Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Governo do Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

De terça-feira (24/06) a quinta-feira (26/06), alunos do ensino Regular e EJA realizam apresentações sobre a variação linguística brasileira

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no bairro NOVO Israel, zona norte de Manaus, realiza, até amanhã (26/06), a Mostra de Linguagens Dulcinéia Varela, apresentada por estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio. O evento integra a Mostra Cultural Interdisciplinar, que acontece anualmente na unidade escolar.

Com a participação de mais de 50 turmas do turno matutino, vespertino e noturno, dos ensino Regular e educação de jovens e adultos (EJA), os alunos, por meio de peças de teatrais, jogos e apresentações temáticas, abordam temas como variação linguística e diversidade cultural por região do território brasileiro.

A diretora da EE Dulcinéia Varela, Nelcineide Lira, compartilhou como a iniciativa permite a interação social e o aprendizado dinâmico das diversas disciplinas, usando a criatividade para expor conhecimentos entre os estudantes.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O segmento deste ano é ‘Linguagens e suas tecnologias’, que fala sobre as várias formas de linguagens. Isso coloca os estudantes para expor, de uma maneira artística, tudo que eles conheceram e aprenderam em sala de aula”, afirmou a diretora.

Aprendizado coletivo

Durante o primeiro dia da mostra, na terça-feira (24/06), os alunos da 1ª série apresentaram a variação linguística dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de apresentações em salas temáticas. Já os estudantes da 2ª série puderam falar sobre a variação linguística a partir da literatura em peças de teatro.

Abordando os livros “Senhora”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, os alunos debateram sobre a variação linguística ao longo dos anos. Os estudantes da 3ª série finalizaram a mostra com aulas dinâmicas, utilizando jogos e atividades criativas.

À frente do projeto, o professor de Língua Portuguesa Daniel Nery elucidou a relevância do ensino de português, em sala de aula, e como os estudantes se programaram para apresentar todo conteúdo da melhor maneira possível, durante os três dias da mostra.

“Tudo isso baseado na gramática como sintaxe, morfologia e também produção textual, então são três dias de muitas programações e muitas apresentações de excelência mesmo”, comentou o professor.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Sotaques e diferenças

Falando sobre o Ceará, a aluna Jussarah Castro, 15, esclareceu que sua turma buscou apresentar a diversidade cultural do estado por meio da encenação, utilizando gírias da região e trazendo expressões que ela ainda não conhecia.

“Eu aprendi o significado de muitas expressões que eu não conhecia, como ‘oxente’ ou ‘manazinha’. E acho que está sendo uma experiência muito legal na sala de aula, que é um lugar para aprender coisas novas”, completou a estudante.

O post Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 324 vagas de emprego nesta quinta-feira, 26/6
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Delegacia Móvel da Polícia Civil reforça segurança no Porto da Ilha Tupinambarana

Mais notícias desta categoria

Feminicídio no Amazonas registra a menor taxa do país em 2025 após ações integradas das forças de segurança

2 horas atrás

PC-AM divulga imagens e busca por dois desaparecidos no Amazonas desde 16 e 18 de janeiro

9 horas atrás

PC-AM solicita divulgação das imagens de dois homens que desapareceram em dias e locais distintos

9 horas atrás

Gerência de Recursos Hídricos amplia emissão de licenças e fiscaliza recursos hídricos no Amazonas em 2025

9 horas atrás

Balanço 2025: Ipaam registra aumento de 42,9% na emissão de licenças ligadas aos recursos hídricos do Amazonas

9 horas atrás

Inscrições abertas para a 1ª Teia Amazonas com programação de formação, diálogo e atividades culturais no estado

9 horas atrás

Cultura Viva: Inscrições para a 1ª Teia Amazonas começam nesta quinta-feira

9 horas atrás

Sine Amazonas oferta 87 vagas de emprego com atendimento presencial na Galeria+ nesta quinta-feira

9 horas atrás

Sine Amazonas divulga 87 vagas de emprego para esta quinta-feira

9 horas atrás

Regulamento do Carnaval na Floresta 2026 é assinado e define regras do desfile no Sambódromo de Manaus

9 horas atrás

Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Especial assinam regulamento e definem regras do Carnaval 2026

9 horas atrás

Operação Iara apreende 250 quilos de cocaína e bloqueia R$ 58 milhões em sete estados

9 horas atrás
Polícia Civil apreende cerca de 50 quilos de maconha skunk em freezer de transportadora no Amazonas
Feiras de Produtos Regionais da ADS passam a comercializar café da variedade Robusta Amazônica
Café Tapiruna passa a ser vendido em quatro feiras da ADS em Manaus ao longo de 2026
Grupo Diamantes Verde e Rosa expõe trabalhos em crochê, pintura e tecido no Palácio Rio Negro em Manaus
Palácio Rio Negro recebe exposição que celebra o protagonismo artístico de idosas em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?