Evento gratuito reúne oficinas, graduação de alunos e apresentação cultural no Centro Cultural Povos da Amazônia.
A escola de capoeira Luta de Libertação realiza, neste sábado (20/12), a partir das 14h, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), o evento de encerramento do ciclo anual de oficinas, palestras e atividades formativas. A programação é gratuita e aberta ao público e reúne alunos, familiares, mestres, convidados e a comunidade.
Programação e cerimônia de graduação
A programação tem início às 14h com oficina de capoeira Regional ministrada por Contramestre Prateado e Contramestra Peteca. Às 15h30 ocorre o batizado e a entrega de cordas aos alunos da escola, momento simbólico de reconhecimento do aprendizado e da dedicação ao longo do ano.
O encerramento está previsto para as 17h, com apresentação cultural do grupo Samba da Frente Unida, reunindo participantes, convidados e público presente.
Ciclos formativos e participação
O evento marca a finalização de quatro ciclos formativos realizados pela escola ao longo do ano, que incluíram oficinas de capoeira Angola, capoeira Regional, percussão no atabaque e percussão no pandeiro, além de ações educativas voltadas à valorização da cultura popular tradicional.
Nesta etapa final, cerca de 100 alunos participam do batizado e da entrega de cordas. Para Dermilson Brasil (Mestre Canário), o encerramento simboliza o fortalecimento da capoeira como prática cultural e educativa. “Esse projeto foi muito importante para favorecer o aprendizado dos alunos e dos praticantes de Manaus, fortalecendo a capoeira como instrumento de formação, identidade cultural e transformação social. A nossa expectativa é de 100 a 150 alunos, juntos da comunidade em geral, reunidos no CCPA, para participar da graduação e aproveitar o Samba da Frente Unida”, destacou.
Objetivos do projeto e área de atuação
As ações do projeto têm como objetivo a preservação da cultura popular tradicional, a salvaguarda da roda de capoeira e do ofício dos mestres. A iniciativa também atua como ferramenta de inclusão social, formação cidadã e ampliação do acesso à cultura, especialmente para crianças e jovens de bairros da periferia de Manaus, como Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tancredo Neves e NOVO Aleixo.
Recursos e apoio institucional
A iniciativa integra o Edital de Chamamento Público nº 13/2024 – de Fomento à execução de Ações Culturais de Cultura Popular, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022 – PNAB), e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.
A realização do evento reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com o fomento à cultura popular, a valorização dos saberes tradicionais e a ampliação do acesso da população às políticas públicas culturais em todo o estado.
Assuntos nesse artigo:
#escoladecapoeira, #capoeira, #lutadelibertacao, #ccpa, #centroculturalpovosdaamazonia, #batizado, #cordas, #contramestreprateado, #contramestrapeteca, #sambadafrenteunida, #capoeiraangola, #capoeiraregional, #atabaque, #pandeiro, #politicanacionalaldirblanc, #lei14399, #governodoamazonas, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #inclusaosocial, #Manaus


