atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

4 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

5 horas atrás

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

19 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

1 dia atrás

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

1 dia atrás

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

1 dia atrás

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

1 dia atrás

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

1 dia atrás

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

1 dia atrás

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

1 dia atrás
Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Governo do Amazonas lança ‘O Mundo Encantado do Natal’ e reforça ações integradas de órgãos estaduais no período festivo
Cigás e parceiros definem detalhes finais para o 11⁰ +9 da Rede de Gás Natural
Espatódea Trupe celebra dez anos levando encanto e aprendizado ao palco do Teatro Amazonas
Show ‘Manaus – Canção, Choro e Poesia’ celebra a cidade e a música amazonense no Teatro Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?