Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Empresas que geram emprego e renda em Iranduba-AM recebem a Suframa durante jornada de interiorização do desenvolvimento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Empresas que geram emprego e renda em Iranduba-AM recebem a Suframa durante jornada de interiorização do desenvolvimento
Amazonas

Empresas que geram emprego e renda em Iranduba-AM recebem a Suframa durante jornada de interiorização do desenvolvimento

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Como parte da agenda de atividades que integram a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), realizada na manhã desta sexta-feira (22), no município, a Suframa conheceu o trabalho desenvolvido pelas empresas Solimões Serviços em Madeira Ltda., Miranda Corrêa e a Bio Pescado da Amazônia Ltda. A primeira já tem cadastro na Autarquia e recebe incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) para investir num mercado cada vez mais em ascensão.

Desde 2013, a Solimões tem gerado emprego e renda em Iranduba, com a utilização de madeira certificada oriunda 100% do manejo sustentável. Cerca de 90% da matéria-prima é transportada de balsa do sul do Amazonas, de municípios como Manicoré, Apuí e NOVO Aripuanã.

Em 2022, o negócio chegou a 400 mil metros cúbicos de madeira comercializadas para o exterior e a exportação do material é exclusivamente destinada aos Estados Unidos, Canadá e a outros países localizados nos continentes europeu e asiático. Um trabalho diário que envolve 98 funcionários, conforme informaram o diretor industrial da empresa, Marco Grecco, e a responsável técnica, Marcely Andrade.

A jornada desta sexta-feira foi organizada pela Suframa com o apoio de instituições como o Banco da Amazônia (Basa), a Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Prefeitura Municipal de Iranduba.

As atividades realizadas de forma paralela às palestras ministradas na Câmara Municipal de Iranduba foram coordenadas pelo superintendente Bosco Saraiva e também tiveram a participação do superintendente adjunto Executivo, Frederico Aguiar; do superintendente adjunto de Desenvolvimento e inovação tecnológica, Waldenir Vieira; do superintendente adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; e da coordenadora-geral de Comunicação e Assuntos Institucionais, Layanne Raquel.

Na fábrica de tijolos Miranda Corrêa, que atua há 44 anos no ramo, a comitiva foi recebida pela gerente da fábrica, Madalena Siqueira, e conheceu parte da produção que é composta por tijolos, blocos, cerâmicas e bloco de estrutura.

                                                             

Em média, a produção diária é de 150 mil peças e, em síntese, o processo começa pela extração, segue para a mistura da argila, entra no secador e vai para a estrutura conhecida como vagão, até chegar aos fornos. Depois de queimado, o material é integrado à paletização (mercadoria agrupada) para, enfim, ser colocado no estoque e ficar pronto para ser carregado. “Comercializamos nossos produtos para o público em geral, mas nós temos vários revendedores em Manaus e em Boa Vista também. Muito importante, a vinda da Suframa aqui. É bacana essa ação, porque estou na empresa há mais de um ano e nunca vi isso”, observou a gerente.

Já a Bio Pescado da Amazônia Ltda., que abastece os mercados local e nacional com filé de peixe para grandes clientes principalmente no sudeste do País, também começa a projetar voos mais altos. O objetivo da empresa é ampliar a exportação dos produtos, inclusive do couro de espécies como o pirarucu, para o mercado internacional. A Suframa se comprometeu em dar todo o suporte necessário para que isso ocorra, a partir do momento em que a empresa começar a cumprir todas as etapas necessárias para se cadastrar junto à Autarquia.

                                                             

“A Suframa está de portas abertas para receber os empreendedores de Iranduba, seja em negócios com pescado, tijolo ou madeira. Precisamos transformar e expandir a produção e a comercialização desses produtos, no sentido de que, daqui alguns anos, eles possam ser reconhecidos como um grande bem que tem apenas aqui na Amazônia. A população e todos ganharão com isso”, salientou Bosco Saraiva.

                                                             

Tags:ApuíEconomiaIrandubaManausManicoréNovo AripuanãPIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão especial debate proteção de dados por órgãos públicos
Próximo artigo Aleam realiza Sessão Especial em Alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças, por propositura do deputado João Luiz

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?