Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Ensino Mediado: professor enaltece ferramenta para educação no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Ensino Mediado: professor enaltece ferramenta para educação no Amazonas
Governo do Estado

Ensino Mediado: professor enaltece ferramenta para educação no Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 28 de janeiro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 26 minutos
Por Agência Amazonas

Implantado em julho de 2007, o Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica vem sendo ampliado anualmente

A ferramenta é utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro. FOTOS: Douglas Henrique/Seduc-AMNatural de Carauari, distante 788 quilômetros de Manaus, o educador Valdenir Rezende Bezerra atravessa o rio Juruá para lecionar em um dos anexos da comunidade São Raimundo, por meio do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia. A ferramenta é utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro.

“Sempre passamos por muitas dificuldades, com muito esforço consegui me formar no Ensino Médio, e decidi que gostaria de dar esse retorno ao lugar onde passei a maior parte da minha trajetória”, conta Valdenir, que atua na Escola Municipal Manoel Silva Cunha, um dos polos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto em que o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia é aplicado.

Para não paralisar os estudos, o docente precisou mudar de cidade, voltando a Carauari somente em 2009, após a implantação da ferramenta no município. Durante este período, Valdenir enfrentou adversidades e, hoje, após ser aprovado no concurso da Secretaria de Educação, leciona para 18 alunos. O professor explica que eles o impulsionam a não desistir de seus objetivos.

“Eu era o filho que ajudava na roça, e tem uma cena que ficou na minha memória: uma vez, quis deixar de estudar para ajudar o meu pai, então ele me abraçou e disse para eu ir, pois tinha certeza conseguiria realizar o meu sonho. Isso me deu força diariamente, e se tornou um exemplo, pois trato os meus alunos com a compreensão da realidade de cada um, sabendo que a maioria deles trabalha arduamente e, mesmo assim, permanecem determinados a concluir o Ensino Médio”, assegura Bezerra.

Educador Valdenir Rezende Bezerra atravessa o rio Juruá para lecionar em um dos anexos da comunidade São Raimundo. FOTOS: Douglas Henrique/Seduc-AMEnsino Mediado 

Pioneiro no país, o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia foi implantado em julho de 2007, e a cada ano vem sendo ampliado para atender as demandas das comunidades rurais do estado. A trajetória de Valdenir é uma das muitas que o Governo do Amazonas tem ajudado a mudar.

“Até a criação do projeto, o Ensino Médio – e em alguns casos também o Ensino Fundamental – nunca havia sido oferecido para essas comunidades, o que forçava o estudante a sair do local em que morava para continuar os estudos nas sedes dos municípios ou na capital do estado. Esta já não é mais a realidade de muitos ribeirinhos, e nós ficamos muito orgulhosos de fazer parte desse progresso, que também é uma marca de gestão do governador Wilson Lima”, pontua Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto.

Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

Acompanhamento

Os alunos assistem diariamente, no período noturno, às aulas ministradas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e também são acompanhados nas salas de aulas por professores previamente capacitados para o projeto.

A estrutura curricular tem como norteadores os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, que tornam possíveis vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social.

Tags:CarauariGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoJuruáManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?