Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Equipes de obras da Prefeitura de Manaus utilizam técnicas de rapel para conter erosão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Municipal > Equipes de obras da Prefeitura de Manaus utilizam técnicas de rapel para conter erosão
Gestão Municipal

Equipes de obras da Prefeitura de Manaus utilizam técnicas de rapel para conter erosão

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança na obra de contenção da área de desbarrancamento, no beco Darci Azambuja, no bairro São Raimundo, zona Oeste.  Nesta sexta-feira, 12/8, as equipes fazem a concretagem do talude, por meio de rapel, onde técnicos especializados ficam pendurados por cordas para que o trabalho seja executado de forma eficaz. Como a área fica localizada à margem do rio Negro, esta é a única forma para se trabalhar. Mesmo com a criticidade, cerca de 85% dos serviços já foram concluídos.

 

 

As obras foram iniciadas no começo do mês de abril, por conta do rompimento da rede de drenagem, provocando uma grande erosão do talude, colocando muitas pessoas que vivem no entorno em risco, e segue um cronograma acelerado, para que seja concluída no menor tempo possível.

 

De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Igor Mendes, as equipes da Seminf, atuaram de forma emergencial, para realizar a contenção do talude com o rip-rap, implantando uma nova rede de drenagem.

 

“Aconteceu uma erosão por conta de uma drenagem muito antiga, na qual existia uma escada hidráulica, que jorrava água diretamente no solo, ocasionando o rompimento dessa drenagem, e erodindo o talude nas proximidades. O prefeito David Almeida e o secretário da Seminf, Renato Júnior, determinaram que nossa equipe agisse de forma célere, empregando a segurança para a população”, explicou Mendes.

 

Ainda de acordo com o fiscal, partindo da problemática, foi realizado um estudo técnico, e feita toda a regularização do talude, implantando uma nova rede de drenagem, com um tubo metálico e dissipador. Após isso, a equipe executou a contenção do rip-rap, com 70 metros de comprimento na encosta, e o grampeamento do solo. Agora as equipes estão atuando na fase do concreto projetado, com a meta de finalizar a obra, solucionando de vez esse problema que os moradores enfrentavam há mais de dez anos.

 

A obra é de grande importância por se tratar de uma via com movimento, onde residem muitas famílias, e funciona a tradicional “Peixaria do Joca”, como é popularmente conhecida. Os serviços contaram com cerca de 154 mil sacos de cimentos, utilizados na contenção do rip-rap, levantando o muro de arrimo, e toda a concretagem está sendo realizada na forma de rapel, técnica usada em áreas muito íngremes e sem acesso por terra, mas ainda assim, os serviços são um pouco mais complexos, por conta da acessibilidade, e o transporte dos equipamentos pesados é feito por meio da balsa, com o objetivo de garantir a qualidade na hora da entrega.

 

A dona de casa Rita de Cássia mora há 50 anos no bairro São Raimundo e sentiu de perto a aflição quando houve o desmoronamento, mas agora ela agradece aliviada o andamento das obras.

 

“Aqui ficou só um oco, foi tudo para baixo, até a telha da minha casa. Hoje eu olho os serviços sendo feitos com gratidão e agradeço muito o prefeito David Almeida, o secretário Renato Júnior, e todos os funcionários da Seminf”, disse a moradora.

 

Além de conter a erosão, que já ameaçava grande parte da área há 10 anos, a obra vai garantir a segurança dos moradores que residem no local, com um tráfego tranquilo de quem utiliza essa rota e principalmente nos dias de chuva, em que o desbarrancamento de terra fica mais propício.

 

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

 

Fotos  – Márcio Melo / Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjA2G87

The post Equipes de obras da Prefeitura de Manaus utilizam técnicas de rapel para conter erosão appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura soma mais de 10 mil projetos analisados no Implurb em 19 meses
Próximo artigo MPF entra com ação contra loteamento clandestino Paraíso dos Lagos, em Manaus (AM)

Mais notícias desta categoria

736A3990 1024x683 bPCbzv

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

8 meses atrás
BANNER NOTA z2fVDZ

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

8 meses atrás
Novembro 14 Nota feriado 2 i2Ti4S

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

8 meses atrás
54147526362 6c2fb22063 c bYqltt

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

8 meses atrás
54148497636 13bc7c0072 c vSwZm8

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

8 meses atrás
54146301486 9ff3955579 c Yno0Xf

Prefeito David Almeida vistoria obras na avenida Mário Ypiranga e comprova celeridade dos serviços

8 meses atrás
54145622777 fd1bfac7ce c HA9oMo

Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

8 meses atrás
LIMP4 pQSZ10

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção e limpeza no Centro da cidade

8 meses atrás
54144768867 b6bbef2c97 c g9vz3Q

Prefeitura de Manaus alcança 55% de execução da obra na avenida Mário Ypiranga

8 meses atrás
Evento esportivo 1 8MpRp0

Encerramento da 24ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade

8 meses atrás
736A2517 1024x683 lOwFez

Em 48 horas, prefeitura instala novas aduelas na Mário Ypiranga

8 meses atrás
54142689926 5bbc8551ea k cvdbQA

Mais de 10 mil pessoas prestigiam a primeira Parada Natalina

8 meses atrás

Resultado final do edital 002/2024 Macro da Pnab-Manaus

Prefeitura mantém serviços essenciais durante feriado do Dia da Proclamação da República

Plano de ação para melhorar serviços na zona portuária

Prefeito de Manaus participa da abertura do Urban 20 e G20 Social, no Rio de Janeiro, eventos que antecedem a Cúpula do G20

Linha de ônibus no Riacho Doce é alterada para obras de saneamento

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?