Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas cobram transparência na produção de alimentos de origem animal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas cobram transparência na produção de alimentos de origem animal
Nacional

Especialistas cobram transparência na produção de alimentos de origem animal

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/08/2025 – 17:19  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Beatriz Veloso: empresas tratam esse tema como ferramenta de marketing

Especialistas ouvidos em audiência pública na Câmara alertaram, nesta terça-feira (26), para a prática conhecida como humane washing  (lavagem humanitária). A tática de marketing é usada por empresas para dar a ilusão de que os seus produtos de origem animal são produzidos de maneira ética e sustentável, quando na verdade não são.

O compromisso de sustentabilidade e bem-estar animal por parte da indústria de alimentos foi debatido pelas comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor.

O deputado Marcelo Queiroz (PSDB-RJ), autor do pedido para a reunião, criticou o uso de frases como “empresa amiga do meio ambiente”, “amiga das águas”, “ovos livres de gaiola” e “animais felizes”, transmitindo informações que podem induzir o consumidor ao erro.

Assessora de Relações Corporativas da Alianima, ong de proteção animal, a advogada Beatriz Veloso afirmou que são usados rótulos falsos ou a divulgação de informações vagas, imprecisas ou até mesmo falsas. “Um número relevante de empresas ainda trata o tema apenas como ferramenta de marketing e como forma de reduzir riscos reputacionais”, disse.

Essa estratégia, segundo ela, prejudica os produtores que realmente investem em melhorias para a criação dos animais. “As empresas precisam ser responsáveis pelas informações que elas compartilham e também com os compromissos que elas assumem. O trabalho de governança deve incluir controle, fiscalização e comunicação transparente”, completou.

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Nilto Tatto comemorou aumento da conscientização sobre bem-estar animal

Fiscalização
O representante do Ministério da agricultura e pecuária, Bruno leite, informou que o órgão está atento ao problema da rotulação falsa e da divulgação de informações inconsistentes sobre os alimentos de origem animal.

“Nós revisamos a legislação sobre boas práticas agrícolas. Lá vai ter uma lista de critérios, desde a parte ambiental até a questão do bem-estar animal. Para que a gente possa ter mais uma garantia de que esses procedimentos realmente estão sendo feitos na prática”.

A necessidade de adoção de critérios claros, públicos e transparentes nas informações para os rótulos também foi destacada por José Rodolfo Ciocca, diretor executivo da Certificadora Produtor do Bem.

“A certificação reconhece e comunica de forma clara que produtores e indústria adotam as melhores práticas de produção. Mais do que um selo, acaba sendo um símbolo de confiança e valorização, garantindo transparência. A certificação traz isso de uma maneira prática, uma vez que existe uma auditoria in-loco para fazer essas verificações”.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), que presidiu a reunião, comemorou que a sociedade esteja ganhando consciência sobre a defesa do meio ambiente e bem-estar animal.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior População destaca importância do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional
Próximo artigo Líderes definem que PEC das prerrogativas parlamentares será votada amanhã

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena

9 horas atrás

Câmara aprova redução de alíquotas tributárias para indústria química

10 horas atrás

Deputada apresenta 95 propostas para viabilizar enfrentamento a feminicídios

11 horas atrás

Deputados aprovam urgência para projeto que incentiva instalação de datacenters no Brasil

12 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

12 horas atrás

Projeto prevê confisco de bens de condenados por maus-tratos a animais

12 horas atrás

Projeto obriga cemitérios a terem áreas para pets e autoriza enterro de animais em jazigos da família

13 horas atrás

Projeto agrava pena para motorista com placa de veículo violada ou ilegível

13 horas atrás

Morte do cão Orelha motiva projetos para punir adolescentes que cometerem violência contra animais

13 horas atrás

Projeto garante até 200 kWh de energia solar gratuita para baixa renda

14 horas atrás

Leur Lomanto Júnior é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

15 horas atrás

Projeto obriga estados a criarem delegacia eletrônica para denúncias de maus-tratos a animais

16 horas atrás
Proposta prioriza antenas compactas para expansão do 5G no Brasil
Deputada diz que campanhas alertam, mas não resolvem problema do feminicídio; ouça a entrevista
Projeto cria regime especial de tributação para incentivar instalação de datacenters no Brasil
Projeto reduz alíquotas de PIS e Cofins antes da mudança no regime tributário para a indústria química
Projeto permite pagamento individual de créditos reconhecidos em ações coletivas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?