Criado: Sexta, 05 Julho 2024 11:43
Entre os temas abordados, estavam a função do Ministério Público na proteção dos direitos das pessoas idosas, vulnerabilidade social, direitos, garantias e combate à violência contra esse público
Como parte da operação “Virtude”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça do município de Uarini, realizou uma palestra sobre direitos de pessoas idosas a alunos do 9º ano e professores da Escola Estadual Edson Melo. O evento aconteceu na manhã de ontem (04/07).
De acordo com o promotor de Justiça de Uarini, Christian Anderson Ferreira da Gama, esse tipo de ação é fundamental para aproximar o Ministério Público da comunidade e para conscientizar o público escolar quanto ao respeito aos direitos das pessoas idosas. “É fundamental falarmos sobre a importância de denunciar abusos e violações aos direitos e principalmente sobre o acolhimento, atenção e o cuidado no ambiente familiar”, acrescentou.
Durante o encontro com discentes e docentes da rede estadual de ensino, foram abordados temas como a função do Ministério Público na proteção dos direitos das pessoas idosas, vulnerabilidade social, direitos, garantias e combate à violência contra esse público.
ManausNa capital amazonense, o promotor de Justiça Vitor Fonsêca visitou a Escola Municipal Carlos Gomes, na manhã desta sexta-feira (05/07) e conduziu uma palestra sobre “Violência contra a pessoa idosa”, também pela operação “Virtude”. “Espero que eu tenha deixado na cabeça de cada criança uma semente para um futuro melhor, sem discriminação e com respeito às pessoas idosas”, comentou.
Sobre a operaçãoA Operação Virtude é uma operação nacional integrada de combate a crimes contra a pessoa idosa, promovendo ações de prevenção, repressão aos crimes, conscientização e atendimento às vítimas, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Pelo MPAM, uma intensa programação tem sido realizada desde o mês de junho, via Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC). Além disso, foi lançado um hotsite destinado à rede de proteção da pessoa idosa, disponível no portal do MPAM para registro de denúncias no parquet ou em canais de instituições públicas parceiras.
Texto: Lennon CostaFoto: Divulgação