Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas defendem mudanças legais para reforçar combate a crimes virtuais contra crianças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas defendem mudanças legais para reforçar combate a crimes virtuais contra crianças
Nacional

Especialistas defendem mudanças legais para reforçar combate a crimes virtuais contra crianças

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

11/11/2025 – 16:50  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Reunião do grupo de trabalho sobre proteção para crianças e adolescentes na internet

Representantes das forças policiais, do Poder Judiciário e do [[g Ministério Público]] sugeriram mudanças no Marco Civil da Internet e no ECA Digital para combater crimes virtuais contra crianças e adolescentes, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

O diretor-substituto de Combate a Crimes Cibernéticos da polícia Federal, Valdemar Latance Neto, defendeu que o Marco Civil da Internet autorize delegados e o Ministério Público a pedirem a preservação de dados digitais.

Segundo ele, a lei atual garante apenas a guarda do número de IP, e não de todos os dados de navegação. “Por causa dessa lacuna na lei, o Supremo Tribunal Federal anulou uma operação policial inteira”, afirmou Latance.

Conteúdos ilegais
O delegado também sugeriu aprimorar o chamado ECA Digital, que trata de crimes virtuais contra menores de 18 anos, para permitir que delegados de polícia possam solicitar a retirada imediata de conteúdos ilegais da internet.

“O artigo 29 lista quem PODE pedir a retirada do conteúdo, mas não inclui o delegado de polícia. Isso precisa ser corrigido”, explicou.

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Lodder defendeu que a lei autorize o uso de provas produzidas por autoridades estrangeiras

Acesso imediato
O procurador George Neves Lodder, do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Distrito Federal, propôs duas mudanças legais.

A primeira permitiria que investigadores solicitassem, em casos urgentes, a localização de suspeitos diretamente aos provedores de internet, sem necessidade de autorização judicial prévia.

Ele citou o exemplo dos Estados Unidos, onde essa prática é permitida em situações de emergência. “Esse acesso imediato é fundamental para evitar abusos e salvar vidas”, disse Lodder.

No Brasil, a legislação exige autorização judicial para acessar esses dados. Na opinião do procurador, esse controle poderia ocorrer após a operação, garantindo agilidade sem comprometer a legalidade.

provas estrangeiras
Lodder também defendeu que a legislação autorize o uso de provas produzidas por autoridades estrangeiras em casos de crimes transnacionais. Segundo ele, o Brasil já coopera com outros países nesses casos, mas a ausência de previsão legal PODE levar à anulação de sentenças.

GT da Câmara
A audiência foi promovida pelo Grupo de trabalho (GT)) sobre Proteção de Crianças e Adolescentes em Ambiente Digital, a pedido da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA).

O diretor da Safernet, Thiago Tavares, recomendou que o grupo avalie o anteprojeto apresentado por uma comissão de juristas da Câmara em 2019, que trata do uso de dados pessoais em investigações criminais. Segundo ele, o texto PODE servir de base para atualizar a legislação brasileira sobre crimes cibernéticos.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 498 vagas de emprego nesta quarta-feira
Próximo artigo Projeto suspende decreto que criou a Força Nacional de Segurança Pública

Mais notícias desta categoria

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

15 horas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

2 dias atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

3 dias atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

4 dias atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

4 dias atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

7 dias atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

1 semana atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

1 semana atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

2 semanas atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

2 semanas atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

2 semanas atrás
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
CPMI do INSS ouve Leila Pereira, CEO do C6 Consignado e presidente da Dataprev
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?