Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Governo do Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

De terça-feira (24/06) a quinta-feira (26/06), alunos do ensino Regular e EJA realizam apresentações sobre a variação linguística brasileira

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no bairro NOVO Israel, zona norte de Manaus, realiza, até amanhã (26/06), a Mostra de Linguagens Dulcinéia Varela, apresentada por estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio. O evento integra a Mostra Cultural Interdisciplinar, que acontece anualmente na unidade escolar.

Com a participação de mais de 50 turmas do turno matutino, vespertino e noturno, dos ensino Regular e educação de jovens e adultos (EJA), os alunos, por meio de peças de teatrais, jogos e apresentações temáticas, abordam temas como variação linguística e diversidade cultural por região do território brasileiro.

A diretora da EE Dulcinéia Varela, Nelcineide Lira, compartilhou como a iniciativa permite a interação social e o aprendizado dinâmico das diversas disciplinas, usando a criatividade para expor conhecimentos entre os estudantes.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O segmento deste ano é ‘Linguagens e suas tecnologias’, que fala sobre as várias formas de linguagens. Isso coloca os estudantes para expor, de uma maneira artística, tudo que eles conheceram e aprenderam em sala de aula”, afirmou a diretora.

Aprendizado coletivo

Durante o primeiro dia da mostra, na terça-feira (24/06), os alunos da 1ª série apresentaram a variação linguística dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de apresentações em salas temáticas. Já os estudantes da 2ª série puderam falar sobre a variação linguística a partir da literatura em peças de teatro.

Abordando os livros “Senhora”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, os alunos debateram sobre a variação linguística ao longo dos anos. Os estudantes da 3ª série finalizaram a mostra com aulas dinâmicas, utilizando jogos e atividades criativas.

À frente do projeto, o professor de Língua Portuguesa Daniel Nery elucidou a relevância do ensino de português, em sala de aula, e como os estudantes se programaram para apresentar todo conteúdo da melhor maneira possível, durante os três dias da mostra.

“Tudo isso baseado na gramática como sintaxe, morfologia e também produção textual, então são três dias de muitas programações e muitas apresentações de excelência mesmo”, comentou o professor.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Sotaques e diferenças

Falando sobre o Ceará, a aluna Jussarah Castro, 15, esclareceu que sua turma buscou apresentar a diversidade cultural do estado por meio da encenação, utilizando gírias da região e trazendo expressões que ela ainda não conhecia.

“Eu aprendi o significado de muitas expressões que eu não conhecia, como ‘oxente’ ou ‘manazinha’. E acho que está sendo uma experiência muito legal na sala de aula, que é um lugar para aprender coisas novas”, completou a estudante.

O post Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 324 vagas de emprego nesta quinta-feira, 26/6
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Delegacia Móvel da Polícia Civil reforça segurança no Porto da Ilha Tupinambarana

Mais notícias desta categoria

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

1 hora atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

1 hora atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

1 hora atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

17 horas atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

18 horas atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

19 horas atrás

Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam

22 horas atrás

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

22 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais têm edições suspensas por feriado e retomam programação

23 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais terão cronograma modificado devido ao feriado de Carnaval

23 horas atrás

Central Integrada de Fiscalização autua quatro bandas por falta de documentação em Manaus nas zonas sul e centro-sul

23 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Oito bandas e blocos das zonas sul e centro-sul são fiscalizadas por agentes da CIF

23 horas atrás
Governo Presente em Manaus registra mais de 8,1 mil atendimentos e mantém serviços essenciais após Carnaval
Carnaval na Floresta 2026: Vice-governador Tadeu de Souza destaca presença do Estado em desfiles no Sambódromo
Carnaval de Manaus 2026 reuniu cerca de 50 mil pessoas e teve apoio do Governo do Amazonas
Carnaval na Floresta 2026: Ação do Detran-AM conscientiza a população no desfile das escolas de samba do Grupo Especial
Detran-AM reforça orientações de trânsito seguro no Sambódromo durante o Carnaval de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?