Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Escolas da rede estadual participam do 15º Encontro Nacional de Matemática
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Escolas da rede estadual participam do 15º Encontro Nacional de Matemática
Governo do Amazonas

Escolas da rede estadual participam do 15º Encontro Nacional de Matemática

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com 35 stands, alunos da capital e do interior do estado apresentaram seus trabalhos no maior encontro de matemática do país

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

estudantes de mais de 30 escolas da REDE estadual de ensino participaram da abertura do 15º Encontro Nacional de educação matemática (ENEM). O evento foi realizado no Centro de Convenções Vasques, na zona centro-sul de Manaus, e contou com uma edição especial da Feira Amazonense de matemática.

Fruto de parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o encontro tem como objetivo promover e divulgar obras relevantes para a área da educação matemática, contribuindo para a disseminação do conhecimento e para o fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

O encontro teve início na tarde da segunda-feira (28/07), com a conferência de abertura com o tema ”Desafios e possibilidades da educação matemática em contextos Amazônicos”, o evento se estende até o dia 1º de agosto com palestras, rodas de conversas, oficinas, lançamento de livros e sessão de autógrafos.

O diretor regional da Sociedade Brasileira de educação matemática, Francisco Feitosa, destacou que o encontro de educação matemática é o maior do país e que representa uma oportunidade para a troca de conhecimentos e pesquisas na área.

“Nós iniciamos com uma mostra da nossa Feira Amazonense de matemática, que acontece todo ano aqui no estado. Trouxemos a feira para dentro do ENEM para apresentar os trabalhos produzidos por nossos alunos e professores para os outros estados”, compartilhou o diretor.

Projetos

Com 35 stands de escolas da capital e do interior do Amazonas, os professores e profissionais de outros estados puderam conhecer os projetos de docentes e discentes da REDE estadual de ensino, que unem a matemática com disciplinas como Química, Física e geografia.

estudante da 3ª série do ensino médio na escola Estadual (EE) Dr. Isaac Sverner, Arlison de Lima, 17, apresentou seu projeto sobre a modelagem matemática e a linguagem técnica no consumo de energia. Para ele, foi gratificante ter a oportunidade de apresentar sua pesquisa, que ajuda a contribuir para o consumo consciente de energia, no encontro.

“É um conhecimento muito importante para que as pessoas tenham essa ideia de usar a matemática no dia a dia para ajudar o planeta e reforçar o raciocínio lógico e o senso crítico sobre as coisas”, comentou o aluno.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Compartilhando conhecimentos

Na ocasião, a professora de apoio escolar do ensino fundamental da EE Manuel Antônio de Souza, Andreia da Silva, apresentou seu projeto ‘Mapeando a matemática’, cujo objetivo é desenvolver habilidades matemáticas, culturais, linguísticas e geográficas por meio de jogos educativos com alunos da educação especial.

“A oportunidade deles [alunos da educação especial] estarem aqui é única e cheia de possibilidades. Mostra que eles conseguem ir muito mais além. É um passo nessa caminhada educacional que eles estão vivenciando”, afirmou a professora.

O post Escolas da rede estadual participam do 15º Encontro Nacional de Matemática apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura fiscaliza tráfego de veículos pesados na avenida Mário Ypiranga Monteiro
Próximo artigo Afeam abre credenciamento para empresas de administração de Vale Refeição e Alimentação

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

16 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

18 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

18 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

18 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

2 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

3 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?