Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > ‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas
Governo do Amazonas

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

1 minuto atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
WhatsApp Image 2025 07 21 at 161422 768x1024 1

De autoria do pesquisador Alex Viana, a obra busca ampliar o debate sobre a produção literária indígena

WhatsApp Image 2025 07 21 at 161422 768x1024 1
‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas
WhatsApp Image 2025 07 21 at 161421 819x1024 1
‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas
FOTO: Divulgação

Na sexta-feira (25/07), o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebe o lançamento do livro “Entre Mitos, Encantados e Visagentos: A literatura infantojuvenil indígena no Amazonas”, de autoria do pesquisador amazonense Alex Viana, doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra explora as literaturas indígenas produzidas no Amazonas, com foco no público infantojuvenil. O evento será realizado às 19h, na Biblioteca Tonzinho Saunier, localizada na Avenida Nações Unidas, no Centro da cidade.
O lançamento conta com apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Biblioteca Tonzinho Saunier, do PPGLA/UEA e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.A publicação é fruto da Segunda Oficina Laboratório Editorial, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital nº 07/2023 – CONEC – Fomento às Artes e Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Resultado de uma trajetória acadêmica voltada ao estudo das narrativas indígenas, o livro sistematiza pesquisas desenvolvidas entre 2021 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), onde o autor concluiu o mestrado. Viana também é graduado em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Educanorte.
Voltada para professores, pesquisadores, agentes culturais, estudantes e o público em geral, a obra tem como objetivo ampliar o debate sobre a produção literária indígena no estado, reconhecendo e valorizando as vozes originárias que integram o cenário cultural e literário da região.
Segundo Alex Viana, a expectativa é que a publicação dialogue com diferentes públicos e contribua significativamente para o fortalecimento do conhecimento sobre as literaturas indígenas. “Este livro nasce do compromisso com a valorização das narrativas indígenas e da necessidade de difundir essas produções, que ainda são pouco conhecidas nos meios acadêmicos e culturais”, afirma o autor.
A entrada para o lançamento é gratuita, e o evento promete ser um importante encontro entre literatura, pesquisa e cultura amazônica.

O post ‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FVS RCP Oficina Hepatites Virais FOTO Leticia Araujo FVS RCP 4 1024x768 1 Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais
Próximo artigo WhatsApp Image 2025 07 21 at 162030 1 1024x1024 1 ‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

Mais notícias desta categoria

AMAZONASTURSao Sebastiao do Uatuma recebe Workshop de Turismo Foto Valeria Santurnino Amazonastur 2 1024x576 1

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

1 minuto atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 162030 1 1024x1024 1

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

1 minuto atrás
FVS RCP Oficina Hepatites Virais FOTO Leticia Araujo FVS RCP 4 1024x768 1

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

2 minutos atrás
FVS RCP Informe virus respiratorios FOTO Aline Reis FVS RCP 1024x628 1

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

2 minutos atrás
UGPE FEIRAO AMAZONAS MEU LAR FOTO TIAGO CORREA UGPE 02 1 1024x683 1

Subsídio Entrada do Meu Lar já beneficiou mais de 1,4 mil famílias para compra de imóvel, no Amazonas

2 minutos atrás
Desenvolvimento de atletas no futebol e avaliado em pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas Fotos Acervo do pesquisador Joao Claudio 1 1024x556 1

Desenvolvimento de atletas no futebol é avaliado em pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas

1 hora atrás
Detran AM Operacao Motos sem Placa Creditos Divulgacao Detran AM 1 1024x771 1

Detran-AM: Operação registra 30 motocicletas sem placa de identificação

1 hora atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 145836 1024x768 1

ADS inicia atendimento itinerante para credenciamento de trabalhadores a subvenção da juta e malva em Manacapuru

1 hora atrás
Arquivo CBMAM2 768x1024 1

Corpo de Bombeiros do AM controla princípio de incêndio causado por ventilador superaquecido

2 horas atrás
BOLETIM CHEIA WEB 1 1024x576 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira (21/07)

2 horas atrás
UEA inicia inscricoes para o Vestibular 2025 acesso 2026 e SIS 1 1024x684 1

UEA inicia inscrições para o Vestibular 2025, acesso 2026, e SIS

5 horas atrás
Idam Mutirao CAR Rio Preto da Eva Foto Renan Pinheiro Idam 1024x768 1

Idam inicia mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural em Rio Preto da Eva

5 horas atrás

Base Arpão 3: Em duas ações distintas, PMAM apreende mais de 26 quilos de drogas em embarcações

Cultura nordestina e identidade amazônida tomam conta do Festival Folclórico do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (19/07)

Simulado de atendimento a ocorrência de incêndio florestal reúne mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Saúde AM Digital: SES apresenta avanços do programa durante oficina sobre Telessaúde em Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?