Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Escola estadual que atende crianças com deficiência visual realiza ação no mês de prevenção e combate à cegueira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Escola estadual que atende crianças com deficiência visual realiza ação no mês de prevenção e combate à cegueira
Governo do Amazonas

Escola estadual que atende crianças com deficiência visual realiza ação no mês de prevenção e combate à cegueira

27 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em parceria com a Secretaria de Estado de educação, a EE Joana Rodrigues Vieira realizou oficinas para membros da comunidade escolar

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Em homenagem ao Dia Nacional do Braille, celebrado nesta quarta-feira (08/04), e ao mês de prevenção e combate à cegueira, a escola Estadual (EE) Joana Rodrigues Vieira, localizada no bairro Glória, zona sul de Manaus, referência no ensino a estudantes com deficiência visual, promoveu um dia de atividades direcionadas a alunos, familiares, e profissionais da educação, com o objetivo de fortalecer a promoção da conscientização sobre a saúde ocular.

A unidade de ensino é reconhecida pelo serviço de apoio pedagógico para estudantes cegos e com baixa visão, trabalhando a educação inclusiva e oferecendo ao aluno deficiente visual o ensino do braille e do sorobã (instrumento utilizado para fazer cálculos). A escola divide as turmas de acordo com a idade dos alunos: de 6 meses a 3 anos de idade, as crianças são direcionadas a focar na estimulação precoce; de 4 a 5 anos, são inseridas na turma da pré-escola especial; e a partir dos 6 anos, iniciam, de fato, o processo de alfabetização na escrita Braille, cursando do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

De manhã e à tarde, pais e professores de outras escolas da região participaram de uma oficina de braille, orientação e mobilidade. Com a orientação de professores da sala de recursos, os participantes puderam ter um momento de introdução no ensino do sistema braille, um método universal de leitura e escrita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão, baseado em células de seis pontos em relevo que formam letras, números e símbolos.

“É um trabalho que nós estamos fazendo até mesmo para a divulgação, porque a gente sabe que tem muitas crianças que são deficientes visuais e muitas vezes, pelo desconhecimento da família, não são encaminhadas para a escolaridade, e acaba que assim eles deixam de ter a oportunidade”, reiterou o diretor da unidade de ensino, Antônio Anízio.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Inclusão

De acordo com a assessora pedagógica da Gerência de Atendimento Educacional Especial (GAEE), da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, Joelma Mendes, as oficinas de braille tornam o ambiente da comunidade escolar ainda mais inclusivo, oportunizando que pais adquiram o conhecimento no sistema de leitura com o objetivo de auxiliar os filhos com as tarefas escolares, e que os professores de escolas do ensino regular possam auxiliar futuros estudantes com deficiência visual.

“Quando a gente se prepara, a gente também consegue lidar com pessoas que precisam dessa atividade, porque a leitura de pessoas com deficiência visual é com os dedos, e como ajudar a partir do momento que você não conhece? Então, o curso está tendo esse cuidado para os professores da Coordenadoria Distrital 4 também participarem e serem multiplicadores desse conhecimento”, destacou Joelma.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto literário leva contação de histórias a estudantes da zona rural de Manaus
Próximo artigo Ageman multa Águas de Manaus em R$ 340,2 mil

Mais notícias desta categoria

Projeto literário leva contação de histórias a estudantes da zona rural de Manaus

36 minutos atrás

Sedecti destaca importância estratégica da Agenda Legislativa da Indústria 2026 para o desenvolvimento do estado

48 minutos atrás

Ipaam debate gestão hídrica com estados da Amazônia Legal

1 hora atrás

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre teste de aptidão para curso de regência musical em Manaus

2 horas atrás

Idam e Embrapa discutem elaboração de novo Acordo de Cooperação Técnica

3 horas atrás

Ipaam institui laboratório de contraprova para análises ambientais em parceria com a UEA

3 horas atrás

ECA Digital: Governo do Amazonas capacita rede de proteção para atender crianças e adolescentes no contexto digital

4 horas atrás

Jornada Literária transforma bibliotecas de Manaus em polos de cultura e leitura no mês de abril

4 horas atrás

Temporada de cruzeiros no Amazonas encerra com saldo positivo

4 horas atrás

Amazonas atualiza dados sobre acidentes com animais peçonhentos

6 horas atrás

Corrida Tiradentes: Polícia Militar do Amazonas mobiliza público e reforça tradição esportiva

6 horas atrás

Últimos dias de inscrições para os programas Prospam e Coleções Biológicas, da Fapeam

6 horas atrás
Sema divulga lista de classificados nas provas objetivas do concurso público
Comitiva da SES-AM e CNJ acompanha atendimentos feitos pelo Barco Hospital São João XXIII em Anamã
Após 134 anos de atuação, Jucea dá passo decisivo para construção de sede própria
Plano ABC+ promove discussão sobre baixa emissão de carbono a seis municípios do Amazonas
Polícia Civil divulga imagem de jovem que desapareceu na zona norte de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?