Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Escolas do ensino médio obedecem protocolo de prevenção à Covid-19, diz FVS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Escolas do ensino médio obedecem protocolo de prevenção à Covid-19, diz FVS
Gestão Estadual

Escolas do ensino médio obedecem protocolo de prevenção à Covid-19, diz FVS

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Visitas a escolas estaduais realizada pela FVS – Foto: Divulgação/FVS-AM

As escolas estaduais de ensino médio, em Manaus, estão cumprindo todos os critérios do protocolo de prevenção à Covid-19 estabelecido pela Fundação de Vigilância em saúde (FVS) e, por isso, estão aptas a manter as aulas presenciais, retomadas no último dia 10. A constatação foi feita por técnicos da FVS, que realizaram visitas às escolas durante a primeira semana de aulas. 

Os técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa/FVS-AM) e do Núcleo de educação em saúde (NES/FVS-AM) visitaram as 118 escolas do ensino médio gerenciadas pela Secretaria de Estado de educação e Desporto (SEDUC), no período de 10 a 18 de agosto, e aplicaram um questionário para avaliar as ações implantadas nas instituições de ensino.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a visita ocorreu para garantir a manutenção das medidas de prevenção adotadas, em que se PODE observar o cumprimento das determinações. “Foi evidenciada a adoção do protocolo com as medidas de segurança sendo seguidas”, avaliou.

O gerente de Serviços de saúde da Devisa/FVS-AM, Marco Pinto, apontou que a equipe técnica obteve as análises a partir do método da observação e coleta de informações escritas. “As visitas foram baseadas em um questionário semiestruturado no protocolo que a SEDUC já tinha pactuado com as unidades escolares”, disse.  

Avaliação – Entre os itens inspecionados nas escolas, a equipe técnica monitorou ações para evitar a aglomeração da comunidade escolar, como marcação no chão e saídas alternadas das turmas de alunos; também foi analisado o uso obrigatório de máscara pelo corpo docente, discente, equipe pedagógica, merendeiros e terceirizados.

A avaliação também evidenciou adoção do fornecimento de máscara a todos os usuários da escola; troca de máscara durante os turnos de aulas; ciência das orientações sobre a forma de contágio e das medidas de prevenção; disponibilidade de material informativo (cartazes e folders) de prevenção à Covid-19 afixados nas dependências escolares; ciência da necessidade de que não haja compartilhamento de objetos pessoais; aumento da quantidade de pias para higienização das mãos; disponibilização de sabonete líquido, papel toalha, dispensadores de álcool gel 70%, lixeira com tampa acionada por pedal; ambientes limpos e organizados com desinfecção de maçanetas, corrimões e outras estruturas.

Ainda entre os itens analisados estão o aumento na frequência da rotina de limpeza; orientação para troca de ar nas salas com climatização artificial (ar-condicionado); uso de copos ou garrafas para utilização em bebedouros; oferta de copos descartáveis; mensuração de temperatura na chegada dos integrantes da comunidade escolar; além de orientações para casos suspeitos.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, que inclui a Vigilância Epidemiológica, e atua na linha de frente, no combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC deflagra operação ‘Liberum Forum’ e prende indivíduo por receptação culposa
Próximo artigo Detran-AM registra recorde de condutores flagrados no teste do bafômetro

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?