Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio
Governo do Amazonas

Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A UEA enfrentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) na competição, a qual permite que os participantes simulem um processo arbitral completo

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A Equipe UEArb, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou o título de campeã nacional da 7ª Competição de Arbitragem do Agronegócio (Camagro), evento acadêmico voltado para estudantes de Direito e áreas relacionadas ao agronegócio, onde promove o uso da arbitragem como método para a resolução de conflitos no setor. A final aconteceu no sábado (07/06), em São Paulo.

A Equipe UEArb é composta pelos acadêmicos do curso de Direito André Gouvêa, José Carlos Cavalcanti, Taysa Tupinambá e João Lucas Liberato. Os alunos foram orientados pelos advogados e egressos do curso de Direito da UEA Marcos Oliveira e Caio Vasconcellos Dias, além do professor da UEA Dr. Mário Vítor Aufiero, professor responsável. Ainda na competição, o orador João Lucas Liberato ganhou o prêmio de melhor orador da competição e o orador André Gouvêa, que se destacou como 9º Melhor Orador.

Além disso, a UEA teve 12 competidores, sendo oito pesquisadores e redatores de memoriais, além de quatro oradores. No quadro de pesquisadores estão Allana Menezes (9º), Ana Júlia Artine, Brenda Alberti (9º), Carlos Castelo (9º), Daniel Lee (9º), Júlia leite (7º), Natália Albuquerque (5º), Naymê Araújo (egressa). Como oradores, André Gouvêa (3º), José Carlos Cavalcanti (5º), Taysa Tupinambá (7º) e João Lucas Liberato (5º), que também atuaram na etapa de pesquisa e escrita de memoriais.

Criada para fomentar o conhecimento prático e teórico sobre arbitragem, a VII Camagro permite que os participantes simulem um processo arbitral completo, desde a análise e apresentação do caso até as argumentações orais diante de árbitros experientes. As equipes participantes elaboraram peças escritas e apresentaram defesas orais para ambos os lados da disputa, que são avaliadas por um tribunal arbitral simulado composto por juristas experientes

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

O orientador da equipe, Marcos Oliveira, destacou que antes da preparação e durante, sempre foi ressaltado que a UEA e o Amazonas não se diferenciam de outros estados da federação. “Por isso, só Podemos sentir genuíno orgulho por demonstrar a força do nosso conhecimento e deixar registrado, para o país, que o Amazonas, por meio da UEA, está no mesmo nível das faculdades tidas como potências no cenário jurídico. Geralmente, nossos alunos ficam com receio de se colocar à disposição de desafios. A verdade é que não há limites para o povo amazonense e vamos, cada vez mais, buscar provar isso para o país. Essa conquista é prova de que a dedicação e persistência vencem qualquer paradigma.”

O reitor da UEA, André Zogahib, parabeniza a equipe e reforça que o resultado na competição é o esforço coletivo da universidade. “Temos uma instituição com a missão de oferecer um ensino de qualidade aos estudantes, prova disso é o curso de Direito da UEA ter tido uma excelente nota no Enade e no Conselho Estadual de educação. Essa é mais um exemplo de que a UNIÃO de esforços gera bons resultados. Parabéns à Equipe UEArb”, celebrou.

Sobre a competição

A Competição de Arbitragem do Agronegócio é uma disputa nacional, organizada pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio (Camagro), e destina-se à simulação de casos práticos envolvendo disputas no agronegócio. O caso geralmente envolve a disputa entre duas grandes empresas do agronegócio. A partir disso, as equipes devem apresentar suas defesas representando os dois lados opostos, divididos entre Requerente e Requerida. Primeiro, apresentam defesas escritas, depois passam para a fase oral, onde iniciam os debates entre as faculdades, com 3 avaliadores por debates chamados de árbitros, que sabatinam os oradores durante as sustentações orais.

Após os debates regionais, que não possuem natureza classificatória para o nacional, é iniciada a etapa nacional, cuja fase classificatória acontece na modalidade on-line. As 4 equipes com as maiores pontuações vão direto para as quartas de final e as demais passam pelas oitavas de final. Nas semifinais, a UEA enfrentou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campeã da Regional Sudeste, e, ao passar para a final, a UEA enfrentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL), campeã da Regional Sul e campeã no ano de 2023. A equipe campeã recebeu apoio da Bemol e Singulari Consultoria.

O post Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Férias à vista: SES-AM e FVS-RCP alertam para importância de vacinar antes do recesso escolar
Próximo artigo Prefeitura de Manaus avança com ‘Mutirão no Bairro’ e beneficia mais ruas no Tancredo Neves

Mais notícias desta categoria

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

14 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

14 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

16 horas atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

19 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

20 horas atrás

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

1 dia atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

2 dias atrás

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

2 dias atrás

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

2 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

2 dias atrás

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

2 dias atrás
Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta
Governador Wilson Lima fortalece desenvolvimento de Tabatinga com nova fábrica envasadora de água e investimentos em infraestrutura
Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Governo do Amazonas lança ‘O Mundo Encantado do Natal’ e reforça ações integradas de órgãos estaduais no período festivo
Cigás e parceiros definem detalhes finais para o 11⁰ +9 da Rede de Gás Natural
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?