Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Equipes da prefeitura realizam ações educativas nos galpões de escolas de samba
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Equipes da prefeitura realizam ações educativas nos galpões de escolas de samba
Manaus

Equipes da prefeitura realizam ações educativas nos galpões de escolas de samba

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Equipes da Prefeitura de Manaus realizam ações de educação em saúde do trabalhador, nos barracões das oito escolas de samba, do Grupo Especial do Carnaval da cidade, para alertar os trabalhadores sobre os riscos nas atividades realizadas nos locais e orientá-los para a prevenção de acidentes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do centro de referência Regional em saúde do trabalhador (Cerest/Manaus), iniciou na segunda-feira, 17/2, e segue até a sexta, 21/2.

Durante as visitas aos galpões, na avenida do Samba, ao lado do Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, equipes multiprofissionais verificam as atividades executadas e orientam os trabalhadores sobre os riscos aos quais estão expostos, assim como cuidados para evitar acidentes.

O gestor do Cerest Manaus, Jean Maximmyno, explicou que as ações educativas e preventivas visam contribuir para a redução do número de ocorrências de acidentes de trabalho nos preparativos dos desfiles de Carnaval das agremiações da cidade, também levando em conta o impacto do evento cultural em diversas áreas da economia.

“O cuidado com a saúde desses trabalhadores, tenham eles vínculo formal de emprego ou não, é um papel do município. A intenção da prefeitura é orientar essas pessoas e a sociedade em geral sobre os riscos e cuidados para evitar acidentes ou adoecimentos no trabalho”, apontou.

Conforme Jean, entre os riscos comuns entre os trabalhadores dos galpões estão acidentes com materiais cortantes e perfurocortantes, choques elétricos, quedas de altura, exposição a poeira e ruído, entre outros. Por meio de rodas de conversa e distribuição de impressos, explicou o gestor, as equipes da Semsa reforçam medidas básicas de proteção, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sinalização de áreas de risco, circulação de ar adequada e a realização de pausas regulares para hidratação, alimentação e descanso.

As visitas vão ocorrer nos galpões das escolas Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família. As ações são realizadas nos turnos da manhã e tarde, em conjunto com a Diretoria de Vigilância Sanitária da Semsa (DVisa) e o centro de referência Estadual em saúde do trabalhador do Amazonas (Cerest-AM).

Mais ações

Além das visitas aos galpões, as equipes de Vigilância em saúde do trabalhador da Semsa vão conduzir ações de orientação e prevenção de acidentes na concentração dos desfiles das escolas no sambódromo, em 28 de fevereiro, quando se apresentam as agremiações do Grupo de Acesso A, e 1º de março, com a exibição das escolas do Grupo Especial do Carnaval de Manaus.

O gestor complementou que o Cerest/Manaus tem ainda um calendário de ações de educação em saúde do trabalhador, ao longo do ano todo, junto às ligas, barracões e quadras das 17 agremiações dos Grupos de Acesso A e B e as oito do Grupo Especial do Carnaval da capital.

“A intenção é fortalecer o cuidado com a segurança dos trabalhadores junto às ligas das escolas de samba do Carnaval de Manaus, reforçando a importância de pensar na proteção e no cuidado desses profissionais no processo de produção de fantasias e alegorias”, concluiu.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas estimula práticas agrícolas sustentáveis para produção de farinha
Próximo artigo Prefeitura de Manaus traça metas para Ouvidoria-Geral

Mais notícias desta categoria

Prefeitura revitaliza paradas de ônibus na avenida Getúlio Vargas

2 horas atrás

Atuação bem-sucedida da Guarda Municipal em ocorrência

2 horas atrás

Zona Leste recebe mais uma edição do ‘Concultura nos Bairros’

2 horas atrás

Revitalização das paradas de ônibus e calçadas na Getúlio Vargas

3 horas atrás

Prefeitura reforça drenagem e combate alagamentos no Centro

3 horas atrás

Prefeitura revitaliza mais de mil metros de calçadas no Centro

5 horas atrás

NOTA DE PESAR – Leonardo Saunders Fernandes Santos

6 horas atrás

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

20 horas atrás

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

21 horas atrás

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

24 horas atrás
Alunas concluem formação em oficina ‘Designer de Sobrancelhas’
Escola municipal lança projeto ‘SuperAutor’ com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Maternidade Moura Tapajóz capacita para acolhimento e classificação de risco em obstetrícia
Prefeitura reforça rede de saúde para diagnóstico da hanseníase
Prefeitura discute cooperação técnica com instituição de ensino superior para estágio em unidades de saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?