Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM
Governo do Amazonas

Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projetos desenvolvidos por professores e alunos estimulam a educação ambiental no ambiente escolar

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Geny Bentes de Jesus, localizada em Parintins (a 369km de Manaus), e a EE Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada na zona sul de Manaus, receberam, em cerimônia realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), premiação referente ao concurso de Soluções Sustentáveis na Amazônia, promovido pelo órgão. As escolas ganharam destaque com projetos, desenvolvidos por professores e alunos, que incentivam a comunidade escolar a pensar soluções práticas voltadas à sustentabilidade na Amazônia.

O concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), direcionado para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental II da Secretaria de educação. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (20/03) e, como premiação, as escolas receberam notebooks, tablets, smartphones e datashows.

A iniciativa visa preparar os estudantes para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP), que acontecerá pela primeira vez na Amazônia, na cidade de Belém, em novembro de 2025. Os trabalhos premiados abordam temas como gestão da água, gestão de resíduos sólidos e estratégias para redução dos danos das mudanças climáticas.

O primeiro lugar do concurso ficou com o projeto “Arborização e práticas de educação Ambiental”, da EE Geny Bentes de Jesus, coordenado pela professora Patrícia Rosaneide Nunes Pereira, com participação das estudantes Bianca Yasmin Machado, Kamylla Alves Fragata, Letícia de Souza Gomes, Vitória Raulin Monteiro e Vivian Reis da Costa, alunas do 7°, 8° e 9° ano.

O projeto promoveu o plantio de ipês e outras árvores nativas na área escolar para mitigar os impactos ambientais da proximidade com um aterro sanitário, reduzindo o acúmulo de água, as ilhas de calor e melhorando a qualidade do ar.

“A gente busca sempre incentivar os professores a fazerem essa inscrição dos alunos, porque com o projeto inscrito já tem condições de ganhar. São projetos muito bons, desenvolvidos tanto pelos professores, quanto pelos alunos, e enriquecem muito o currículo deles ao trabalhar com essa metodologia”, afirmou o diretor da unidade de ensino, Robson Neres.

A principal inovação do projeto foi o plantio das mudas de árvores de grande porte, nativas da Amazônia, na área externa da escola, uma alternativa natural para minimizar o odor forte do aterro sanitário e o calor no entorno da escola, levando em consideração a Teoria da Ecologia da Paisagem e Serviços Ecossistêmicos, alvo de pesquisa da professora Patrícia Rosaneide.

“Nós esperamos que esse reconhecimento venha a favorecer, que outros colegas e outros alunos possam também participar de projetos semelhantes”, ressaltou a professora.

Gestão inteligente de resíduos sólidos

A EE Almirante Ernesto de Mello Baptista ficou em terceiro lugar com o projeto “O lixo não é tão ‘lixo’ assim: Gerenciamento de resíduos sólidos na escola Almirante Ernesto de Mello Baptista”. Coordenado pela professora Mary Luci Souza, o projeto também contou com a participação dos alunos Davi Assis Ferreira Batista e Ludmila Castro Batista Miranda.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A iniciativa envolveu campanhas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, criação de pontos de coleta de tampinhas e garrafas PET, criação de produtos de limpeza ecológicos, além do desenvolvimento de um bueiro inteligente, com tecnologia capaz de identificar o acúmulo de resíduos e alertar sobre a necessidade de limpeza.

“Esse reconhecimento é muito importante, pois mostra que pequenas iniciativas podem gerar grandes impactos. O projeto nasceu da vontade de promover uma gestão mais consciente dos resíduos sólidos em nossa escola”, afirmou a professora Mary Luci.

O principal objetivo foi promover a sustentabilidade no cotidiano por meio de ações que reduzem o descarte inadequado de resíduos sólidos, utilizando tecnologias inovadoras para otimizar a gestão de resíduos e minimizar os impactos ambientais. O projeto realizou pesquisas, rodas de conversas, entrevistas envolvendo os alunos e a comunidade escolar, instalou pontos de coleta de garrafas PET na escola e desenvolveu campanhas de conscientização.

O post Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seleção Amazonense de Vôlei busca classificação para semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18
Próximo artigo Em Manaus, espetáculo gratuito “Za Ba Doo Bop” faz homenagem ao bebop e suas influências

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

2 horas atrás

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

2 horas atrás

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

2 horas atrás

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

5 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

5 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, projeto Metamorfos leva encantaria amazônica a escolas e espaços culturais de Parintins

5 horas atrás

Governo do Amazonas inicia implantação de serviço inédito de hemodinâmica no HPS João Lúcio

5 horas atrás

No Dia Nacional da Habitação, Governo do Estado destaca avanços com o Amazonas Meu Lar

5 horas atrás

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

5 horas atrás

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

6 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

7 horas atrás

Documentário sobre o Teatro Experimental do Sesc será lançado no Teatro Amazonas

8 horas atrás
Governo do Amazonas fortalece inclusão social pelo esporte com apoio do Pelci
Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro
Ipaam, MMA e Pnud promovem mutirão para agricultores regularizarem o Cadastro Ambiental Rural
Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?