Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em visita ao Caic Moura Tapajós, Wilson Lima ressalta importância das unidades para a atenção básica em saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Em visita ao Caic Moura Tapajós, Wilson Lima ressalta importância das unidades para a atenção básica em saúde
Gestão Estadual

Em visita ao Caic Moura Tapajós, Wilson Lima ressalta importância das unidades para a atenção básica em saúde

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Durante a visita, o governador Wilson Lima conheceu a estrutura do Caic Dr. Moura Tapajós, que está realizando cerca de 55 atendimentos diariamente – FOTOS: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima esteve no Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Dr. Moura Tapajós, no bairro Monte das Oliveiras, nesta segunda-feira (19/10), para acompanhar os atendimentos à população na unidade, que retomou suas atividades no dia 1º de outubro.

Desde o início do mês, seis Caics e dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) voltaram a funcionar gradualmente, após paralisação em março por orientação do Ministério de saúde (MS), em função da pandemia do NOVO coronavírus.

Durante a visita, o governador conheceu a estrutura do Caic Dr. Moura Tapajós, que está realizando cerca de 55 atendimentos diariamente, todos pré-agendados por telefone e WhatsApp. Ele destacou o importante serviço prestado pelos Caics, que realizam atendimento de Atenção Básica, de responsabilidade dos municípios.

“A Atenção Básica não é de responsabilidade do Estado, mas o Estado também faz Atenção Básica porque entende que existe muita gente que necessita e procura essas nossas unidades de saúde. Fazemos todo o esforço para que todos possam ser atendidos”, afirmou Wilson Lima.

O governador também ressaltou que as demais unidades voltarão a funcionar nos mesmos moldes, seguindo as orientações de segurança sanitária e realizando consultas e exames por meio de agendamento. “A nossa expectativa é que, em novembro, nós possamos retomar definitivamente todos os Caics, para que a gente possa dar essa assistência para essas mães e essas crianças”, disse.

Revitalizações – Ao todo, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) tem 12 Caics e três Caimis, nas diversas zonas da capital. Segundo o secretário Marcellus Campêlo, o programa de reestruturação e modernização da REDE de assistência, o “saúde Amazonas”, também contempla a revitalização dessas unidades.

“O governo já recebeu essas estruturas físicas dos Caics e Caimis precisando de revitalização. O programa ‘saúde Amazonas’ contempla a revitalização das unidades de saúde e nos próximos dois anos nós vamos revitalizar esses espaços”, explicou.

De acordo com Marcellus, no planejamento está o projeto de revitalização de todo o complexo de saúde onde funciona o Caic Dr. Moura Tapajós, que também conta com uma maternidade e um Serviço de pronto atendimento (SPA).

Fila zerada – Desde 1º de outubro, foram reabertas inicialmente as unidades que oferecem consultas de rotina a crianças e atenção especializada com ênfase em reabilitação aos idosos. No Caic Moura Tapajós, foi montada uma central de atendimento voltada exclusivamente para o pré-agendamento, com consultas com hora marcada e confirmadas um dia antes, e além do pós-atendimento, evitando assim a aglomeração de usuários em busca do serviço.

A diretora da unidade, Roberta Nascimento, ressaltou que, com a organização, já foi possível zerar a fila de demanda reprimida causada pela paralisação dos serviços. “Hoje é 19 de outubro e desde o dia 1º de outubro conseguimos atualizar a demanda reprimida, tanto de consultas pediátricas, quanto dos exames que oferecemos, como o teste do pezinho”.

Protocolos de segurança – Para o retorno dos trabalhos, os prédios onde funcionam os Caics e Caimis foram preparados para atender a todas as normas de segurança sanitária estabelecidas pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM).

Os servidores também passaram por orientações e treinamentos sobre como realizar os atendimentos de forma segura tanto para eles quanto para os usuários, além de terem recebido EPIs e dispensa de álcool em gel.

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Operação Curuquetê 2 embarga mais de 3,7 mil hectares de terras no sul do Amazonas
Próximo artigo Em setembro, mortes violentas caem praticamente pela metade em Manaus

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 dia atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 dia atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?