Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Encontro Estadual “Zelar e Proteger” capacita Conselheiros Tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Encontro Estadual “Zelar e Proteger” capacita Conselheiros Tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Governo do Amazonas

Encontro Estadual “Zelar e Proteger” capacita Conselheiros Tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em parceria com a SEJUSC, evento promovido pelo Unicef debate prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes

Fotos: Ygson França/SEJUSC

A Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, nesta terça e quarta-feira (12 e 13/08), o Encontro Estadual Zelar e Proteger: A importância do Conselho Tutelar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes. O evento, realizado no Auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), reuniu conselheiros tutelares, parceiros institucionais e especialistas da área.

De acordo com a secretária de Direitos da Criança e do Adolescente, Rosalina Lobo, o evento oferece um momento crucial para o diálogo entre os conselheiros, permitindo o compartilhamento de abordagens e estratégias que visam aprimorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Estamos reunidos aqui para oportunizar uma capacitação, estudos de caso, formação na massa, para que esses conselheiros que encaram todos os dias tantas violações de direitos de crianças e adolescentes estejam melhor preparados para enfrentar, ter mais ferramentas de trabalho, trocas de experiências e situações que possam melhorar o atendimento para nossas crianças e adolescentes que já sofreram alguma violação”, destaca Rosalina.

O evento contou com a participação de conselheiros tutelares de diversas cidades do Amazonas, além de especialistas e parceiros institucionais. O principal objetivo foi fortalecer os conhecimentos dos profissionais, promover a troca de experiências e apresentar novas metodologias que qualifiquem o atendimento e a proteção integral dos menores.

Fotos: Ygson França/SEJUSC

Cine Proteção

Um dos destaques do evento foi a sessão especial do Cine Proteção, com a exibição do filme Manas, que conta a história de Marcielle, uma jovem da ilha de Marajó (PA), e aborda a dura realidade de meninas em situação de violência sexual. O longa, além de sensibilizar os participantes sobre o impacto da violência, também reflete sobre os desafios enfrentados pelas famílias e pelas comunidades afetadas.

A oficial de Proteção Contra Violências do Unicef Brasil, Nayana Goes, enfatizou a importância do evento como um espaço para fortalecer parcerias e reconhecer as dificuldades dos municípios do Amazonas.
“A capacitação é fundamental para que os Conselhos Tutelares atuem de forma cada vez mais qualificada e articulada na proteção de crianças e adolescentes. Ao fortalecer conhecimentos sobre o Selo Unicef, o uso do Sipia e a aplicação da Lei da Escuta Protegida, contribuímos para que cada conselheira e conselheiro tenha mais ferramentas para prevenir, identificar e responder às violações de direitos”, afirmou.

O Encontro Estadual abrangeu uma série de atividades, abordando temas como a Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida), o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e a implementação do Selo Unicef – edição 2025-2028, que visa apoiar os municípios na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa que busca apoiar as políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos municípios da Amazônia e do Semiárido. Ao longo de cada edição, os municípios participantes recebem apoio técnico, capacitação e acompanhamento para implementar ações que assegurem os direitos de crianças e adolescentes, com ênfase em saúde, educação, proteção e participação social.

O post Encontro Estadual “Zelar e Proteger” capacita Conselheiros Tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior “Não vejo ambiente para anistia ampla, geral e irrestrita”, diz Hugo Motta
Próximo artigo Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

Mais notícias desta categoria

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

24 horas atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

1 dia atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

1 dia atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

1 dia atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

1 dia atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

2 dias atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

2 dias atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

2 dias atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

2 dias atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

2 dias atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

2 dias atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

2 dias atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Semana Santa: Governo do Amazonas dá início ao Feirão do Pescado em dois pontos estratégicos de Manaus
Fapeam recebe inscrições para os programas Painter Ecoturismo e Profix-RH até 9 de abril
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?