Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam
Governo do Amazonas

Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Prazo vale para empresas que atuam com produtos e embalagens sujeitos à coleta reversa, como pilhas, baterias, pneus e eletrônicos

Foto: Ipaam/Arquivo 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reforça o alerta ao setor empresarial sobre o prazo para adequação às novas regras de Logística Reversa no Estado. As exigências estão em vigor e as empresas devem apresentar o Plano de Logística Reversa (PLR) ao órgão ambiental até dezembro de 2025.

As mudanças constam no decreto Estadual nº 50.890, publicado em dezembro de 2024, e se aplicam a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que atuam com produtos e embalagens sujeitos à Logística Reversa.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explicou que a Logística Reversa é o processo que permite o retorno de produtos e embalagens ao setor empresarial após o uso pelo consumidor, para que tenham uma destinação ambientalmente adequada, como reaproveitamento, reciclagem ou descarte correto.

Sobre o decreto em vigor, o gestor esclareceu que a exigência também se aplica a empresas que não precisam de licenciamento ambiental estadual, mas que comercializam produtos incluídos nos incisos I a XVIII do artigo 4º. A lista inclui pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e embalagens plásticas e metálicas.

Foto: Ipaam/Arquivo 

O diretor-presidente do Ipaam adiantou que uma portaria será publicada nos próximos dias com orientações detalhadas sobre como apresentar e comprovar o funcionamento dos sistemas. “Nosso objetivo é apoiar o setor empresarial para que a transição ocorra de forma organizada e dentro dos prazos legais. A logística reversa é um instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Foto: Ipaam/Arquivo 

Além do PLR, as empresas também devem apresentar o Relatório Anual de Performance do Sistema de Logística Reversa em até 12 meses após a aprovação do plano.

“É uma mudança de cultura que exige planejamento, mas que gera impactos positivos diretos para o meio ambiente e para a imagem das empresas junto à sociedade”, completou o diretor-presidente.

Com a nova norma, o decreto nº 47.117/2023 foi revogado. A regulamentação reforça a responsabilidade compartilhada entre setor produtivo, governo e sociedade, e representa um avanço na gestão de resíduos sólidos no Amazonas.

O post Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Pelo segundo ano, PMAM utiliza drones em ações de segurança com monitoramento aéreo
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: ECOrota do ‘Recicla, Galera’ anima visitantes ao trocar resíduos recicláveis por flal

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP realiza ação de prevenção de doenças com orientações sobre dengue e malária em Manaus

17 horas atrás

Governo Presente aproxima moradores da zona oeste de Manaus com serviços essenciais gratuitos

17 horas atrás

Governo Presente no Tarumã amplia mutirão de saúde e entrega óculos a crianças durante 31ª edição

21 horas atrás

SES-AM registra 29.173 atendimentos na capital nos dois primeiros dias do Carnaval 2026

22 horas atrás

Sepror realiza capacitação sobre regularização de associações e cooperativas em Itacoatiara reunindo produtores rurais

23 horas atrás

Carnaval de Manaus 2026 reúne nove escolas do Grupo de Acesso A no Sambódromo

23 horas atrás

Governo do Amazonas monta força-tarefa para resgate após naufrágio que deixou desaparecidos e mortos

1 dia atrás

Centro de Lazer Noca e Maroca é inaugurado no conjunto Ribeiro Júnior e amplia opções de esporte e convivência em Manaus

2 dias atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento dos serviços essenciais durante ponto facultativo do Carnaval

2 dias atrás

Posto médico no Sambódromo de Manaus atende seis pacientes e reforça suporte durante o Carnaval 2026

2 dias atrás

Sepror realiza curso de boas práticas na produção de melancia e capacita agricultores em Manaquiri

2 dias atrás

Agência Afeam participa de encontro do portfólio Sebrae-AM para apoiar startups e fortalecer inovação no Amazonas

2 dias atrás
Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026
Balança comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026 com destaque para exportação de ouro
Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual
Educadores que Transformam premia 32 professores por práticas educacionais inovadoras e humanizadas no Amazonas
Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?