Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Estiagem e mortandade de animais são temas de preocupação dos parlamentares na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Estiagem e mortandade de animais são temas de preocupação dos parlamentares na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03)
ALEAMPolítica

Estiagem e mortandade de animais são temas de preocupação dos parlamentares na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03)

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Ordinária foi marcada pela crescente preocupação dos deputados estaduais em relação à seca alarmante que assola os rios da região. O temor generalizado é que a situação, se não for prontamente enfrentada, possa desencadear uma crise de fome entre a população ribeirinha e causar a morte em massa de animais icônicos, como peixes e botos, que dependem desses cursos d’água para sobreviver.
O deputado Rozenha (PMB) destacou que está estarrecido com as imagens veiculadas na imprensa nos últimos dias da seca no Amazonas. “Estamos vendo o sofrimento do povo desta terra, me preocupo também com os mamíferos, como botos, peixes-boi, que como mamíferos, sofrem mais para se reproduzir. Precisamos entender que, neste momento, é necessário resolver essa questão da fome no interior e também evitar a mortandade dos animais, pois isso PODE causar uma fome profunda no futuro. Enquanto o Brasil não proteger suas florestas e seus habitantes, a natureza falará e a forma como a natureza fala é dessa forma”, lamentou.
Em seu discurso, a deputada Joana Darc (UNIÃO Brasil) abordou a crise ambiental e climática no estado e disse que este ano a situação é diferente dos anos anteriores. “Todos os amazonenses serão afetados de alguma forma. Quero registrar minha indignação. A Amazônia serve de slogan para muitos empresários e agora em momentos como este, estamos sem nenhum tipo de ajuda. Fala-se muito de Amazônia, mas se esquecem que dentro da floresta existem pessoas que estão isoladas, passando fome e sede”, lamentou.
Afirmando estar recebendo pedidos de socorro do interior, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) solicitou que a Defesa Civil do estado preste contas na Assembleia das ações realizadas para mitigar os efeitos da seca. “Fiz um convite semana passada e reitero que a Defesa Civil venha até esta Casa para explicar o que está sendo feito. Precisamos que o órgão preste contas, que o diretor da Defesa Civil, Coronel QOBM Máximo Filho, possa explicar o que o governo estadual está fazendo pela população”, apelou.
O deputado Sinésio Campos (PT) anunciou a vinda do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, junto com o ministro do desenvolvimento regional, Waldez Góes, para, juntamente com o governador Wilson Lima, sobrevoar a região atingida pela queda do barranco em Beruri (distante 183 quilômetros de Manaus), além de outros lugares que estão sofrendo com a estiagem.

“Nesta quarta-feira (4), o Governo Federal virá acompanhar e procurar uma solução para os problemas atuais, além de oferecer uma assistência material aos atingidos pela seca”, afirmou.

Outros temas
Em seu discurso, a deputada Mayra Dias (Avante) abordou a instalação de um posto do Sistema Nacional de emprego (SINE) na cidade de Parintins (360 quilômetros de Manaus em linha reta).
“Estamos acompanhando o processo e esperamos que em breve haja essa inauguração do posto do Sine”, anunciou.
A deputada acrescentou que também solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) que atualize a transmissão de dados dos solicitantes de Carteira de Identidade de Parintins à Manaus para transmissão online, a fim de agilizar o processo.
A instalação de uma sala multissensorial no Aeroporto Eduardo Gomes voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) como forma de melhorar a experiência de pessoas em um ambiente muitas vezes apontado como estressante foi o assunto do deputado Cabo Maciel (PL).
Ele falou sobre a intenção de ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes, em uma sala com iluminação especial e mobiliário apropriado. “A importância dessa sala é grande, pois irá proporcionar o acolhimento necessário enquanto aguardam o momento do seu voo”, explicou.

PPA
O presidente da Aleam, Roberto Cidade, recebeu em mãos do titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia (Sedecti), Serafim Corrêa, o Projeto de Lei enviado pelo Governo do Amazonas que trata do Plano Plurianual (PPA) de 2024-2027, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do governo do Amazonas.
Nele são declaradas as políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas. Seu ciclo é composto pelas etapas de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoBeruriGoverno do AmazonasManausmancheteParintinsSegurança PúblicaWilker
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Tramitam na Aleam matérias voltadas à isenção de IPVA, proteção das florestas e desburocratização
Próximo artigo PPG em Educação está com inscrições abertas para exame de seleção aos cursos de mestrado e doutorado

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

9 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

9 meses atrás
Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas
Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes
Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças
Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?