Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas defendem incentivos tributários para instalação de datacenters no Brasil; assista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas defendem incentivos tributários para instalação de datacenters no Brasil; assista
Nacional

Especialistas defendem incentivos tributários para instalação de datacenters no Brasil; assista

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

05/12/2025 – 11:00  

Seminário na Câmara dos Deputados, realizado com o apoio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, debateu a medida provisória que institui o Regime Especial de tributação para Serviços de Datacenter-Redata (MP 1318/25). O texto traz benefícios fiscais e exigências para as empresas do setor.

Os datacenters são grandes redes de servidores utilizadas no processamento de dados. A maior parte dessas estruturas está situada fora do país.

O presidente da Associação Brasileira de Datacenter, Renan Lima Alves, disse que as empresas nacionais estão em desvantagem por causa dos impostos cobrados sobre os equipamentos e os serviços.

“O problema principal é que o Brasil tem um alto custo fiscal. Quando a gente coloca o país em uma perspectiva global, estamos atrás de Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, só para citar nações vizinhas, que têm políticas de incentivo”, declarou.

O que diz a MP
Entre outros pontos, a MP 1318/25:

  • reduz a zero os impostos federais sobre servidores, armazenamento, REDE, refrigeração e outros equipamentos de datacenter;
  • estimula o uso de componentes fabricados no Brasil;
  • exige utilização de energia 100% renovável ou sem emissão de carbono; e
  • obriga as empresas beneficiadas a aplicar 2% de seus investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento no país.

Soberania nacional
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que o Redata tem importância estratégica para o país.

“O Brasil se tornará mais atrativo para receber investimentos em equipamentos fundamentais para a transformação digital. Isso contribui com a soberania nacional, para que todo esse processamento de informação seja feito aqui no Brasil”, comentou.

Votação
Existe uma articulação para que a medida provisória sobre o Redata passe a ser analisada junto com o projeto de lei que cria o marco legal para a inteligência artificial no Brasil (PL 2338/23).

O relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), acredita que será possível votar com rapidez esse NOVO texto na comissão especial e no Plenário.

“Nós estamos finalizando o parecer para apresentar à comissão. Nossa ideia é votar neste ano”, disse Ribeiro.

Já o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Ricardo Barros (PP-PR), acha que a medida provisória sobre os datacenters teria maior facilidade de ser aprovada de forma separada.

Ele explicou que existem muitas polêmicas sobre o projeto da inteligência artificial. “A questão do direito autoral, do rastreamento do que é consultado pela IA para produzir respostas são alguns desses pontos”, citou.

Reportagem – Dourivan Lima
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova criação do crime de gerontocídio com pena de até 40 anos para proteger pessoas idosas
Próximo artigo Amazonas alcança 1ª colocação nacional em transparência ativa e recebe Selo Diamante em 2025

Mais notícias desta categoria

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

15 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

16 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

16 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

17 horas atrás

Retrospectiva 2025: Lei de Incentivo ao Esporte tornou-se política permanente

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: deputados aprovaram isenção de IPVA e despacho gratuito de mala

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proposta que altera licenciamento ambiental

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia

18 horas atrás

Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara

18 horas atrás
Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento
Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas
Comissão Mista aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas
Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde
Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?