Foram profissionalizadas mais de 60 famílias de agricultores indígenas


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, nesta sexta-feira (18/07), os cursos de capacitação de Horta Caseira, Boas Práticas da Cultura da Melancia e Criação de Galinha Caipira, para agricultores indígenas do município de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus).
Iniciado na terça-feira (15/07), com duração de quatro dias, as capacitações tiveram como objetivo incentivar as boas práticas na agricultura familiar, proporcionar melhoria do potencial agrícola e fortalecer a geração de renda na região do Alto Solimões.
O engenheiro agrônomo José Portugal, da Sepror, coordena as atividades, com apoio do técnico agrícola Hélio Araújo durante os cursos junto aos produtores familiares da Vila, uma aldeia indígena da etnia Ticuna, situada na zona ribeirinha do município de Santo Antônio do Içá, beneficiando um total de 60 famílias de agricultores indígenas.
Segundo José Portugal, a chegada dos cursos voltados para as atividades hortifrutigranjeiras às comunidades indígenas é fundamental para promover novas técnicas e práticas agrícolas sustentáveis, fortalecendo a agricultura familiar.
“As atividades motivam os produtores familiares a melhorar a produção, uma vez que o apoio técnico se faz presente levado pela Sepror às mais distantes localidades do estado”, disse Portugal.


A economia do município de Santo Antônio do Içá, com base na agricultura familiar e no extrativismo vegetal, se destaca pela produção de mandioca, milho, feijão e frutas.
Cursos em Amaturá
De segunda-feira (21/07) a quarta-feira (23/07), a equipe da Sepror estará no município de Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus), para realização dos cursos com a mesma programação para produtores familiares indígenas da comunidade Ticuna.
O post Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.