Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas estaduais recebem o projeto ‘Cidadão de Berço’ voltado às crianças do ensino fundamental
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Escolas estaduais recebem o projeto ‘Cidadão de Berço’ voltado às crianças do ensino fundamental
ALEAMGestão Estadual

Escolas estaduais recebem o projeto ‘Cidadão de Berço’ voltado às crianças do ensino fundamental

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, e a escola Estadual Wilma Gerber, no bairro Cidade de Deus, foram as primeiras a receberem, na segunda (8/4), o “Cidadão de Berço”, projeto voltado aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, com a finalidade de estabelecer um caminho de base para percepção dos valores cívicos, políticos e democráticos na infância.

O projeto “Cidadão de Berço é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC). As atividades do “Cidadão de Berço” continuarão na próxima semana (15/4), nas mesmas instituições: escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi e a escola Estadual Wilma Gerber. No último encontro, as turmas visitarão o plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Aleam.

O trabalho, desenvolvido pela Gerência de educação Cidadã e coordenado pela professora Josy Kelly Martins, envolve crianças em diálogos que permitam construir conceitos e ideais de Cidadania, política e democracia.

“A meta do projeto é participar da formação cidadã e política das crianças ainda no primeiro ano do ensino fundamental, envolvendo-as em atividades lúdicas para que elas mesmas construam conceitos a respeito da política, livres de preconceitos que tanto colaboram para uma cultura de rejeição ao tema”, comentou Josy Kelly.

Josy explicou que, primeiramente, está sendo abordado, nas escolas, o conceito de comunidade e o efeito que o individual PODE fazer no coletivo, por meio de respeito, Solidariedade e senso de bem comum.

“Trabalhamos a questão das regras para uma boa convivência em sala de aula, como não empurrar e agredir o colega, não pegar o material do outro sem pedir, não jogar lixo no chão, fazer silêncio, entre outros. Somente depois começamos a adentrar o mundo político”, explicou.

O projeto será desenvolvido em seis encontros. Cinco presenciais na sala de aula da escola escolhida e o último nas dependências da Aleam, onde os representantes eleitos por cada turma entregarão, aos deputados da Casa, a carta “Mais amor aqui”.

 

  

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Campanha “Se Renda à Infância” tem adesão do TRT-11
Próximo artigo Prefeitura inicia uso de aplicativo do ArcGIS para monitorar prédios e imóveis históricos do Centro

Mais notícias desta categoria

Compartilhando Histórias: Incentivo à Leitura em Manaus

2 horas atrás

Macrodrenagem: Ações Efetivas em Manaus

15 horas atrás

Parintins: Transformação Urbana e Investimentos Históricos

22 horas atrás

Amazonas e Argentina: Turismo em Conexão

1 dia atrás

Prefeito David Almeida atua em chuvas intensas em Manaus

2 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Seu Impacto na Economia

2 dias atrás

Prosamin+ é o destaque da Amazônia nos prêmios internacionais

2 dias atrás

Esquenta do Boi Manaus 2025: Atrações Imperdíveis

2 dias atrás

Biópsia: Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

2 dias atrás

prefeito alinha infraestrutura e limpeza pública em manaus

3 dias atrás

Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte

3 dias atrás

Gravidez na adolescência: Redução e desafios em Manaus

3 dias atrás
Descomplica Transporte: Comunicação Eficaz em Manaus
Respeito à pessoa idosa – Uma ação de conscientização
Feirinha do Tururi: Celebração Cultural em Manaus
Auxílio Estadual: Novo telefone para beneficiários
turismo amazônico – Manaus na Abav Expo 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?