Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Empresas participam de reunião de adesão ao Zona Franca de Portas Abertas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Empresas participam de reunião de adesão ao Zona Franca de Portas Abertas
Amazonas

Empresas participam de reunião de adesão ao Zona Franca de Portas Abertas

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
7765e041 b29d 46c7 9306 03d5eff942a1

Cerca de 30 representantes de empresas incentivadas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de instituições do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) participaram, nesta sexta-feira (16), de reunião técnica na Suframa sobre o funcionamento do Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA). O objetivo do encontro foi a exposição de critérios e procedimentos do Programa, bem como ouvir dos representantes manifestação do interesse pela manutenção ou adesão da participação ao ZFPA.

Idealizado pela Suframa, o Programa Zona Franca de Portas Abertas tem como objetivo principal divulgar os processos produtivos do Polo Industrial de Manaus (PIM) por meio de visitas monitoradas às plantas fabris e instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que compõem o ambiente do PIM. Além disso, visa a oferecer opções de lazer e turismo acadêmico, técnico e científico na cidade de Manaus, motivar estudantes para a formação profissional na área da indústria e ampliar a informação da sociedade em geral sobre o modelo Zona Franca e seus impactos positivos para a região e para o Brasil. Recentemente a Autarquia transformou o projeto em um Programa Institucional, conforme a Portaria Suframa nº 1239, de 30 de janeiro de 2024.

Na abertura da reunião, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, explicou os objetivos do ZFPA, o planejamento de expansão e destacou a importância do efeito das visitas às fábricas. “Nós temos tido o privilégio de, periodicamente, visitar as fábricas. É muito gratificante ver a alegria dos trabalhadores, a concentração como desempenham suas funções, os cuidados de segurança observados. É muito bom ver também a coragem dos empreendedores. Ver como investem em maquinários, tecnologias de ponta. Conversar com eles e descobrir coisas que não saberíamos se ficássemos nos gabinetes. Visitar uma fábrica é uma experiência que precisa ser vivenciada. Por isso, agradecemos a boa vontade das empresas que já participam e das que vão passar a participar desse programa tão importante para mostrar a excelência com que são fabricados os produtos do nosso parque industrial”, explicou Saraiva.

Em seguida, a servidora da coordenação de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Rosângela Alanís, realizou uma apresentação formal do ZFPA, analisando os fatores elencado a partir de pesquisas de satisfação com os visitantes, bem como as etapas necessárias para a manutenção e adesão ao programa. “As pesquisas mostram que o tempo ideal de visita é de até duas horas e dez minutos. É importante ter, pelo menos, uma área da fábrica em que os visitantes possam fotografar. Também é recomendável que, além de explicar a filosofia da empresa, os projetos sociais e ambientais e mostrar os processos produtivos, também haja na visita alguma experiência sensorial. A Caloi, por exemplo, permite que os visitantes experimentem pedalar em alguns modelos”, salientou.

Orgulho e encanto

Representantes das empresas e institutos de PD&I manifestaram o interesse em aderir ao programa, destacando que as visitas oferecem oportunidades de mostrar o que realizam, facilitar a aproximação com a comunidade e também divulgar e promover a marca de suas instituições.

Alguns dos que já participam do ZFPA salientaram os efeitos benéficos da participação. “Antigamente, havia objeções sobre a conveniência das visitas às fábricas por temor de que os funcionários se distraíssem e houvesse redução na produção. O que ocorre é o contrário. As visitas têm efeito positivo e benéfico. Os colaboradores se enchem de orgulho de mostrar o que fazem. Muda a dinâmica e o astral da fábrica nos dias de visita”, afirma o executivo de Relações Institucionais da Yamaha, Tiago Muzilli.

A gerente de Comunicação e Recursos Humanos da Samsung, Carolina Paese, frisou que o programa se adequa aos objetivos estratégicos da multinacional e relatou os resultados de algumas visitas promovidas entre parentes de funcionários. “É maravilhoso ver o encanto nos olhos dos visitantes e o despertar de vocações. Já ouvi filhos de funcionários depois de verem os robôs e as tecnologias utilizadas dizendo para seus familiares: ‘mãe, eu quero um dia trabalhar aqui. Pai, já sei agora com o que eu quero trabalhar’”, detalhou.

A participação no Programa ZFPA será organizada mediante um calendário de visitas guiadas para o ano de 2024, com o propósito de apresentar à sociedade as instalações fabris e os resultados positivos do modelo Zona Franca de Manaus. Neste ano, serão atendidas solicitações feitas por instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe, associações empresariais ou agências de turismo interessados em conhecer o processo produtivo no ambiente do Polo Industrial de Manaus.

Tags:EconomiaManausPIMPólo Industrial de ManausProjetos sociaisSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justica 2 300x200 2 150x150 1 Conselheiro do TCE-AM tem reunião com governador do AC sobre plano de educação ambiental para a Amazônia
Próximo artigo Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Cetam preenche mais de 20 mil vagas no primeiro dia de inscrição de cursos gratuitos EAD

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?