Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas cobram mudanças na legislação sobre terrorismo para enfrentamento do crime organizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas cobram mudanças na legislação sobre terrorismo para enfrentamento do crime organizado
Nacional

Especialistas cobram mudanças na legislação sobre terrorismo para enfrentamento do crime organizado

52 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

13/11/2025 – 14:12  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Coronel Meira: tratar terroristas como criminosos comuns favorece o crime organizado

Especialistas cobraram mudanças na Lei Antiterrorismo visando o enfrentamento do crime organizado. Eles participaram de debate na Comissão de Segurança Pública nesta quarta-feira (13) a pedido do deputado Coronel Meira (PL-PE).

“A lei sobre terrorismo é fundamentada na intolerância e no preconceito como elemento subjetivo, e isto é insuficiente para fazer frente aos atos que estamos vendo”, disse o procurador de justiça Artur Pinto de Lemos Júnior, de São Paulo.

“Negar essa realidade é perpetuar a impunidade”, afirmou Coronel Meira. “Tratar terroristas como criminosos comuns é fechar os olhos para o avanço da estrutura que alicia jovens, domina territórios, corrompe instituições e exporta violência.”

Avanço das facções
Os participantes foram unânimes em apontar a gravidade do avanço das facções criminosas. Elas já atuam como grupos organizados que desafiam a soberania do Estado por meio do controle de comunidades, táticas de guerrilha e poder bélico.

A principal crítica à legislação atual refere-se à exigência de motivação ideológica, religiosa ou xenofóbica para definir um ato como terrorista. Para os especialistas, a regra ajuda as facções, cujas motivações são econômicas e de domínio territorial.

“[Na Lei Antiterrorismo] foram colocadas essas motivações [xenofobia, religião etc.]. Por consequência, isso não blindou só os movimentos sociais, blindou todas as facções, porque em tudo que elas fazem não tem nenhuma dessas motivações”, criticou o juiz e professor Carlos Eduardo Ribeiro de Lemos, do Espírito Santo.

Asfixia financeira
Os debatedores pediram mecanismos legais para proteger agentes de segurança pública em operações e urgência em asfixiar financeiramente as facções, atacando práticas ilegais que as financiam, como pirataria, contrabando e roubo de cargas.

“Qualquer ação de segurança pública que não esteja calcada em perseguir o dinheiro, prender e manter o faccionado preso, recuperar e manter os territórios e apreender armas vai ser pouco efetiva”, alertou Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da polícia Militar do Rio de Janeiro.

Participantes
Também participaram da audiência pública os deputados José Medeiros (PL-MT) e Evair Vieira de Melo (PP-ES); a juíza Elma Mendonça Tourinho, de Rondônia; o delegado Ferdinando Frederico Murta, de Mato Grosso do Sul; o ex-capitão do Bope do Rio Paulo Estorani; o presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil, Dejaci da Conceição; o presidente do Fórum Nacional contra Pirataria e Ilegalidade, Edson Vismona; o representante da Confederação Nacional do Transporte Daniel Bertolini; o tenente Daniel Gonçalves Conde, da polícia Militar do Paraná; e os advogados Jeffre Chiquini e Nerleu Caus.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta-feira, 14/11

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova regras para garantir acessibilidade nas informações de produtos e serviços

1 hora atrás

Comissão de Saúde da Câmara debate doenças inflamatórias intestinais

2 horas atrás

Comissão debate diversidade religiosa e direitos humanos na próxima terça

3 horas atrás

Audiência na Câmara dos Deputados discute fiscalização dos suplementos alimentares

4 horas atrás

Audiência na Câmara discute contratações de tecnologistas pelo Ministério da Saúde

4 horas atrás

Audiência discute desenvolvimento sustentável do Vale do Catimbau (PE)

4 horas atrás

Projeto torna crime o descarte de alimentos aptos para consumo

5 horas atrás

Câmara aprova permissão de recursos de emendas para atendimento pré-hospitalar realizado por bombeiros

18 horas atrás

Votação do projeto de combate ao crime organizado é marcada para terça-feira

18 horas atrás

Câmara aprova projeto que prevê medidas de prevenção do câncer colorretal na população masculina

19 horas atrás

Motta aguarda novo parecer sobre projeto do combate ao crime organizado para definir votação

20 horas atrás

Comissão aprova formação obrigatória de professores em práticas inclusivas

21 horas atrás
COP30: parlamentares discutem papel do Legislativo para transformar compromissos em ações concretas
Comissão aprova regras para atendimento de pessoas com tremor essencial no SUS
Congresso homenageia Operação Contenção do governo do Rio
Mulheres na COP30: deputadas detalham propostas de enfrentamento à crise climática
Comissão aprova projeto que amplia definição de dependente legal de policiais civis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?