Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça reúne veteranos e aspirantes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça reúne veteranos e aspirantes
Governo do Amazonas

Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça reúne veteranos e aspirantes

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, encontro abriu a temporada natalina

Foto: Mauro Neto/ SECOM

Após o inédito 1º Encontro com Papais Noéis, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, nesta quarta-feira (13/11), às 9h, no Centro Cultural Palácio da justiça, está oficialmente aberta a temporada natalina.

Durante o encontro, pessoas que tinham o interesse de aprender o ofício de Papai Noel e Papais Noéis veteranos participaram de workshops ministrados pelos atores Roberto Carlos Jr. e Kleber Sahdo, ambos experientes Papais Noéis, sendo inclusive proprietários de agências de Papais Noéis bastante atuantes durante o período Natalino.

Além de Roberto Carlos e Kleber, outros Papais Noéis profissionais também participaram do encontro, que se revelou uma excelente oportunidade de troca de experiências, resultando em formação para os aspirantes a Papai Noel e reciclagem para os já profissionais na atividade.

Foto: Mauro Neto/ SECOM

Aspirante a Papai Noel, o ator e escultor Leonardo Alfaia, aos 38 anos decidiu que quer ser o Bom Velhinho. Para isso, se inscreveu para participar dos workshops do Encontro com Papais Noéis, no intuito de entender tanto a questão, tanto a estética do Papai Noel, como ele se veste, quanto a questão física da personagem.

“Foi maravilhoso. No workshop, eles trouxeram coisas novas, como a gente conhece só o Papai Noel, mas como Agir, como recepcionar o público, a criança principalmente”, afirmou Leonardo, acrescentando que pretende trabalhar como Papai Noel. “Não só como Papai Noel, mas lá na frente também [trabalhar] com produzir os Papais Noéis também, principalmente a parte das roupas”, revelou o aspirante a Bom Velhinho.

Foto: Mauro Neto/ SECOM

Programação

O conteúdo programático contou com o workshop teatral “O Processo de Criação e Desenvolvimento do Personagem”, no qual os participantes receberam orientações sobre maquiagem, figurino, cênica, interação com o público, entre outros aprendizados, sob a coordenação do ator Roberto Carlos Jr.

Em seguida, foi realizado o workshop de economia criativa “A geração de renda com o ofício de Papai Noel”, ministrado pelo ator Kleber Sahdo. Houve também uma sessão de fotos com Papais Noéis, no Centro Cultural Palácio da justiça e Teatro Amazonas.

Encerrando o encontro em grande estilo, foi feita uma surpresa aos Papais Noéis: uma ceia natalina foi servida para a entrega dos certificados aos participantes e sorteio de brindes, como um figurino completo de Papai Noel sorteado entre os aspirantes ao ofício.

Foto: David |Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

Experientes Bons Velhinhos

O ator Kleber Sahdo já trabalha como Papai Noel há 20 anos. Criou sua agência de Papais Noéis em 2016 e, no período natalino, atende comércios, empresas, confraternizações e outros eventos natalícios.

Já caracterizado como Papai Noel, o veterano concedeu entrevista falando como a personagem. “Tivemos ótimas participações, incluindo de pessoas que querem entrar no negócio. Valeu a palestra do nosso Papai Noel Roberto Carlos e valeu a palestra de negócios, porque nós descobrimos que é possível ter mais Papais Noéis em Manaus, para que a gente possa expandir mais e mais ainda. Ho, ho, ho!”, afirmou.

Também um Papai Noel veterano, Roberto Carlos Jr. começou a atuar como o Bom Velhinho aos 17 anos, em um espetáculo teatral, depois começou a fazer na casa da sua família. E a partir daí, foi se profissionalizando. Roberto Carlos tem sua agência de Papais Noéis há três anos e atende principalmente os shoppings da cidade.

Foto: David |Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

O veterano, que foi um dos palestrantes do encontro, espera que o evento se torne anual e seja ampliado. “É uma iniciativa sensacional que está ajudando a gente, ajudando as pessoas. É uma importância absurda esse primeiro encontro, espero que tenhamos muito mais, que tenhamos mais tempo inclusive porque eu tinha uma hora para fazer o meu workshop, acho que eu fiz uma hora e quarenta e eu tinha muito mais coisa para falar”, pontuou.

A diretora do Teatro Amazonas e coordenadora do evento, Beth Cantanhede, destacou o sucesso do 1º Encontro com Papais Noéis e sua importância para o fomento da economia criativa. Ela também ressaltou o sucesso que foi a primeira edição do evento.

“Foi fantástico. Muito legal. Eles estavam super abertos, ficaram muito felizes. Foi um clima maravilhoso com os que já são Papais Noéis há muito tempo, aqueles que já têm uma história, aqueles que estão começando e aqueles que estão com vontade de começar”, avaliou.

“A Secretaria de Cultura e economia criativa mostrou como também o ofício do Papai Noel PODE gerar renda para eles. Então, isso é importante. A cultura é entretenimento, é magia, é emoção, mas também é geração de renda”, concluiu.

O post Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça reúne veteranos e aspirantes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior EE Dom Milton Corrêa promove feira literária ‘Recontando um conto’ com alunos do Ensino Médio
Próximo artigo Governo do Amazonas recebe equipe da Fifa para vistorias visando a Copa do Mundo Feminina de 2027

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

17 horas atrás

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

17 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

17 horas atrás

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

17 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

17 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

17 horas atrás

SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

17 horas atrás

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

2 dias atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

2 dias atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

2 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

2 dias atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

2 dias atrás
Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia
Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém
Governo Presente: Com serviços estendidos, 21ª edição do programa realiza mais de 5,3 mil atendimentos na zona oeste
Governador Wilson Lima apresenta avanços da saúde do Amazonas em reunião no Einstein Hospital Israelita
Secretaria de Educação convoca novos aprovados do PSS para áreas indígenas e interior do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?