A escola foi condecorada com um troféu e um datashow, além de celulares e certificados de honra ao mérito para os estudantes

FOTO: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Escola Estadual (EE) Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada na zona sul de Manaus, recebeu a cerimônia de premiação do Concurso de Soluções Sustentáveis realizado pela Escola de Contas Públicas (ECP), do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A escola foi condecorada com o 3º lugar no estado e a única da capital a ser premiada.
O evento contou com a presença da comunidade escolar, do coordenador geral da ECP, Júlio Assis Pinheiro, da secretária executiva adjunta da Capital, Edilene Pinheiro, e da coordenadora da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), Aida David. A cerimônia condecorou os estudantes Davi Assis e Ludmila Castro, além da professora Mary Florêncio pelo projeto “O lixo não é tão ‘lixo’ assim: Gerenciamento de resíduos sólidos na Escola Almirante Ernesto de Mello Baptista”.
O coordenador geral da ECP, Júlio Assis Pinheiro, explicou que o concurso é um meio para que as instituições, como agentes sociais, possam deixar uma mensagem para futuras gerações sobre a importância de se preservar o meio ambiente e a premiação é um incentivo para que eles continuem se interessando e praticando a educação ambiental.

FOTO: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O prêmio não é o mais importante, o mais importante de tudo isso foi a iniciativa e a ação de cada um em mostrar que são capazes e que querem melhorar o planeta e mostrar também por meio de suas ações que nós podemos ter um planeta melhor”, completou o coordenador.
O objetivo do concurso foi detectar soluções viáveis para os problemas detectados no estado. Com os temas gestão da água, gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas, foram 97 projetos inscritos, com 10 sendo implementados em cada tema e três escolas premiadas.
A premiação
A cerimônia foi realizada no refeitório da escola, na tarde da quarta-feira (21/05), onde os estudantes e a professora foram premiados com celulares e certificados de honra ao mérito. Já a escola foi condecorada com um troféu e recebeu um novo datashow. Também foi realizada uma palestra de membros da Escola de Contas Públicas sobre a preservação ambiental.
A aluna premiada, Ludmila Castro, 15 anos, participou da atividade enquanto cursava o 9º ano do Ensino Fundamental na escola, em 2024. Para a estudante, essa premiação só foi possível graças à professora que estimulou a participação e considerou uma ótima experiência.
“No começo nós ficamos com muito medo de não conseguir. Quando saiu o resultado ficamos bastante surpresos pelo nosso projeto ter ganhado. É muito gratificante ter ficado em 3º lugar”, contou a aluna.
Lixo não é tão lixo assim

FOTO: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O projeto desenvolvido pela EE Ernesto Baptista contou com três fases de atuação. Sob a orientação da professora de História Mary Florencio, os alunos realizaram pontos de coleta de materiais recicláveis, construção de materiais, como uma lava roupa e produtos de limpeza, a partir de produtos sustentáveis e um bueiro inteligente.
Conforme a diretora escolar da EE Ernesto Baptista, Cleny Ferreira, a soma dessas atividades permitiu que a escola e os estudantes conquistassem essa premiação, o que foi uma surpresa feliz.
“O terceiro lugar para nós, sendo a única escola da capital, foi um Oscar. Para nós foi longe do que pretendíamos e continuamos com o projeto, porque nós desejamos melhorar o nosso meio ambiente, a nossa comunidade”, relatou a diretora.
O post Escola Ernesto Batista conquista 3º lugar no concurso Soluções Sustentáveis do TCE-AM apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.