Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas da rede estadual se preparam para a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Escolas da rede estadual se preparam para a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes
Gestão EstadualPolítica

Escolas da rede estadual se preparam para a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Unidades de ensino têm até o dia 10 de maio para inscrever alunos que se destacaram em seleção preliminar

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Com apoio de aulas práticas e teóricas, alunos da REDE estadual de ensino se preparam para a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), uma olimpíada experimental realizada, anualmente, em Barra do Piraí (RJ), pela Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e governo federal. O evento desafia estudantes de todo o país a arremessar, obliquamente, foguetes produzidos com materiais recicláveis, a partir de uma base de lançamento. Ao fim, os competidores recebem medalhas de ouro, bronze ou prata.

escolas de todo o país têm até o dia 10 de maio para inscrever os alunos que participarão do evento, por meio da plataforma app.oba.org.br. Após o prazo, as unidades de ensino devem informar as distâncias alcançadas por foguetes confeccionados pelos estudantes.

No Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, 21 alunos que integram o projeto de astrofísica se dedicam à confecção e ao lançamento dos foguetes. No dia 29 de abril, os estudantes foram submetidos a uma competição preliminar, que teve o objetivo de selecionar as equipes que representarão a escola no evento.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Os alunos construíram seus projéteis em formato de foguetes com garrafa PET, com materiais reciclados, cano PVC, e a ideia é que eles façam o lançamento utilizando a reação de bicarbonato de sódio e vinagre, e que alcance o maior número de metragem possível”, disse o professor de matemática, Breno Enrique Santos, que coordena a seletiva na escola.

Três equipes, com três alunos cada, se destacaram na escola e foram selecionadas para o evento no interior do Rio de Janeiro. Entre os estudantes escolhidos está Walmique Morais, de 16 anos, que já participou da Mostra na edição anterior e conquistou a medalha de prata. Este ano, durante a competição preliminar, a equipe da qual ele faz parte lançou o foguete a 155 metros de distância e ficou em 3º lugar na escola.

“A gente descobriu novos materiais e novas técnicas para fazer isso [lançar o foguete]. Várias equipes usando papelão e materiais que a gente ainda não tinha visto, como bases até mesmo totalmente feitas de ferro, coisas que a gente só faz de cano. Com bases feitas de ferro, abriu nossa mente para novas ideias que a gente PODE fazer para melhorar a nossa base e o desempenho do nosso foguete”, disse Walmique.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Também viajarão ao Rio de Janeiro para representar a escola os alunos Alessandra Carvalho, 18, e Daniel Marques, 16. Ambos integram equipes diferentes e alcançaram distâncias de 201 e 204 metros, respectivamente.

“Se eu não tivesse passado, eu torceria muito para que outras meninas tivessem passado. Eu me sinto representante delas e fico muito feliz mesmo de estar indo nessa viagem”, disse Alessandra, medalhista da equipe Desana.

“É algo que me interessa também. Eu estou nervoso para a competição, só que muito confiante que lá nós vamos trazer o ouro para a escola. A sala maker nos ajuda muito porque aqui nós temos todos os materiais”, disse Daniel ao destacar a estrutura que tem recebido durante a preparação.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Outras escolas da REDE estadual também estão mobilizadas para a competição nacional, entre elas a escola Estadual (EE) Dom Milton Correa Pereira, EE Maria Amélia, escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Helena Araújo e a EETI Petrônio Portela.

“Para o estado do Amazonas é muito importante, pois os alunos vão competir em outros estados que também são altamente qualificados. Nós estamos preparados para enfrentar as outras equipes, como a USP, Unicamp e institutos federais”, disse o professor de Biologia da EETI Petrônio Portela, Eder dos Santos Souza.

O post Escolas da rede estadual se preparam para a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Nise avança nas ações voltadas para segurança escolar no interior do Amazonas
Próximo artigo Seas realiza capacitação do Programa Criança Feliz em Manaus

Mais notícias desta categoria

Perfis Genéticos Forenses – O Destque do Amazonas

4 horas atrás

Sociobiodiversidade: O Amazonas brilha em Macau

6 horas atrás

Obras no Centro de Manaus: Transformação Social

23 horas atrás

Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas

3 dias atrás

Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte

3 dias atrás

Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional

4 dias atrás

Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online

4 dias atrás

Sustentabilidade: Manaus no Fórum de Cidades 2023

4 dias atrás

Mamografia: Exame essencial para saúde das mulheres

4 dias atrás

Compartilhando Histórias: Incentivo à Leitura em Manaus

4 dias atrás

Macrodrenagem: Ações Efetivas em Manaus

5 dias atrás

Parintins: Transformação Urbana e Investimentos Históricos

5 dias atrás
Esquenta do Boi Manaus 2025: Atrações Imperdíveis
Biópsia: Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama
prefeito alinha infraestrutura e limpeza pública em manaus
Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte
Gravidez na adolescência: Redução e desafios em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?