Com a finalidade de fomentar o empreendedorismo inovador, por meio da Lei de Informática, no sentido de tentar encontrar convergências e oportunidades que possibilitem a obtenção dos recursos voltados à pesquisa e inovação por empresas locais, a Suframa conheceu na tarde desta segunda-feira (17), em Boa Vista, o trabalho desenvolvido pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME). A visita ao local foi coordenada pelo superintendente Bosco Saraiva e acompanhada pessoalmente pelo prefeito da cidade, Arthur Henrique, como uma das ações prévias da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, evento que começa amanhã e vai até quinta-feira (20) na capital roraimense.
O objetivo do encontro é explicar as vantagens comparativas na Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALCs), e divulgar possibilidades de financiamento de projetos, além de fomentar o ecossistema de pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) local.
A AME é uma autarquia criada pela Lei Municipal número 2.183, de 25 de outubro de 2021 com a finalidade de executar, como órgão municipal, a política e diretrizes governamentais para o apoio aos pequenos negócios no município. “O prefeito se mostrou bastante feliz com a primeira jornada que iremos fazer aqui de desenvolvimento e integração regional, e estará na abertura do evento. Realizamos essa visita hoje, e outras ocorrerão durante a semana, para tentar entender como funciona todo o ecossistema de empreendedorismo inovador aqui em Boa Vista e, com a meta de desenvolver a integração regional, a expectativa é que, muito em breve, a Suframa possa credenciar dentro do CAPDA, ICTs ligados a Roraima e ao município de Boa Vista, a fim de fomentar localmente o empreendedorismo, a pesquisa, a inovação no município”, destacou o superintendente Bosco Saraiva.
A visita ao local também foi destacada pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar. “A AME é uma agência de empreendedorismo voltada a auxiliar empreendedores informais e formais, com microcrédito, ou seja, estimula essas pessoas a gerar emprego, renda, a fazer o dinheiro girar na economia do município. O que nós queremos agora é também trabalhar o empreendedor inovador, por meio da Lei de Informática, com os recursos voltados à pesquisa e inovação”, ressaltou Frederico.
Parceria
A presidente da AME, Luciana Surita, avaliou a reunião como positiva e considerou importante o apoio da Suframa no fomento ao empreendedorismo. “Eu acho essa conversa importante. O superintendente é um grande parceiro de Roraima. Em Boa Vista, nós temos como fomentar o empreendedorismo e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Desde que foi criada, a AME já investiu mais de R$ 1,5 milhão em linhas de crédito para impulsionar os negócios de microempreendedores da cidade”, frisou.
ALC
As atividades desta segunda-feira contaram, ainda, com entrevistas a emissoras de rádio e TV, e uma visita institucional à sede da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista.
Também participaram das agendas do dia, o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia; o assessor da Superintendência-adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Valdenir de Souza; o assessor técnico da SDI, Leopoldo Montenegro; e o coordenador da ALC de Roraima, Jandirocy Teixeira. O grupo teve o apoio do secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital da prefeitura de Boa Vista, Antônio Celso Albuquerque Filho.