Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Encontro busca gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para Cúpula dos Países Amazônicos 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Encontro busca gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para Cúpula dos Países Amazônicos 
EstadosPolícia

Encontro busca gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para Cúpula dos Países Amazônicos 

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Há 26 minutos

Por Matheus Gil

 Evento discute e mobiliza a comunidade científica das Américas para apoiar o desenvolvimento sustentável para a região amazônica 

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

Começou, nesta quarta-feira (02/08), o encontro “Science  By and  For the Amazon”, promovido pela REDE Interamaricana de Academias de ciências (Ianas) e pela Academia Brasileira de ciências (ABC). A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, representou o Governador do Amazonas no evento, que tem como objetivo gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para a Cúpula dos Países Amazônicos.  

O evento, que ocorre até esta quinta-feira (03/08) no auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), reúne as Academias de ciências da região e atores regionais relevantes para discutir como mobilizar a comunidade científica das Américas para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a região amazônica.  

“Hoje, temos uma política pública de estado com investimentos crescentes de gestão competente e avaliação permanente, que estão presentes no esforço conjunto, por meio da Fapeam, com recursos do tesouro estadual, mas sobretudo na parceria com instituições do estado”, declarou.  

A diretora-presidente da Fapeam enfatizou ainda que a região amazônica atrai os olhares do mundo, e reforçou que as comunidades que vivem na região têm muito a contribuir e sinalizar para possíveis caminhos que se PODE percorrer ao conhecimento científico, valorizando o tradicional.  

networking e uma REDE entre todos os países amazônicos nada vai acontecer e que acredita na colaboração via ciência. 

“Temos muitos dados sobre a Amazônia, mas ainda não sabemos tudo. Precisamos trazer equidade dos fatos para os povos que habitam essas regiões. Acreditamos que via ciência, a colaboração entre os países da Amazônia e os demais países da América a gente PODE conseguir ter um impacto na conservação e no uso correto da biodiversidade, e com isso ter um impacto nas mudanças climáticas”, disse Nader. 

Para o vice-presidente da ABC para a Região Norte, o pesquisador do INPA, Adalberto Val, o desenvolvimento sustentável precisa ser entendido como processo que conservem o meio ambiente, mas que viabilizem a inclusão social e a geração de renda na região, além de que a ciência e tecnologia tornam-se ferramentas essenciais para esse processo.  

“Precisamos entender que a Amazônia não é um vazio demográfico. Temos gente e instituições que produzem ciência e é preciso socializar isso”, acrescentou.    

Sobre Academias Américas

 As Academias de ciências das Américas têm uma capacidade privilegiada de mobilizar a comunidade científica da região e oferecer aos formuladores de políticas públicas (nos níveis local, regional e global) aconselhamento baseado em evidências científicas em temas relacionados à Amazônia e sua interconexão com tópicos relacionados às mudanças ambientais globais e os impactos destas na segurança alimentar e hídrica, saúde, perda de biodiversidade, desastres naturais, entre outros assuntos críticos.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Feira de Cultura e Economia Criativa do Liceu de Parintins inaugura “Mirante do Bumbódromo” neste sábado (05/08) 
Próximo artigo Covid-19: Saúde do Amazonas divulga painel semanal e vacinação nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?