Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência
Governo do Amazonas

Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Obra solo de Cléia Alves percorre espaços culturais e quilombolas do Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus recebe neste mês de abril a estreia do espetáculo de dança “Ancestrais”, idealizado, dirigido e interpretado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves. A apresentação inicial acontece no próximo dia 27/04, às 10h, no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, localizado no bairro Praça 14, e integra os festejos em homenagem a São Benedito.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa iniciada em 2021 e foi contemplado pelo Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.

Uma obra de resistência e afirmação cultural

“Ancestrais” é uma obra que nasce da necessidade de debater temas como identidade, ancestralidade e pertencimento. Segundo Cléia Alves, a criação do espetáculo parte da urgência de reagir ao avanço da intolerância religiosa, do racismo e da marginalização cultural no Brasil. “Falar sobre identidade, ancestralidade e pertencimento é um ato político no Amazonas. A minha arte é um grito de resistência”, afirma a artista.

A narrativa do espetáculo é construída a partir da movimentação de danças tradicionais afro-brasileiras, como capoeira, samba, maracatu e dança dos orixás. Além disso, Cléia Alves utiliza percussão, poesia e cantos afro-religiosos para conduzir o público a uma imersão nas memórias e vivências de povos negros e originários.

A artista tem uma trajetória marcada pelo ativismo cultural e pela valorização das manifestações afro-amazônicas. Sua atuação inclui participações em grupos de maracatu, samba de roda, hip hop e movimentos sociais femininos, como o Fórum Permanente de Mulheres de Manaus e o Fórum das Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas.

A produtora e assistente de coreografia do espetáculo Thyene Viana relata que a experiência de participar do projeto tem sido transformadora. “É uma experiência magnífica estar ao lado de uma mulher afro-ameríndia com 40 anos de trajetória. Como assistente de coreografia, busco sempre entender seus objetivos, fazer anotações e contribuir para o aperfeiçoamento da obra”, explica.

O mestre de capoeira KK Bonates, colaborador artístico da obra, define Ancestrais como “uma singela beleza da uni multiplicidade do ser humano”. Já a professora e bailarina Francis Baiardi, mediadora das rodas de conversa que acontecerão após as apresentações, afirma: “Cléia apresenta suas memórias afetivas com uma verdade que emociona e nos faz refletir sobre uma escuta sensível do planeta e de seus ancestrais.”

Fotos: Divulgação

Temporada do espetáculo “Ancestrais”

O espetáculo passará por diferentes comunidades quilombolas e instituições culturais de Manaus e do interior do estado. Com início no domingo (27/04), no Pagode do Quilombo do Barranco de São Benedito, bairro Praça 14, o espetáculo segue no dia 11/05, para a Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, em Itacoatiara, às 10h.

No dia 14/05, às 9h, é a vez da escola Estadual Cacilda Braule Pinto receber o espetáculo. Seguindo para o dia 20/05, a apresentação ocorrerá na ESAT – Universidade Estadual do Amazonas, bairro Praça 14, às 16h. E finalizando o circuito em Manaus, nos dias 29 e 30/05 no Teatro da Instalação, às 19h.

As apresentações no Teatro da Instalação contarão com ingressos gratuitos e terá uma roda de conversa com o público. O espetáculo conta ainda com o apoio da Associação de Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito, Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus Lago de Serpa, ESAT-UEA e escola Cacilda Braule Pinto.

Mais do que uma obra de dança, “Ancestrais” é um manifesto. Um convite à reflexão sobre o passado, o presente e o futuro das comunidades negras e indígenas da Amazônia e sobre a potência da arte como instrumento de transformação social.

O post Espetáculo de dança “Ancestrais” estreia em Manaus com reflexões sobre identidade e resistência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura fiscaliza serviços de transporte público no Centro
Próximo artigo Exposição do Museu Itinerante da Amazônia é aberta em Manaus com reflexões sobre cidades amazônicas e mudanças climáticas

Mais notícias desta categoria

Governo Presente leva 1,3 mil atendimentos e distribui cestas e kits bebê no Lago Azul, em Manaus

7 horas atrás

Governo Presente realiza 1.432 atendimentos em Manaus com consultas e exames até 5 de dezembro

8 horas atrás

Sine Amazonas oferece 139 vagas de emprego em Manaus com atendimento das 8h às 14h

10 horas atrás

Mutirão de consultas oftalmológicas no Amazonas será descentralizado e agendado via Assistente Virtual

10 horas atrás

Detran-AM entrega kits de segurança do projeto Motociclista Legal a motofretistas de Maués no dia 29/11

10 horas atrás

Castração gratuita de animais e atendimentos de saúde alcançam moradores do Conjunto Viver Melhor em Manaus

10 horas atrás

Governador Wilson Lima destina investimentos em Maués para fortalecer setores primário e social durante Festa do Guaraná

10 horas atrás

Doação de peixe pelo Governo do Amazonas distribui 15 toneladas de tambaqui e beneficia cerca de 20 mil pessoas na zona norte

10 horas atrás

Feirão do Pescado da ADS em Manaus vende mais de 11 toneladas e movimenta R$ 350 mil em dois dias

10 horas atrás

Ipaam realiza atendimentos em Barcelos até 02/12 para regularizar pesca esportiva e atividades florestais

1 dia atrás

Detran-AM realiza 682 atendimentos durante ação do Governo Presente na Escola CMPM 6 no Lago Azul

1 dia atrás

Governo do Amazonas entrega subsídio Entrada do Meu Lar a cinco famílias e anuncia atendimentos no Governo Presente

1 dia atrás
Governo Presente realiza 27ª edição com feira de economia criativa e artesanato natalino no Lago Azul em 29/11
Polícia Militar do Amazonas conquista três reconhecimentos no Prêmio Qualidade Amazonas e vence Gincana Solidária com arrecadação de alimentos
Seap-AM é reconhecida com Prêmio Qualidade Amazonas por modernização da gestão penitenciária e eficiência operacional
Secretaria de Saúde do Amazonas diz que estoque da Central de Medicamentos do Amazonas está regular após questionamento oficial
Governo Presente registra mais de 11,8 mil atendimentos no Lago Azul em Manaus entre 22 e 27/11
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?