Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Escola estadual de Tabatinga será a primeira do interior a implementar programa cívico-militar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Escola estadual de Tabatinga será a primeira do interior a implementar programa cívico-militar
Governo do Estado

Escola estadual de Tabatinga será a primeira do interior a implementar programa cívico-militar

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 16 de março de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar


Há 9 minutos
Por Agência Amazonas

Unidade realizou consulta pública sobre adesão

FOTO: Arquivo pessoalA Escola Estadual Conceição Xavier, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), realizou uma consulta pública com pais, responsáveis e funcionários a respeito da participação no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Com a participação positiva, a escola será a primeira do interior a entrar no programa.

A consulta apontou que o programa foi aceito por 98% dos pais e 100% dos funcionários da unidade. O modelo de escola cívico-militar tem o objetivo de aumentar a qualidade de ensino nas escolas e promover a equidade na educação. O ingresso dos militares na unidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto está previsto para acontecer até o fim deste primeiro semestre.

Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto, diz que a adesão gera uma inclusão necessária. “Tabatinga está na tríplice fronteira, em uma rota que pode oferecer possibilidades diferentes do que acreditamos que a educação leva, e o modelo cívico-militar certamente vai gerar resultados positivos, tanto que foi muito bem aceito pela comunidade escolar”, destaca.

A escola foi indicada por receber alunos em vulnerabilidade social, com desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de ter mais de 800 alunos cursando o Ensino Médio, requisitos para o ingresso no Pecim.

Programa

O Pecim foi lançado em setembro de 2019, pelo Governo Federal, fruto de uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Defesa, com a proposta de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

O modelo de gestão na área educacional, didático-pedagógica e administrativa é uma iniciativa do Governo Federal desde 2020, cuja proposta do MEC aposta na gestão compartilhada entre militares e civis.

As áreas de abrangência são divididas em três: a área didático-pedagógica, a área educacional e a administrativa. Na didático-pedagógica, as atividades de supervisão escolar e psicopedagogia serão inseridas na grade para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes.

Na área educacional há o fortalecimento de valores humanos, éticos e morais, e ainda incentivo à formação cidadã do estudante, além de promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar. Já a área administrativa visa aprimorar a infraestrutura e a organização da escola, utilizando recursos disponíveis na unidade escolar.

Os militares vão realizar as tarefas nas três áreas. O governo preserva a exclusividade das atribuições dos profissionais da educação previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Tags:Educação BásicaGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausTabatingaWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?