Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Entidades apresentam ao Implurb propostas para revisão do Plano Diretor de Manaus visando orientar o crescimento urbano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Entidades apresentam ao Implurb propostas para revisão do Plano Diretor de Manaus visando orientar o crescimento urbano
Manaus

Entidades apresentam ao Implurb propostas para revisão do Plano Diretor de Manaus visando orientar o crescimento urbano

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Entidades da construção, comércio, indústria, arquitetura e gastronomia entregaram documento ao Implurb com sugestões para a revisão do Plano Diretor de Manaus.

Entidades representativas da construção civil, da arquitetura, do comércio, da indústria e da gastronomia apresentaram à Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 18/11, um compilado de sugestões urbanas para inclusão nos debates da revisão do Plano Diretor de Manaus. A entrega ocorreu durante reunião no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com participação de representantes, secretários, equipes técnicas e profissionais especializados. O documento foi encaminhado ao Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb).

Produção do documento

O material foi elaborado após meses de encontros, oficinas presenciais, reuniões virtuais e integração entre setor produtivo, entidades profissionais e órgãos públicos. Houve também análise de legislações adotadas em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro. A apresentação se soma às ações já em curso para a revisão do Plano Diretor, coordenada pelo Implurb.

Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o prefeito David Almeida pediu celeridade, compromisso e ampla participação da sociedade na revisão. Valente afirmou que o processo incluirá audiências públicas e novos encontros e que a revisão visa aprimorar o sistema de licenciamento, desburocratizar processos, otimizar a infraestrutura existente e reduzir impactos ambientais.

Participantes e coordenação

O documento contou com representantes de instituições como Ademi-AM, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Sindicato da Indústria da construção civil do Amazonas (Sinduscon), Federação das Indústrias do Estado (Fieam), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Seção Amazonas (Asbea-AM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (Creci-AM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Amazonas (Abrasel) e Observatório Metrópole, além de técnicos e gestores de secretarias municipais, estaduais e federais.

A coordenação-geral do trabalho esteve a cargo da arquiteta Cristiane Sotto Mayor, associada da Ademi-AM, que conduziu o grupo responsável pela organização das propostas. Cristiane destacou instrumentos urbanísticos já previstos que foram incluídos nas sugestões, como IPTU progressivo, fachadas ativas, rooftops e projetos de retrofit, com potencial para revitalizar áreas estratégicas, inclusive o Centro.

Visão do setor privado

O presidente da Ademi-AM, Henrique Medina, afirmou que integrar poder público, iniciativa privada e sociedade civil ampliou os trabalhos de atualização. Segundo Medina, foram realizadas oficinas, testadas intervenções e coletadas propostas com base em experiências de outras cidades, com foco em gerar NOVO vetor de crescimento para a capital além do centro histórico.

Participação da sociedade e patrimônio

A superintendente do Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM), Beatriz Calheiro, afirmou que a participação da sociedade eleva o nível do debate. Beatriz acrescentou que o Iphan acompanhará e dialogará durante a revisão para proteger o patrimônio cultural e contribuir com a elaboração normativa.

A futura legislação manterá em pauta os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a NAU (Nova Agenda Urbana) e o pacto climático do Acordo de Paris.

Eixos da proposta

A revisão do Plano Diretor de Manaus pretende reunir regras e diretrizes para nortear o desenvolvimento da cidade nos próximos anos. Entre os eixos estão o estímulo ao adensamento populacional ao longo dos corredores de transporte público, a promoção de edifícios de uso misto com fachadas ativas voltadas para espaços públicos e ações voltadas à ampliação e preservação de áreas verdes. Também são previstas propostas para criação de novos parques e recuperação de áreas de preservação permanente, além de instrumentos que incentivem a proteção em áreas privadas.

O processo de revisão está previsto pelo Estatuto das Cidades (lei 10.257/2001). O Plano Diretor de Manaus data de 2002, teve primeira revisão em 2014 e atualizações em 2016 e 2019. Há hoje um documento consolidado em versão digital disponível para consulta pública no site do Implurb (Implurb.Manaus.am.gov.br), em PDF interativo compatível com iOS, Android e Windows.

Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – João Viana/ Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCB9qZ

Assuntos nesse artigo:

#planodiretor, #Implurb, #Manaus, #ademiam, #sinduscon, #fieam, #asbeaam, #cauam, #creaam, #creciam, #cdlmanaus, #abrasel, #observatoriometropole, #iptuprogressivo, #fachadasativas, #retrofit, #ods, #nau, #acordodeparis, #adensamento

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas avança na regularização fundiária de quilombos em articulação com Incra
Próximo artigo Vacina contra a gripe é aplicada a idosos na Funati em Manaus durante ação da Semsa

Mais notícias desta categoria

Renato Junior realiza primeiro ato da gestão próximo ao povo

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Centro

4 horas atrás

Prefeitura altera itinerário de linhas de ônibus na zona Norte

4 horas atrás

David Almeida cumpre transmissão de cargo para Renato Junior e consolida o ato de transição na Prefeitura de Manaus

4 horas atrás

Prefeitura coordena mais de 40 procissões da Semana Santa e mobiliza operação especial de trânsito em Manaus

5 horas atrás

Localização nova sede administrativa do Implurb

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 386 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/4

7 horas atrás

Prefeito David Almeida percorre sede da prefeitura, agradece servidores

10 horas atrás

Na última entrega da gestão, prefeito David Almeida inaugura via que reduz custos e transforma mobilidade na zona Norte de Manaus

11 horas atrás

Prefeito lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação no Centro Histórico de Manaus

21 horas atrás

Em maratona de entregas, prefeito David Almeida lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação do Largo de São Vicente, no Centro Histórico

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obras dos residenciais Morar Melhor 13, 14 e 15 e prepara entrega de 576 unidades

21 horas atrás
Curso de Cuidador Comunitário capacita 24 pessoas para atendimento a idosos em Manaus
Semsa e Visa Manaus intensificam operação Semana Santa com inspeções em feiras de pescado em Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova e amplia mobilidade local
Prefeito de Manaus assina projeto que cria Fundação Municipal do Transtorno do Espectro Autista e amplia atendimento na cidade
Prefeitura de Manaus entrega nova sede da Semacc em São Francisco para reforçar ações em feiras e agricultura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?