Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em Roraima, Sejusc apresenta políticas públicas do Amazonas na etapa regional do Plano Decenal da Criança e do Adolescente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Roraima, Sejusc apresenta políticas públicas do Amazonas na etapa regional do Plano Decenal da Criança e do Adolescente
Governo do Amazonas

Em Roraima, Sejusc apresenta políticas públicas do Amazonas na etapa regional do Plano Decenal da Criança e do Adolescente

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Experiências exitosas do Estado vão contribuir para a construção das diretrizes nacionais durante seminário em Boa Vista

Fotos: Ygson França/SEJUSC 

A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) está representando o Amazonas no Seminário Regional do Plano Decenal Nacional dos direitos humanos de Criança e Adolescente, realizado na terça (17/06) e nesta quarta-feira (18/06), em Boa Vista (RR). O foco é apresentar as políticas públicas desenvolvidas a nível estadual e colaborar com as diretrizes infantojuvenis para os próximos dez anos. 

A SEJUSC conta com a Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescentes (Sedca), responsável pelo atendimento deste público de forma intersetorial no âmbito estadual, com base nos direitos humanos e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na etapa estadual do Seminário, a pasta apresentou propostas voltadas à proteção da infância, assim como as práticas fomentadas nas cinco unidades socioeducativas. 

Para a etapa regional, a secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente, Rosalina Lôbo, defende que as vivências nortistas são essenciais para um plano que atenda as especificidades de cada ponto do país e garanta os direitos das crianças e adolescentes dentro do contexto amazônida. 

“Nós sediamos uma etapa estadual no Amazonas e trouxemos conosco uma delegação. Daqui, levaremos essas contribuições que mostrem a nossa cara, a cara da Amazônia e que traga essa contribuição amazônica para dentro do Plano Nacional”, assegurou a secretária e responsável pela delegação estadual amazonense. 

A secretária de Estado do trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, Tânia Soares de Souza, ressalta que o Plano Decenal deve ser um plano de Estado e que receber os representantes nortistas é um grande ato de fortalecimento coletivo da região. 

“Acredito que nós teremos um plano de Estado que, de forma assertiva, irá mudar muitas realidades do nosso Brasil, especialmente da região Norte, que é a que mais sofre com a ausência de uma forma maior das políticas públicas de modo geral”, afirmou Tânia. 

Vozes diversas

Fotos: Ygson França/SEJUSC 

Para a construção do Plano Nacional de direitos humanos de Crianças e Adolescentes, o Governo Federal buscou ouvir todo o Brasil, conforme explica o professor Humberto Miranda, coordenador do processo de revisão e reformulação do Plano. Ele enfatiza que o Norte tem as suas peculiaridades geográficas, econômicas, sociais e culturais e o Seminário possibilita as discussões de novas propostas a partir do fator amazônico. 

“Eu penso que não há como falar desse Plano Nacional sem falar desse bem viver com justiça climática, de pensar o Norte como um espaço importante […], pensar que o Norte tem as suas peculiaridades, mas também tem as suas potencialidades de aglutinar diferentes infâncias, como as ribeirinhas, indígenas, quilombolas, e fazer com sejam protagonizadas no nosso NOVO plano decenal”, observou o professor. 

Programação

Para os dois dias de evento foram programadas atividades simultâneas, com apresentação de aspectos centrais de diagnósticos da situação das infâncias e adolescências de cada estado; oficinas com crianças e adolescentes sobre o diagnóstico infantojuvenil; apresentação de trabalhos por eixos de discussão; e a plenária de encerramento, com representações de Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, secretários estaduais, pesquisadores e das próprias crianças e adolescentes. 

Nos encontros regionais, também são escolhidos os delegados para a etapa nacional, com uma média de 20 pessoas por estado. A previsão é que o encontro nacional seja realizado em Brasília (DF), ainda sem data definida.

O post Em Roraima, Sejusc apresenta políticas públicas do Amazonas na etapa regional do Plano Decenal da Criança e do Adolescente apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pichação na Ponta Negra prejudica cenário urbano e causa despesa com repintura para prefeitura
Próximo artigo Atletas do Pelci disputarão Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17

Mais notícias desta categoria

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

4 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

4 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

6 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

6 horas atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

9 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

10 horas atrás

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

23 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

1 dia atrás

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

1 dia atrás

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

1 dia atrás

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

1 dia atrás

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

1 dia atrás
Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta
Governador Wilson Lima fortalece desenvolvimento de Tabatinga com nova fábrica envasadora de água e investimentos em infraestrutura
Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Governo do Amazonas lança ‘O Mundo Encantado do Natal’ e reforça ações integradas de órgãos estaduais no período festivo
Cigás e parceiros definem detalhes finais para o 11⁰ +9 da Rede de Gás Natural
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?