Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Equipes de Saúde da Família da Semsa recebem capacitação em cuidados paliativos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Equipes de Saúde da Família da Semsa recebem capacitação em cuidados paliativos
Manaus

Equipes de Saúde da Família da Semsa recebem capacitação em cuidados paliativos

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), está investindo na capacitação em cuidados paliativos dos profissionais que atuam na Estratégia saúde da Família (ESF).

O curso “Atendimento em Cuidado Paliativo”, direcionado para médicos, abriu, nesta terça-feira, 23/9, a primeira de uma série de três etapas do processo de capacitação, que também vai envolver Agentes Comunitários de saúde (ACSs) e equipes multiprofissionais (nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e profissionais de educação física).

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima, explicou que os cuidados paliativos constituem uma abordagem voltada à melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, em um atendimento integral que possa prevenir e aliviar o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação adequada e tratamento eficaz da dor.

“As equipes de saúde da Família são o foco neste primeiro momento, porque são profissionais que atuam nos territórios, realizando visitas domiciliares. A capacitação é para que os profissionais estejam mais sensibilizados aos cuidados paliativos, com olhar mais humanizado ao paciente acamado, com patologias crônicas, que não são apenas as complicações de neoplasias”, explicou Lilian Paula.

A capacitação também vai reforçar junto aos profissionais da ESF a importância da identificação e registro de atendimentos de pessoas em cuidados paliativos nos sistemas de informação.

“Os pacientes em cuidados paliativos já estão em atendimento com especialistas, mas a Atenção Primária também acompanha os pacientes, de acordo com o território, com consultas médicas e de enfermagem, exames, orientação sobre o uso de medicamentos utilizados, entre outros serviços. Por isso, é importante ter este momento para compartilhar conhecimentos e experiências, fortalecendo práticas de cuidado integral e humanizado aos usuários em sofrimento”, apontou Lilian Paula.

O curso contou com o apoio da fisioterapeuta Mônica Marino, representante do movimento social Frente Paliativistas. Segundo ela, o movimento surgiu em 2023 com o objetivo de levar para a 17ª Conferência Nacional de saúde a proposta de criar uma Política Nacional de Cuidados Paliativos.

“A proposta foi aprovada na Conferência Nacional e a Política Nacional de Cuidados Paliativos foi publicada no Diário Oficial da União em 2024. Com isso, o Brasil começou a implantação da Política em todo território nacional”, informou Mônica Marino.

A fisioterapeuta explica que o cuidado paliativo é uma abordagem multiprofissional, em que uma equipe de profissionais vai trabalhar questões físicas, espirituais, sociais e psicológicas. “O processo de adoecimento interfere em várias faces da vida do paciente e também da estrutura familiar. O foco é amenizar o sofrimento e promover um cuidado para que o paciente encontre o fim da sua vida de forma digna”, destacou Mônica Marino.

A fisioterapeuta apontou que um dos objetivos da capacitação é desmistificar alguns conceitos que a sociedade, incluindo profissionais de saúde, têm a respeito de cuidados paliativos.

“Muitas pessoas entendem que cuidados paliativos têm relação com pessoas com câncer, pessoas que estão morrendo. Mas também é para todas as pessoas com alguma doença potencialmente fatal, um paciente cardiopata ou renal crônico, idosos frágeis ou mulheres com gravidez de risco. Esses são exemplos de pessoas com indicação de cuidados paliativos”, explicou Mônica Marino.

Para o médico Salésio Diego Nunes, que integra a equipe de saúde da Família na unidade de saúde Dom Milton Corrêa, bairro da Glória (zona Oeste), a capacitação vai permitir que os profissionais da REDE entendam melhor os conceitos sobre cuidados paliativos e possam qualificar as informações e atendimentos.

“Apesar da maioria dos colegas médicos não saber, eles estão fazendo cuidados paliativos no dia a dia. E as informações vão ajudar a aprimorar nosso conhecimento, entender melhor o que é o cuidado paliativo e com isso cuidar melhor desse paciente, que não tem cura, mas tem como melhorar a qualidade de vida”, afirmou o médico.

A próxima etapa do curso vai acontecer na quinta-feira, 25/9, direcionada para Agentes Comunitários de saúde (ACS), encerrando no dia 30 de setembro com a participação das equipes multiprofissionais que atuam na Estratégia saúde da Família.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Motta marca votação do projeto do Imposto de Renda; relator diz que clima é de contribuição
Próximo artigo Prefeitura de Manaus leva recuperação asfáltica ao ramal do Baiano e melhora a rotina da população

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

1 dia atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

1 dia atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

2 dias atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

2 dias atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

3 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

3 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?