Uma noite atípica e com muitas surpresas. Assim foi o plantão da equipe na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, no bairro Cidade Nova, zona norte, na noite de domingo (27/09), quando os médicos e enfermeiros tiveram que realizar o parto inesperado de uma paciente que chegou à unidade.
A paciente, de 18 anos, deu entrada na UPA reclamando de dores abdominais e, após ser examinada por uma enfermeira na triagem, foi verificado que ela estava, na verdade, em trabalho de parto. A jovem deu à luz, de parto normal, uma menina, às 22h38.
Durante o parto, a paciente foi acompanhada pela equipe médica composta por um clínico geral e pediatra, além de enfermeiro e equipe de técnicos de enfermagem que estavam de plantão na UPA. Após o parto, mãe e bebê foram transferidas para a maternidade Ana Braga e passam bem.
Com 15 anos de experiência, foi a enfermeira Esmeralda Nunes que identificou a gravidez e realizou o parto. Ela falou sobre a surpresa da situação para os envolvidos no atendimento.
“A paciente ficou muito surpresa quando eu, após fazer um exame clínico, verifiquei que ela estava grávida e informei que ela estava na verdade em trabalho de parto. Ela não suspeitava que estaria gestante”, comentou a profissional.
Para a enfermeira, foi uma situação diferente até mesmo para a equipe, já acostumada a realizar atendimentos de urgência diariamente.
“Quando chamei a médica e fizemos uma outra avaliação clínica, vimos que ela já estava em trabalho de parto e não daria para fazer a transferência dela para uma maternidade, foi necessário mobilizar a equipe para que o parto fosse feito aqui mesmo na UPA”.