Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas apontam necessidade de reforçar número de servidores na rede federal de educação profissional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas apontam necessidade de reforçar número de servidores na rede federal de educação profissional
Nacional

Especialistas apontam necessidade de reforçar número de servidores na rede federal de educação profissional

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

06/05/2025 – 18:11  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A audiência foi solicitada pela deputada Dandara na Comissão de educação

Em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (6), representantes de institutos federais, do Ministério da educação (MEC) e de entidades do setor ressaltaram a necessidade de mais servidores na REDE federal de educação profissional. O debate foi promovido pela Comissão de educação e tratou da importância da REDE, que inclui a educação científica e tecnológica.

Na opinião do secretário de educação profissional e Tecnológica do Ministério da educação, Marcelo Bregagnoli, é necessário reforço de recursos para ampliar a REDE. Uma portaria do MEC do início do ano cria 30 novos campi com a transformação de unidades avançadas de institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFS). Também foi duplicada, de 400 para 800 estudantes, a capacidade de atendimento em 20 institutos federais de 18 estados.

A expectativa é de que sejam criadas, nos próximos anos, 12 mil novas vagas, o que exige a ampliação de quadros de professores e técnico-administrativos em educação. Segundo Marcelo Bregagnoli, essa medida precisa de autorização do Congresso.

“Eles serão essenciais para que a gente possa estabelecer a expansão da REDE federal. O tão sonhado número próximo a mil unidades que o presidente Lula tanto fala depende diretamente dessa aprovação”, disse Bregagnoli, se referindo a um projeto de lei que será ainda enviado ao Congresso. “É nosso ponto essencial para este ano, além da questão orçamentária, que é sempre algo fundamental para manutenção e ampliação de nossas ações.”

Atualmente, a REDE federal conta com 686 unidades, 38 institutos federais, 112 escolas técnicas vinculadas a universidades federais, 2 centros federais de educação tecnológica, uma universidade tecnológica federal, no Paraná, além do colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. São 10 mil cursos em diversas modalidades. No ano passado, foram oferecidas 1,7 milhão de vagas e houve 2,8 milhões de inscritos em processos seletivos.

A presidente do Conselho das Instituições da REDE Federal de educação profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Paula Giraux, afirma que há demanda para aumentar a oferta nas escolas. “Muitos nos procuram para que novos projetos possam ser desenvolvidos. Então, nós temos o Pé-de-Meia, projetos de agentes culturais, uma série de projetos que os institutos federais desenvolvem por causa dessa nossa abrangência.”

Ana Paula Giraux lembrou que existem 960 cursos de licenciaturas em 373 campi, mais de 100 mil matrículas, além do processo de formação continuada em cursos de especialização e de formação de professores.

Previsão de recursos
O debate foi pedido pela deputada Dandara (PT-MG), que lembrou a previsão de investimentos de R$ 2,5 bilhões até o fim de 2026 para implantar 102 novos campi em 98 municípios.

“Cada instituto federal tem uma característica. Alguns descendem dos colégios agrícolas, outros foram criados e construídos para este fim, então nós temos demandas de infraestrutura das mais diversas ordens e nós precisamos também que esses recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] cheguem logo para vermos tijolo a tijolo sendo assentado”, disse a deputada.

Dandara é autora do Projeto de Lei 760/25, que assegura recomposição anual das dotações orçamentárias das instituições de educação superior mantidas pela UNIÃO pela variação acumulada do IPCA, mais 2,5%. Na justificativa, a deputada explica que o adicional de 2,5% sobre a inflação reflete um equilíbrio entre a necessidade de avanço qualitativo e a prudência fiscal e possibilita que a UNIÃO planeje os repasses de forma previsível.

Legislação
A REDE Federal de educação profissional, Científica e Tecnológica foi criada pela Lei 892/08. Atualmente, há 11 mil projetos de pesquisa e 7 mil projetos de extensão em 289 cursos de especialização e 526 programas de pós-graduação e 237 cursos de mestrado e doutorado e 1.125 registros de propriedade intelectual nas escolas técnicas federais.

As diretrizes para a política de educação profissional e tecnológica foram estabelecidas pela Lei 14.645/23.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conselho de Ética aprova suspensão do deputado Gilvan da Federal por três meses
Próximo artigo Arthur Lira pode rever alíquotas de Imposto de Renda para os mais ricos

Mais notícias desta categoria

Publicada medida provisória que protege direitos comerciais da Copa Feminina de 2027

19 horas atrás

Publicado edital do concurso para policial legislativo federal da Câmara dos Deputados

20 horas atrás

Projeto estabelece pena de prisão para quem reincidir em barulho excessivo de veículos

21 horas atrás

Comissão aprova novas regras para a caderneta de saúde de bebês prematuros

21 horas atrás

Comissão aprova IPCA como índice para reajustes em novos contratos de energia

21 horas atrás

Comissão aprova compensação a municípios por impactos de unidades prisionais

23 horas atrás

Comissão aprova regras nacionais para o comércio ambulante no Brasil

24 horas atrás

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

1 dia atrás

Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros

1 dia atrás

Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca

1 dia atrás

Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas

1 dia atrás

Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso

1 dia atrás
Comissão aprova desconto na conta de luz para pessoas em tratamento de câncer
Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Comissão aprova programa para recuperar terras degradadas e ampliar produção agrícola
Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais
Projeto inclui direito de autocustódia de ativos virtuais na legislação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?